Home Carreiras Trabalho remoto: como trabalhar em empresas estrangeiras estando no Brasil?

Trabalho remoto: como trabalhar em empresas estrangeiras estando no Brasil?

por Marcelo Braga
trabalho remoto

Em um cenário de tecnologia crescente, o trabalho remoto tem se consolidado como uma possibilidade interessante. Agora, os profissionais não precisam estar no mesmo ambiente da empresa para que possam entregar bons resultados. A maturidade que o trabalhou remoto atingiu foi tamanha, que hoje já há chances de se atuar em empresas estrangeiras não instaladas no Brasil de forma remota.

Com a crescente desvalorização do real frente ao dólar, profissionais brasileiros tornaram-se uma opção de mão de obra acessível para empresas estrangeiras, que podem contratar talentos experientes pagando menos.

Por causa das características dos trabalhos, profissionais de tecnologia tem sido os primeiros a atuar nesta modalidade. Como tudo pode ser feito pelo computador, com menor interface pessoal com demais membros da equipe, dá para trabalhar ou conquistar um emprego em qualquer lugar do mundo.

Veja o que fazer para conseguir sua posição e se firmar no trabalho remoto em uma empresa estrangeira sem sair do Brasil.

Pesquise negócios que ofereçam esse tipo de vaga

Tudo parte do entendimento sobre quais são os empreendimentos que disponibilizam esse tipo de posição. Comece observando, por exemplo, quais são as empresas que atuam no exterior, mas não têm base no Brasil. Elas sempre precisam de profissionais, mas isso ainda não significa que opções remotas estejam disponíveis. Então, faça uma pesquisa a fundo.

A internet é uma excelente aliada no processo, já que você pode procurar vagas abertas e conhecer melhor as organizações. Utilize sites específicos para BUSCAR oportunidades do tipo e confira se elas se encaixam na definição de trabalho remoto.

Em seguida, é o momento de PESQUISAR opções voltadas para a sua área de interesse. Como o setor de TI é amplo, é natural que muitas não sejam, exatamente, aquilo que procura.

O melhor é definir uma área de atuação, como desenvolvimento, suporte ou análise de dados. A partir disso, busque vagas nas organizações estrangeiras que oferecem essa modalidade. Assim, você conseguirá atuar exatamente onde deseja.

Capriche nas habilidades e no currículo

No caso do trabalho a distância, é preciso destacar que o currículo tem grande importância. A sua apresentação profissional faz toda a diferença para atrair e conquistar a empresa — especialmente, porque se trata de uma organização estrangeira.

Então, fique de olho em quais são as qualificações e as experiências exigidas em cada vaga. É essencial apresentar um currículo robusto, moderno e que traga informações condizentes com cada posição anunciada.

Além disso, é preciso reunir qualidades essenciais. No trabalho remoto, é necessário ter autogerenciamento reforçado, muito comprometimento e produtividade. Também são destaques capacidades como organização, motivação, comunicação e autonomia.

Não se esqueça do idioma, pois a troca de informações será essencial. É preciso ser fluente ou, no mínimo, ter um conhecimento avançado. Também é importante que seu currículo e seu Linkedin tenham uma versão em inglês à disposição para vagas fora do país. Ao considerar tudo isso, você conseguirá montar o perfil profissional adequado para se tornar o próximo colaborador.

Caso o desejo seja trabalhar remotamente para empresas no exterior, é necessário também estar atento para o fuso-horário. Inevitavelmente existirão diferenças e será necessário adaptar-se a elas e ser bem eficiente na comunicação, síncrona ou assíncrona, para que tudo possa funcionar corretamente.

Vá a eventos para melhorar o networking

Envolver-se com o segmento de maneira ampla também faz a diferença para quem deseja conquistar uma posição de trabalho remoto em empresa estrangeira. No caso do setor de TI, especificamente, vale a pena participar dos principais eventos da área.

Em primeiro lugar, é um ótimo jeito e entender o que tem feito sucesso e quais são as novidades sobre tecnologias, necessidades e métodos de trabalho. Isso permite desenvolver certas habilidades e conhecimentos, de modo a se manter atualizado e relevante para o mercado.

Além de tudo, comparecer a esses eventos é uma forma de melhorar o networking. Como o local conta com outros profissionais do ramo, é possível aumentar a sua rede de contatos e se conectar de um modo robusto. Isso é importante, primeiramente, para conhecer a experiência de quem já atua no trabalho remoto. A partir das impressões de cada pessoa, você consegue trocar experiências e se preparar corretamente.

Também é uma forma de ajudar e poder ser ajudado na conquista de uma nova posição. Com essa interação, há a criação de uma proposta de valor e que permite o desenvolvimento da carreira.

Peça indicações para outros profissionais

Fortalecer o networking, inclusive, é importante por uma questão principal: a indicação. Muitas vagas do tipo são obtidas por quem recebe a recomendação de alguém que já trabalha ou já trabalhou com uma posição com essas características.

Com a indicação, inclusive, você tem um direcionamento melhor sobre os empreendimentos e consegue entender onde estão as melhores oportunidades. Isso favorece o planejamento e permite encontrar a alternativa mais adequada para suas ambições profissionais.

A indicação também pesa a favor da sua contratação. Receber a recomendação de um profissional que já tem laços com o estabelecimento aumenta as chances de conquistar a vaga desejada.

Então, não deixe de pedir indicações para profissionais que você sabe que têm experiência com o trabalho remoto em empresas estrangeiras. Só não se esqueça de que o networking é uma via de mão dupla, então é preciso estar disposto a ajudar os seus contatos quando eles precisarem.

Entenda a modalidade de forma completa

Antes de se candidatar a uma vaga do tipo, é muito importante entender a fundo essa modalidade. O contrato pode ser freelancer, em que o profissional não mantém vínculos empregatícios com o empreendimento. Por outro lado, há a chance de ser contratado de maneira full time. Tudo depende da empresa e mesmo das suas ambições e interesses. O recomendado é avaliar qual é o contrato ideal para cada momento e para o seu desenvolvimento de carreira. Assim, há como tomar uma decisão acertada.

Além disso, vale conhecer os benefícios de recorrer a essa modalidade de atuação. Com o trabalho a distância, é possível ter mais flexibilidade e autonomia. Ao mesmo tempo, é preciso atenção para que a sua produtividade não seja comprometida.

Outro ponto importante é que a alternativa é ideal para valorizar o seu currículo. Independentemente do tipo de contrato, atuar em uma empresa estrangeira garante destaque na procura por outras vagas. Então, vale considerar esses aspectos para tomar uma boa decisão.

O trabalho remoto em empreendimentos estrangeiros é um ótimo jeito de se destacar e acessar boas oportunidades. Com essas dicas, fica mais fácil conseguir a posição desejada e conquistar o sucesso profissional.

Buscando oportunidades na área de TI? Crie seu cadastro simplificado e aumente suas chances de uma oportunidade na área!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário