RH

Vendedores de sucesso: saiba como contratá-los

É um tanto óbvio que a geração de lucro é o principal objetivo das empresas e por isso os vendedores são muito disputados no mercado. Muitas vezes a alta rotatividade faz com que o RH esteja constantemente procurando esses candidatos, mas sem encontrar grande oferta.

Resultado: funcionários que não se encaixam no perfil da empresa, sem a qualificação ideal ou até desmotivados, prejudicando a performance da equipe. E é aí que o gestor de RH se pergunta: vendedores de sucesso, como contratá-los?

Uma das melhores respostas para essa pergunta é … realize perguntas! Isso mesmo, fazer os questionamentos corretos na hora de realizar a entrevista de recrutamento e seleção de vendedores.

A importância da entrevista

A entrevista é fundamental para reconhecer um possível vendedor ideal. Estabeleça critérios para o questionário, por exemplo, com base no CHA (conhecimento, habilidade e atitude).

A partir daí o recrutador pode questionar as motivações do candidato para ser vendedor, como ele usa sua criatividade no trabalho, exemplos práticos sobre como ele oferece soluções para o cliente, o que ele tem lido/estudado, obstáculos, desafios e conquistas.

Quem é o candidato ideal?

Para identificar o perfil que combine com a vaga, é preciso identificar alguns aspectos específicos para a posição de vendedor: ele precisa mostrar empatia para lidar com potenciais clientes, ter uma excelente comunicação e ter criatividade para desenvolver sua abordagem.

Outras dicas para contratação de vendedores

Os esforços não se limitam à entrevista: o processo de como contratar vendedores engloba todo o processo seletivo. Você pode destacar esses pontos na procura por novos talentos para as equipes de vendas.

Procure na concorrência: dentro dos limites éticos, claro, não há nada de errado em procurar um talento na concorrência. O vendedor pode sentir que precisa de um novo desafio e a oferta estar em sintonia com o que ele almeja.

Busque internamente na empresa: a grande vantagem é que o candidato já conhece o negócio e a cultura da empresa, sem necessidades de grandes adaptações. Para isso o RH deve garantir um bom treinamento e acompanhamento do desenvolvimento do novo vendedor.

Valorize o processo seletivo: a urgência em manter a equipe de vendas reforçada pode prejudicar a contratação. Abandone o imediatismo para não cometer erros na contratação.

Procure conhecer bem o candidato durante o processo: não apenas no aspecto técnico e de habilidades, mas também seu lado pessoal, como suas ambições, se ele é resiliente, negociador, organizado, se gosta de atuar em equipe (características essenciais do vendedor).

Calibre o processo seletivo no RH para evitar a insatisfação do funcionário e descontentamento da empresa, que só vai perder com uma contratação equivocada. Isso vai garantir maior eficácia do setor de recursos humanos para uma estratégia de sucesso!

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

Deixar comentário.

Navegação