Dicas Estagiários

Por que você deve acompanhar o seu índice de empregabilidade?

Para qualquer profissional, seja no início de carreira ou depois de várias experiências, existe uma situação frustrante: depois de enviar currículos e candidatar-se em plataformas, não conquistar nenhuma das vagas pretendidas. Se os postos de trabalho estão disponíveis, mas as propostas não aparecem, não adianta lamentar. O candidato precisa fazer uma reflexão e analisar seu índice de empregabilidade.

Quanto a você: sabe o que é isto? Quer descobrir como esse fator é importante para avaliar o quanto o seu perfil é atrativo (ou não) para as empresas? Então, continue a leitura e descubra a importância de ficar de olho nesse índice.

O que é índice de empregabilidade?

Quando uma empresa abre uma vaga, ela espera que o contratado desempenhe uma série de atividades. Para que ele as execute da melhor forma, precisa ter o conhecimento necessário e as competências essenciais para a função. 

Se o contratado tiver esses conhecimentos e habilidades, a empresa tem a situação ideal para alcançar o sucesso: o novo colaborador fará seu trabalho com competência, sem que se tenha que investir muito em treinamento. 

Portanto, para exercer uma função, o candidato precisa ter algumas características pessoais e comportamentais adequadas, além de formação acadêmica e experiência na área (quando necessário). Em vários casos, a rede de relacionamentos também tem um papel importante. 

O índice de empregabilidade reflete justamente essa situação do candidato. Ele mostra, em números, o quanto um profissional pode ser interessante para uma empresa com base nesses requisitos. 

Esse índice varia de acordo com a função e a empresa. Uma pessoa com grandes chances de conquistar uma vaga de auxiliar de recursos humanos, por exemplo, pode não ser nada empregável para o posto de diretor financeiro. 

Mas, de qualquer forma, se você está querendo entrar no mercado e conquistar o seu primeiro emprego, busca por uma recolocação profissional ou deseja uma promoção, precisa ficar de olho nesse índice. 

Por que acompanhar seu índice de empregabilidade? 

Como você já viu no tópico anterior, o índice mostra se o seu perfil está completo e é interessante para ocupar um cargo. Então, acompanhá-lo é fundamental para um candidato.

O índice de empregabilidade funciona como um diagnóstico profissional: ele mostra quais seus atuais déficits para que você possa correr atrás do prejuízo. Assim, é possível  preparar-se para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. 

Quer ver quais são alguns dos principais motivos para acompanhar seu índice de empregabilidade? Então, confira nossa lista, a seguir. 

Saber o que o mercado espera de você

Um profissional com um bom índice de empregabilidade reúne qualidades e características que o mercado valoriza para aquela carreira. Então, é uma boa chance para você identificar esses requisitos e buscá-los em sua formação. 

Acompanhar as mudanças do mercado

Não é porque as empresas valorizam determinadas características hoje que elas serão consideradas imprescindíveis amanhã. Acompanhar o índice permite observar essas mudanças no mercado para se adaptar e estar preparado para esses novos desafios.

Direcionar seu plano de desenvolvimento individual

Acredite: a carreira dos seus sonhos não cairá no seu colo — você precisará batalhar por ela! Isso envolve investimento em cursos e desenvolvimento de determinadas competências, ou seja, trata-se do seu plano de desenvolvimento individual.

Sem saber seu índice de empregabilidade, um profissional pode perder-se no meio dessa trajetória. Ele pode fazer cursos ou aceitar empregos que não contribuirão para que ele alcance seu verdadeiro objetivo.

O índice é uma forma de descobrir onde você está hoje para traçar o melhor caminho para chegar onde deseja. 

Argumentar com seu entrevistador

Em uma entrevista, o candidato jamais deve aparentar arrogância. Mas isso não significa que você não deva ter consciência de suas qualidades e saber apresentá-las ao entrevistador. 

Conhecer seu índice de empregabilidade é um dos argumentos para lhe ajudar a impressioná-lo e causar uma impressão positiva. Você pode demonstrar que está mais preparado que outros profissionais e, assim, conquistar a vaga. 

Entendeu o que é índice de empregabilidade e por que acompanhá-lo? Quer saber sua posição no mercado hoje? Então, que tal conhecer melhor a Reachr e descobrir essa resposta e muitas outras opções para sua carreira? Aguardamos seu contato!

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

Deixar comentário.

error: Content is protected !!
Navegação