Home Dicas Empresarial Você sabe como otimizar a jornada do candidato? Entenda aqui!

Você sabe como otimizar a jornada do candidato? Entenda aqui!

por Marcelo Braga
Você sabe como otimizar a jornada do candidato? Entenda aqui!

Os processos de recrutamento e seleção formam a jornada do candidato, uma representação visual de todas as etapas percorridas até a contratação. Entender como elas funcionam é um diferencial capaz de potencializar seu negócio.

As etapas são:

  • conhecimento;
  • consideração;
  • interesse;
  • aplicação;
  • seleção;
  • contratação.

No entanto, mais importante que reconhecer a existência da jornada do candidato, é preciso saber quais são as técnicas que podem otimizá-la. Entre elas, destacamos o uso de softwares, a construção de marca empregadora e melhorias no fit cultural.

Essas e outras técnicas serão detalhadas nos próximos tópicos. Continue a leitura e veja como melhorar a jornada do candidato, tornando-a mais dinâmica!

Estabeleça o perfil ideal para cada vaga

O primeiro ponto parece óbvio, mas não é. Entenda que os colaboradores são recrutados para atender a demandas da empresa, ou seja, durante a etapa de conhecimento, é fundamental determinar quais lacunas devem ser preenchidas.

Isso significa que é dever do seu negócio especificar as competências e habilidades que o candidato deve ter para ocupar a vaga disponível. Não se limite, portanto, às qualificações profissionais.

Quando você estabelece o perfil ideal para cada vaga, faz com que os candidatos criem afinidade pela empresa e pelo trabalho que realização. Sendo assim, compartilhe valores, missões e objetivos de maneira curta e clara.

Utilize um software de recrutamento

A transformação digital chegou à área de Recursos Humanos e suas soluções tecnológicas são importantes aliadas. Em recrutamento e seleção, oferecem dinamismo e economia de tempo e dinheiro.

Softwares de recrutamento podem contribuir para a realização de todas as etapas da jornada do consumidor, garantindo respostas rápidas e precisas — ponto bastante criticado por quem se candidata a uma vaga.

Na triagem de candidatos, por exemplo, a ferramenta pode avaliar cada currículo para decidir quem possui a formação profissional desejada para participar das demais etapas. Logo, sua equipe fica encarregada de verificar os comportamentos desejados.

Aplique testes on-line e outras atividades

Outra maneira de otimizar a jornada do candidato se dá por meio da aplicação de testes on-line e outras atividades, pois uma boa escolha está ligada à conquista de resultados. Logo, testes permitem levantar mais informações sobre os profissionais.

Um bom software de recrutamento pode auxiliá-lo nesse processo, apresentando opções de testes que medem as habilidades dos candidatos.

Teste de escrita

E-mails, relatórios e outros materiais precisam ser escritos corretamente. Se o candidato não sabe se comunicar dessa maneira, pode comprometer o desempenho e a credibilidade da empresa.

Trabalho em equipe

Essencial para conquistar resultados. Quando se sabe trabalhar em equipe, todos caminham na mesma direção. Por isso, é importante propor dinâmicas de grupo ou testes de personalidade para identificar como o candidato se relaciona com outras pessoas.

Inventário de administração de tempo

Analisa as habilidades do candidato sobre administrar o próprio tempo no trabalho. É possível identificar, momentos desperdiçados, estratégias de planejamento, formas de estabelecer prioridades, entre outros.

Tenha bons canais de recrutamento

Há diversos portais na internet que trabalham exclusivamente com a divulgação de vagas. Alguns são mais generalistas e têm grande alcance, enquanto outros são voltados para determinadas áreas profissionais.

Mídias sociais também podem ser utilizadas no recrutamento, principalmente o LinkedIn. Trata-se de uma alternativa simples e de baixo custo, mas no qual é possível encontrar perfis profissionais que podem atender às demandas de sua empresa.

Outro canal de recrutamento muito eficaz é o banco de talento — algo que você deve ter e atualizar com frequência. Um profissional que hoje não tem o perfil ideal para sua vaga pode ser um talento futuro.

Quando o banco de talentos está atualizado e armazena bons currículos, o pessoal de RH pode disparar um e-mail para essa base e comunicar a abertura de uma vaga.

Construa sua marca empregadora

Employer branding, ou marca empregadora, é um marketing institucional que desperta nas pessoas a vontade de trabalhar em sua empresa. Essa é uma ferramenta importante para captar talentos, pois colabora bastante com os processos de recrutamento e seleção.

O termo “marca empregadora” está associado à reputação do negócio e, por esse motivo, envolve todos os seus setores. Juntos, trabalham para atrair e manter os colaboradores com o perfil ideal para a organização.

No entanto, para construir uma marca empregadora, você deve conhecer a própria cultura organizacional. Quais são os valores, crenças e regras que tornam uma empresa única? E de que forma essa cultura é percebida dentro e fora da corporação?

Durante a jornada do candidato, todos esses aspectos ficam em evidência. Se os profissionais que estão no processo de recrutamento ou seleção não notam a existência deles, a reputação da empresa fica prejudicada.

Para exemplificar, imagine que sua empresa prega a valorização da diversidade no ambiente de trabalho. Contudo, durante as entrevistas e dinâmicas de grupo, não há candidatos de diferentes gêneros ou raças.

Busque o fit cultural na jornada do candidato

Um dos pontos mais importantes da jornada do candidato está na cultura organizacional, o verdadeiro quebra-cabeça que junta todas as partes de um negócio para criar uma percepção.

Promover o encaixe entre essa cultura da empresa e os objetivos do candidato é o que chamamos de fit cultural. A partir dele, o profissional consegue se alinhar ao que a organização pede — principalmente em relação às soft skills.

Quando há sinergia entre candidato e empresa, há mais disposição para se realizar um trabalho ímpar e focado nas necessidades organizacionais. Além da produtividade, esse profissional estará mais disposto para atingir os próprios objetivos.

Colaboradores com o fit cultural da empresa têm visão estratégica, uma característica que estimula o crescimento de ambos, pois cria-se um ambiente de contribuição ativa para esse desenvolvimento.

Utilize métricas para obter insights

A jornada do candidato pode trazer muitos dados que contribuem com a melhoria constante dos processos de recrutamento e seleção. É possível saber, por exemplo, quanto tempo durou cada etapa.

Você também pode saber a quantidade de dias, entre as etapas da jornada, em que não ocorreram interações com os candidatos. Basta estabelecer as métricas e utilizar um bom sistema de gestão para obtê-las com facilidade.

Otimize a jornada do candidato em sua empresa por meio de uma solução completa em recrutamento digital. Obtenha ganhos na atração e seleção desses profissionais, bem como na gestão dos indicadores de cada etapa para a contratação dos melhores.

Se você busca uma plataforma de recrutamento com todos os recursos citados ao longo deste artigo, converse com um especialista da Reachr! Nossa solução é inédita e alia tecnologia e conhecimento humano para uma jornada épica e focada em resultados.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário