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Tecnologia no RH: quais as principais soluções e como escolher

Inovação é uma necessidade no atual mundo dos negócios e a cada dia surgem novas tendências no mercado. Dentro desse contexto, soluções em tecnologia no RH vêm conquistando espaço em grande velocidade.

As vantagens para a corporação são diversas e há uma série de ferramentas que a empresa pode utilizar para facilitar as funções do setor de recursos humanos. Quer entender melhor como isso funciona? Confira agora mesmo!

Quais as vantagens do uso da tecnologia no RH?

O uso da tecnologia pode oferecer muitos benefícios para o setor e, consequentemente, para a empresa como um todo. Veja alguns deles a seguir!

Melhorias nos processos

Com a tecnologia, o desempenho da equipe vai passar por muitas mudanças positivas. Os recursos informatizados agilizam os processos operacionais, permitindo que as tarefas sejam finalizadas com efetividade. Assim, o setor consegue focar no seu papel estratégico.

Por meio de programas inteligentes é possível:

  • otimizar o recrutamento e seleção;
  • melhorar a gestão da folha de pagamento;
  • facilitar o manejo de documentos;
  • integrar as ferramentas de controle de ponto às plataformas de gerenciamento das horas trabalhadas;
  • realizar avaliações de desempenho.

Aumento da agilidade

Pense em um escritório que aproveita pouco o potencial da tecnologia. As informações não são integradas, havendo muitas incompatibilidades entre os dados. Muitos procedimentos são manuais, então as atividades se tornam mais lentas e complexas. Além disso, a comunicação é bastante problemática, o que aumenta a ocorrência de erros.

Com isso, a empresa perde tempo tentando alinhar as informações, realizando correções e refazendo tarefas. Isso reduz a produtividade e torna o trabalho demorado.

A tecnologia no RH agiliza processos, integrando diversas plataformas de informação para garantir que haja mais produção em menos tempo e simplificar as tarefas. Informações divergentes podem ser realinhadas em padrões efetivos, de forma que os gargalos na produção sejam eliminados.

Aprimoramento da qualidade

A tecnologia oferece recursos para o manejo de grandes volumes de informação de forma organizada e padronizada. Ela conta com mecanismos para notificar a presença de falhas com agilidade. Assim, o operador da máquina pode rapidamente providenciar as devidas correções. Isso minimiza o retrabalho e contribui para o aumento da qualidade das ações.

Além disso, as ferramentas tecnológicas possuem funcionalidades inovadoras, como a geração de gráficos, plataformas de compartilhamento facilitado de conteúdos na nuvem, redes sociais corporativas e softwares avançados que fazem um processamento inteligente dos dados e oferecem material para a realização de análises estratégicas. Todos esses fatores ajudam a melhorar a eficiência das atividades.

Integração da informação

Em uma empresa em que as informações são pouco integradas há uma série de entraves. Alguns dados são incompatíveis, outros faltam e há trabalho dobrado para a adaptação das informações de uma plataforma para a outra. Atividades relativamente simples podem se tornar complexas pela falta de ferramentas que integrem os diferentes canais utilizados.

Com a tecnologia no RH, informações de frequência já são automaticamente conectadas à folha de pagamento e à gestão de benefícios. É possível também manejar com mais facilidade as avaliações de desempenho, os processos de recrutamento e seleção, as questões jurídicas e trabalhistas e a saúde ocupacional.

Isso acontece porque as informações dos sistemas são todas conectadas. Assim, os dados fluem com simplicidade entre as diferentes plataformas.

Aumento da assertividade dos processos de seleção

Com a ajuda de ferramentas tecnológicas, os processos de recrutamento e seleção se tornam muito mais assertivos. A triagem de currículos é realizada de forma ágil, sem a necessidade do manejo de pilhas de papéis. O recebimento ocorre em plataformas especializadas e a análise do material acontece por meio de mecanismos de busca.

As etapas seguintes — como entrevistas, avaliações e provas situacionais — podem ser facilitadas com o apoio de softwares especializados, em que você pode colocar as informações sobre o desempenho de cada candidato. Além disso, esses programas possibilitam a comparação das características do profissional com o perfil ideal para a vaga.

Há ferramentas também que ajudam no acompanhamento da entrevista de devolução. Dessa forma, toda a seleção é realizada com mais qualidade e efetividade.

Possibilidade de acompanhamento com indicadores de desempenho

Os sistemas informatizados também permitem acompanhar o desempenho da organização a partir de indicadores. As plataformas reúnem diversos dados em um único ambiente, facilitando a realização de análises estratégicas. As informações são coletadas de planilhas e softwares e os indicadores são calculados pelo próprio sistema.

Com esse material, são gerados gráficos e calculados números que dão um panorama da empresa. Isso auxilia em estudos estratégicos e no planejamento de ações adequadas à realidade da corporação.

Quais ferramentas de tecnologia são usadas no RH?

Há uma porção de recursos de tecnologia que são aplicados nesse setor. Entre eles estão:

Para escolher quais recursos utilizar entre tantas possibilidades, faça um levantamento das necessidades do setor, observando os principais gargalos e erros que acontecem no desempenho das operações. Para aprimorar a comunicação, você pode usar chatbots e videoconferências, por exemplo.

Já com os processos de recrutamento e seleção, é possível aplicar o Big Data, softwares e testes digitais. Além disso, há programas que facilitam todas as atividades ligadas ao RH, envolvendo a gestão de benefícios, planejamento de cargos e salários, folha de pagamento, indicadores e avaliação de desempenho.

ReachR oferece uma ferramenta especializada em recrutamento e seleção que conta com uma série de funcionalidades. Ela envolve recursos de ATS, análise inteligente de perfil e de job boards para oferecer um serviço de alta qualidade para a empresa.

Como podemos ver, o mercado já disponibiliza muitas ferramentas capazes de melhorar o desempenho das equipes de recursos humanos. Entre elas, destacamos o ReachR, um software que reúne várias funcionalidades e que está preparado para maximizar a qualidade do recrutamento e seleção na empresa.

As soluções mostradas neste artigo estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. É inegável que a tecnologia no RH ajuda a otimizar serviços, agilizar e melhorar a qualidade dos processos e aprimorar a comunicação interna, entre outras vantagens.  

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco. Estamos prontos para ajudar você! 

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

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