Toda empresa que está na primeira página dos sites de busca é beneficiada com grande visibilidade e número de acessos. Segundo pesquisa do imFORZA, 75% dos usuários não passam da primeira página de resultados da pesquisa.
Devido a necessidade das empresas de estarem na primeira página, muitas buscam várias técnicas para aumentar sua visibilidade nos buscadores. A mais usada é o SEO.
SEO significa otimização dos mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas à longo prazo adotadas em sites, blogs e redes sociais com intuito de melhorar o posicionamento nos buscadores.
Essas técnicas se destacam pelo seu ótimo custo-benefício, pois consegue grandes resultados com baixo custo de implementação.
Para otimizar o site nesses buscadores é necessário seguir fatores como conteúdo, palavras-chave, URL (endereço do site), títulos, subtítulos, links internos e externos, entre outros.
E nesse artigo, saiba como o SEO ajuda na visibilidade da empresa na internet.
A importância do SEO
Quando um usuário faz uma pesquisa nos sites de busca é porque ele busca por um conteúdo que seja relevante. E isso é feito por bilhões de pessoas no mundo todo.
De acordo com pesquisa da Mashable, o Google recebe mais de 100 bilhões de buscas por mês e mais de 1,2 trilhões de pesquisas por ano.
Ou seja, se uma empresa que pretende vender pela internet não estiver na primeira página, provavelmente ela ficará desconhecida pelo usuário.
Por isso, o principal objetivo do SEO é otimizar os sites para aparecerem na primeira página dos buscadores, aumentando a visibilidade e o número de acessos.
E agora veja as principais razões para sua empresa aplicar as técnicas de SEO:
Aumenta o número de leads qualificados
O lead qualificado é um contato comercial com a intenção real de comprar um determinado produto ou serviço, sendo considerado um potencial cliente.
Com as técnicas de SEO o seu conteúdo terá mais visibilidade para os leitores, aumentando o número de acessos do site e o interesse de compra do cliente pelo produto.
Tem uma comunicação mais clara
Como o SEO foca na qualidade e na relevância do conteúdo, um bom uso das técnicas promove uma comunicação clara, direta e precisa na internet.
Isso é essencial no relacionamento com o público, pois, se a empresa não oferece o que o leitor necessita, em pouco tempo ele vai sair do site e visitar outra página relacionada ao tema.
Facilita a aproximação do público
Com visitantes qualificados e fãs do conteúdo da empresa, facilita o relacionamento estreito com esse público.
Além disso, quanto mais próximo estiver dos seguidores, mais informações o leitor vai passar em uma Landing Page (página de cadastro). Além de fundamental no início do relacionamento com os leads, aumenta as chances desse contato tornar-se cliente.
Auxilia na produção de conteúdo
As técnicas de SEO permitem usar palavras-chave (termos específicos buscados pelos usuários) que são capazes de identificar o tipo de conteúdo que deve ser produzido.
Ao invés de produzir um conteúdo genérico para o público geral, visando apenas o número de acessos, a empresa pode investir em materiais específicos que vão resolver as necessidades dos consumidores, aumentando suas chances de conversão.
Use o SEO para aumentar a visibilidade da sua empresa
O SEO é um dos principais elementos de divulgação online que existem atualmente. Trata-se de conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento dos sites nos buscadores.
Com essas técnicas as chances de ter mais visibilidade serão maiores, assim como o número de acessos do site da empresa, atraindo leitores que podem ser potenciais clientes da empresa.
Além do número de acessos, a técnica também auxilia na produção de conteúdo, podendo ser direcionada para resolver as dúvidas dos leitores com conteúdos altamente relevantes.
Após produzir um conteúdo que atenda a necessidade do cliente, fica mais fácil o cliente ficar engajado com a empresa, fornecendo seus dados pessoais em formulários de cadastro.
Com esses dados é possível a empresa iniciar um relacionamento estreito com esse potencial cliente, entendendo aos poucos seus desejos de compra e oferecendo as melhores soluções para seu problema.
Portanto, as técnicas de SEO podem ser a melhor opção para a empresa ter mais vendas e relevância em relação à concorrência.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.