Home Dicas Comportamentais Capital humano: o que é e como aplicar em sua empresa

Capital humano: o que é e como aplicar em sua empresa

por Marcelo Braga
profissional sendo comprimentado após apresentação, simbolizando a valorização do capital humano por parte das empresas

Você já ouviu falar em capital humano? Hoje em dia as empresas têm buscado as melhores estratégias inovadoras para crescer, mas é preciso lembrar que investir nas pessoas é uma das mais importantes. São os seres humanos, os seus colaboradores, que fazem tudo ser possível. Sim, eles merecem e necessitam de muito investimento e reconhecimento.

O capital humano é um dos pilares para o desenvolvimento (ou não) de uma empresa. Geri-lo corretamente precisa ser uma das principais prioridades das empresas – e também do RH -se desejam ter melhores resultados.

Trabalhar com capital humano tem a ver justamente com isso. Venha descobrir como abraçar essa ideia!

O que é capital humano?

Existem alguns conceitos diferentes sobre o termo “capital humano”. O primeiro deles é de Theodore W. Schultz, que utilizou a expressão para denominar o conjunto de habilidades, competências e traços de personalidade que uma pessoa adquire a partir do aprendizado e de suas experiências, sendo que esse conjunto gera valor econômico.

Por sua vez, o estudioso Sandrini define o significado desse termo como sendo os investimentos feitos na capacitação de um determinado grupo, por meio da formação, por exemplo. Assim, de forma mais ampla, compreendemos como capital humano um conjunto de habilidades, competências e conhecimentos que podem ser desenvolvidos pelas pessoas por meio do aprendizado e que geram resultados financeiros.

Desse modo, uma empresa pode investir no capital humano de seus colaboradores visando fortalecer sua produtividade e o seu desempenho econômico.

Qual a importância do capital humano para as empresas?

Por mais que a tecnologia tenha assumido algumas funções antes realizadas por seres humanos, os colaboradores de carne e osso ainda são (e serão) fundamentais para o sucesso ou fracasso de qualquer organização, especialmente em funções estratégicas.

Valorizar e investir em seus colaboradores é um ponto crítico para boas lideranças. Empresas que estão conscientes das vantagens que uma boa gestão do seu capital humano traz são mais bem sucedidas do que o resto e usam isso como vantagem competitiva no mercado.

Como aplicar o capital humano em sua empresa?

É preciso focar em seus colaboradores e tomar algumas medidas específicas para implementar esse investimento na organização. Veja alguns exemplos do que pode ser feito!

Conheça o perfil dos colaboradores

Esse é um passo fundamental, afinal é preciso saber quais habilidades e competências os seus colaboradores já têm e quais precisam ser desenvolvidas. Desse modo, você saberá quais são os treinamentos e capacitações necessárias e qual é a melhor maneira de cada um se desenvolver em sua carreira, além de gerar os melhores resultados para a empresa.

Promova a gestão de desempenho

Além de avaliar o desempenho de seus colaboradores e identificar seus pontos fortes e fracos, é preciso saber trabalhar com essas informações. Uma gestão de desempenho utiliza essas análises a favor da empresa e de suas equipes, buscando a melhor maneira de adaptá-las às suas diferentes necessidades e momentos. Assim, se faz um uso mais otimizado de seu capital humano.

Aposte na tecnologia

Existem muitos recursos que podem auxiliar na capacitação dos seus colaboradores. Plataformas digitais, por exemplo, podem ser utilizadas para disponibilizar conteúdos, realizar treinamentos e até fazer dinâmicas entre os funcionários. Medidas inovadoras e o uso da tecnologia podem ser grandes diferenciais no desenvolvimento do capital humano.

Quais são os benefícios do capital humano?

Agora você já conhece alguns passos básicos para trabalhar com essa ideia, mas por que isso é importante? Veja as maiores vantagens a seguir!

Humanização das empresas

Promover o bem-estar, um ambiente saudável e amigável, a cultura e a valorização de cada indivíduo faz parte de se trabalhar com o capital humano. Quando você investe nisso, os colaboradores se tornam mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos e engajados.

Reconhecimento dos colaboradores

Ao mesmo tempo, investir no bem-estar, na formação e nas habilidades de seus colaboradores mostra que a empresa reconhece sua importância. Isso gera um vínculo mais forte com a organização, de modo que o funcionário passa a “vestir a camisa da companhia” e a se sentir mais motivado.

Elaboração de planos de carreira bem definidos

Quando se conhece as habilidades e o perfil dos colaboradores, fica muito mais fácil construir um plano de carreira consistente para cada um. Isso, por sua vez, também aumenta a motivação e a dedicação dentro da empresa, pois os funcionários percebem suas chances de crescimento.

Assim, percebe-se que investir no capital humano traz diferentes melhorias para a organização, então não deixe de aderir a essa ideia! Para que o RH seja bem-sucedido nesse processo, você também pode conferir nossa publicação sobre as ferramentas que vêm revolucionando esse setor.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário