Profissionais de Vendas

Como descrever seu perfil profissional para conquistar um emprego

Quem sabe como descrever seu perfil profissional consegue reunir as informações adequadas para conquistar o emprego dos sonhos! Muito além relatar formação acadêmica ou experiências anteriores, é importante que esses dados surjam como uma uma espécie de vitrine de habilidades, competências e conhecimentos.

Elaborar seu perfil corretamente pode chamar a atenção de um empregador e fazer com que você se dê bem no mercado de trabalho. Mas, afinal de contas, como melhorar a sua apresentação pessoal? Confira o nosso post e descubra!

Conte quais são as suas principais habilidades

Quem procura candidatos para uma vaga de emprego busca, acima de tudo, habilidades que possam oferecer bons resultados ao negócio. Por isso, você deve destacar as suas principais habilidades, ou seja, aquilo que sabe fazer e no que se destaca.

Nesse momento, entram as suas especialidades, experiência em determinado segmento e também características pessoais que possam servir ao empregador.

É a hora de revelar que você é especialista em negociações e fechamento de vendas ou que já foi reconhecido pela capacidade de bater metas de maneira consistente, por exemplo.

Esclareça seu nível de conhecimento atual

Outro ponto importante diz respeito a esclarecer o seu nível de conhecimento atual. Dizer que você tem conhecimentos avançados sobre determinado item é um fator que pesa muito mais do que apenas contar que conhece o assunto.

Ao esclarecer exatamente onde está o seu nível de conhecimento sobre processos internos, idiomas e uso de recursos, por exemplo, o empregador terá uma visão mais completa do seu perfil.

Nesse momento, é fundamental não mentir ou exagerar ao abordar os seus conhecimentos, já que testes podem sempre revelar a verdade.

Descreva conquistas anteriores

Também é relevante destacar quais foram as suas últimas conquistas. Aproveite para descrever o seu papel em determinadas experiências e, principalmente, quais foram os resultados conquistados.

Isso mostrará ao empregador que, além de habilidades ou conhecimentos, você sabe usá-los para gerar resultados. Essa também é uma forma de demonstrar como a sua contratação contribuirá para o negócio.

Evite frases prontas

É muito importante evitar frases óbvias, que possam soar forçadas. Não caia nos clichês! Por isso, busque algo que realmente diga ao empregador que você é a pessoa adequada para ocupar a vaga.

Use as ferramentas corretas

Além de saber como expor o seu perfil profissional, você deve entender onde fazer essa descrição. Não adianta ter boas atribuições se o seu currículo não for encontrado por quem realmente interessa.

Por isso, o ideal é utilizar recursos que te ajudem no processo, como plataformas intermediadoras entre quem recruta e quem é recrutado. Quem escolhe a ferramenta certa para fazer a sua divulgação consegue se apresentar de forma realmente atraente!

Ao colocar essas orientações em prática, você terá mais facilidade para descrever o seu perfil profissional e chamar a atenção de quem faz o processo de recrutamento. Como resultado, suas chances de conseguir um emprego se multiplicam!

Não perca mais nenhuma oportunidade no mercado de trabalho! Leia os posts com outras dicas no nosso blog agora mesmo!

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

1 comentário

  • Na vida de um homem não há dois momentos de prazer parecidos, tal como não há duas folhas na mesma árvore exatamente iguais.

Deixar comentário.

Navegação