Com cerca de 1,2 milhões de empregados na área, é bem provável que conheça alguém que trabalha ou já trabalhou em um Call Center. É uma carreira que pelo fato de atuar 6 horas diárias, permite conciliar estudos, outro trabalho e até mesmo mais tempo para a família. E ainda, continua sendo uma ótima opção para primeiro emprego. Mas será que vale a pena?
A maioria das empresas não exige uma super qualificação para entrar, mas isso não significa que a sua vida será fácil. Antes de aceitar esse desafio, deciframos alguns pontos importantes para você analisar
TREINAMENTO
Uma boa parte das oportunidades de carreira neste setor não exige uma super qualificação. Muitos Call Centers e operações próprias recrutam colaboradores sem experiência, fornecendo treinamento gratuito para aqueles que nunca trabalharam nesta área. Apesar de ser uma formação específica de atendimento, é sempre uma boa bagagem para quem quer fazer carreira ou desenvolver ainda mais as suas competências de comunicação, vendas, resiliência e trabalhar com metas.
CARGA HORÁRIA x ESTRESSE
Se você escolheu esse carreira por causa da flexibilidade de horários, tem razão, o regime especial te permite trabalhar apenas 6 horas por dia (36hs semanais) e muitas vezes no período noturno, mas lembre-se que esta atividade é intensa, atender chamadas constantemente, muitas vezes de clientes insatisfeitos exige foco e paciência. Não é à toa que empresas de telemarketing então entre as campeãs de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor.
REMUNERAÇÃO x CARREIRA
Se esse é seu primeiro emprego não espere um salário alto mas algumas empresas oferecem a possibilidade de acrescentar comissão e se você já tem experiência prévia, seu salário com certeza será melhor. Devido à alta rotatividade do setor aqueles que permanecem tem grande chance de se tornarem supervisores ou gerentes.
PERFIL
Existem diversos serviços realizados neste setor e um bom processo de seleção identificará o cargo mais adequado ao seu perfil.
As principais funções em um Call Center, são:
- Operação Ativa (Outbound): usado nas operações de vendas e cobrança, a central entra em contato com o cliente de forma proativa.
- Operação Receptiva (Inbound): usado no SAC, Help Desk e Vendas, a central recebe as chamadas do cliente.
- Operação Mista (Blended): comum em operações de Vendas e Telemarketing, central exerce as duas funções.
Enfim, como qualquer outro emprego, o Call Center tem seus pontos positivos e negativos. Esperamos que este texto tenha lhe inspirado a saber mais sobre este relevante setor da Economia para decidir se vai encarar este desafio!