Estagiários

Como encantar o recrutador na primeira entrevista de emprego?

Um currículo de peso pode até encher os olhos do recrutador, porém quem está indo para sua primeira entrevista de emprego ainda tem muito chão para percorrer e experiência para se adquirir. Nesse caso, como chamar a atenção do recrutador?

A maneira como um candidato se comporta na entrevista de emprego pode influenciar mais na decisão do recrutador do que a experiência retratada no currículo. De olho nessa oportunidade, você precisa investir em atitudes que valorizem a sua imagem durante a entrevista.

Como encantar o recrutador na primeira entrevista de emprego? Confira todas as dicas e aprenda as técnicas logo abaixo:

Atente-se ao modo como você se apresenta

Sabendo que a primeira impressão é a que fica, compreenda que manter uma boa aparência na primeira entrevista de emprego é essencial. A entrevista de emprego exige um visual mais sério e de acordo com os valores da empresa. A maneira como você vai se vestir, se pentear e até aparar a barba vão contar pontos durante sua apresentação.

Informe-se sobre a empresa

Jamais vá para sua primeira entrevista de emprego sem saber sobre a empresa. Antes da entrevista, faça uma pesquisa sobre o mercado onde ela atua, quais produtos e serviços vende e qual é o seu posicionamento no segmento do qual faz parte. Demonstrar interesse pelas atividades da empresa pode servir como diferencial em sua entrevista, pois mostra como você se preparou para aquele papo.

Apresente os seus valores

Você gostaria de aprender mais com o seu futuro emprego? Deseja ter um plano de carreira para seguir no mercado de trabalho? Apresente os seus valores para o recrutador, sem medo de julgamentos. Caso o recrutador considere que os seus valores estão de acordo com os da empresa, suas chances de ser contratado serão maiores.

Fale somente a verdade

O fato de você estar indo para sua primeira entrevista de emprego pode te motivar a florear sua experiência para tentar impressionar o recrutador. Não faça isso! Fale somente a verdade e não caia na tentação de inventar informações falsas sobre sua carreira.

Atente-se à sua expressão corporal

Você sabia que o seu corpo diz mais sobre você do que o que é realmente dito em uma entrevista? Todo e qualquer gesto durante uma entrevista de emprego têm uma interpretação possível. Ao entrar na sala, cumprimente o entrevistador com um leve sorriso. Sente-se mantendo a coluna ereta e faça contato visual nas horas certas.

Sua expressão facial deve ser neutra, sem esboçar sentimentos como euforia ou medo. Evite os hábitos que você tem quando está nervoso, como roer as unhas, por exemplo. Caso queira aprender mais sobre expressão corporal, leia livros que abordem esse tema e aprenda a transmitir as mensagens certas com o seu corpo.

Invista em seu marketing pessoal

O marketing pessoal ajuda na valorização de sua imagem. Com ele, você consegue demonstrar ao mercado de trabalho suas ações, competências, valores, características e habilidades. Entre as ferramentas desse tipo de marketing que podemos citar estão a capacidade de comunicação, a maneira como você se veste e se cuida, a forma como você lida com as pessoas e quais são os seus valores pessoais e profissionais.

E então, você se sente preparado para encantar o recrutador na sua primeira entrevista de emprego? Deixe seu comentário aqui no post e nos conte quais são suas expectativas para essa oportunidade!

 

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

3 comentários

  • Boa tarde a todos, fico muito agradecido com essas oportunidades de aprendizado que a Reachr proporciona aos candidatos, eu estou passando por um processo seletivo, e aguardando uma oportunidade, eu estou bastante confiante por causa da empresa Westrock ser muito séria quanto ao assunto de recrutamento, e também eu gosto de desafios e oportunidades onde as empresas, gostam de dar treinamento e capacitar aos funcionários, isto me motiva muito gosto de trabalhar em equipe e ajudar a todos a sempre buscar melhorias.

    • Olá Eduardo,
      Muito feliz de poder levar informações que contribuam para seu processo seletivo. Boa sorte!
      Um abraço, Marcelo

    • Continue nos seguindo. Na nossa home apresentamos também as oportunidades de carreira que estamos trabalhando para nossos clientes. Cadastre-se na área candidatos e espero que em breve tenhamos uma oportunidade alinhada com seu perfil! Abs, Marcelo

Deixar comentário.

Navegação