Home #Imprensa Candidatos a beira de um ataque de nervos

Candidatos a beira de um ataque de nervos

por Marcelo Braga
Candidatos a beira de um ataque de nervos

A Reachr foi citada na edição de Maio da Revista Você S/A, no caderno Carreira/Recrutamento.

Fizemos um levantamento que entrou como pauta na matéria “Candidatos à beira de um ataque de nervos”, onde listamos as atitudes que despertam a ira dos candidatos a uma vaga de emprego.

Segundo nosso CEO Marcelo Braga: “A pesquisa foi realizada para entender as frustrações das empresas com os candidatos e as insatisfações deles com os processos de seleção…”

As conclusões deste levantamento resultaram na lista que você confere abaixo, de forma resumida:

Falta de Retorno

Ficar sem resposta é uma das coisas que mais incomodam o candidato, ele fica aguardando um feedback mesmo que negativo para poder “seguir em frente”, isso é sinal de respeito pela empresa com o candidato.

Falsas Expectativas

Algumas promessa ilusórias sobre admissão, cargos ou salários podem ocorrer por falta de alinhamento entre o RH e o candidato, isso irrita bastante quem vai a entrevista.

Interrupções

Alguns entrevistadores tem o hábito de interromper a fala do candidato e não o deixar explicar sobre as suas qualificações, isso incomoda bastante quem vai a uma entrevista.

Excesso de Formalidade

A formalidade em excesso por meio do recrutador, intimida bastante o candidato, o deixando acoado e muitas vezes não desenvolvendo a conversa que é necessária na hora da seleção do candidato.

Julgamentos

Lidar com o nervosismo na hora da entrevista não é fácil e o desafio fica ainda maior quando o profissional percebe que está sendo julgado depreciativamente. Nessas horas é necessário usar o bom senso e não levar para o lado pessoal, evitando assim mal-estar entre o candidato e o recrutador.

Vaga Errada

É frustante para quem se dispõe a participar de uma seleção e descobrir no meio do processo que não tem o perfil da vaga. “Muitos se queixam de ter sido chamados para entrevistas sem nenhuma relação com seu histórico ou qualificação” diz Marcelo Braga da Reachr. Isso ocorre quando os consultores querem volume de entrevistas e não qualidade.

Despreparo

Segundo Marcelo da Reachr, é muito comum candidatos reclamarem que participaram de processos onde o recrutador mal sabe seu nome ou suas qualificações, isso incomoda bastante os candidatos.

Atraso

Se os candidatos são desqualificados quando se atrasam para um processo de seleção, porque os recrutadores os deixam esperando na sala para ser entrevistado? Isso incomoda bastante os candidatos dentro de um processo seletivo.

Entrevista Superficial

Qualquer um ficaria chateado em perceber que o entrevistador está com pressa de finalizar a entrevista né? Isso incomoda muito o candidato, deixando ele desanimado e não se esforçando tanto no processo.

Veja a matéria completa na edição impressa na bancas.

Fonte: Você S/A – Edição Impressa – Maio de 2017.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário