RH

Soluções em RH: como criar engajamento com bons profissionais?

O processo seletivo é a porta de entrada para uma empresa. Mas acontecem falhas tanto no decorrer da seleção como antes dela, na divulgação das vagas e captação de candidatos. Quando isso acontece, o processo todo fica prejudicado. Por isso, é preciso conhecer as melhores soluções em RH e utilizá-las com inteligência.

Para saber como obter o engajamento dos candidatos certos às vagas divulgadas, acompanhe este post e descubra com que ferramentas você pode contar!

Os principais problemas das contratações

A falha de muitos processo seletivos começa com a dificuldade em atrair os candidatos certos. Uma divulgação equivocada atrai o interesse de profissionais com um perfil distante daquele que realmente é o ideal.

Muitos potenciais candidatos perdem o interesse em uma vaga divulgada de maneira errada. Experiências negativas com vagas frias e canceladas são as principais causadoras disso. Portanto, é preciso ficar atento a aspectos diversos, tais como:

  • o meio de divulgação da vaga;
  • a conquista da atenção do público-alvo;
  • o detalhamento das atribuições do cargo;
  • os requisitos solicitados e benefícios oferecidos;
  • o desenvolvimento da imagem e confiabilidade da empresa.

As soluções de engajamento para atrair candidatos

Tudo isso provoca um círculo vicioso que prejudica a todos: as vagas não conseguem engajar os candidatos corretos, trazendo contratações equivocadas e gerando custos, perda de resultados e retrabalho.

Para fugir de algo tão prejudicial, confira abaixo as formas de atrair e engajar os melhores candidatos.

Utilizar CRM no processo de seleção

O CRM é uma ferramenta de Gestão do Relacionamento totalmente funcional, moderna e intuitiva, que pode ser extremamente benéfica para o processo seletivo. Ele engloba:

Identificação do candidato

O CRM cria um banco de dados consolidado de seus candidatos. Com informações centralizadas, a empresa tem uma percepção ampla dos concorrentes e pode analisar os perfis de cada profissional, considerando aspectos como sua identificação com a cultura da empresa.

Contratação

Graças às informações registradas, o gestor consegue sucesso na seleção, alinhando-a às perspectivas da organização. O que importa é tirar o máximo proveito de todo o potencial da ferramenta, registrando histórico de contato com a empresa, participação em seleções anteriores e resultados do processo seletivo.

Retenção

Ao criar um relacionamento com candidatos e recrutar com a ajuda do CRM, o processo de contratação ganha eficiência, trazendo benefícios para todos e diminuindo, inclusive, o turnover. Isso porque os contratados certos ocuparão cargos adequados às suas expectativas, perspectivas, experiências, qualificações e às necessidades da empresa.

Contar com o chatbot para aproximar-se dos candidatos

Um chatbot ideal para interagir com possíveis candidatos deve contar com linguagem, postura e abordagem alinhadas com a identidade da empresa. Assim, desde o primeiro momento, o profissional identifica seu grau de afinidade com a organização, evitando, inclusive, candidaturas a vagas divergentes de seu perfil.

A rapidez de resposta garante uma divulgação efetiva e demonstra que a empresa trata com seriedade o seu relacionamento com potenciais candidatos. Isso minimiza o tempo inicial de contato, aumenta o engajamento do profissional e torna o processo de seleção muito mais eficiente.

Gerar conteúdos relevantes para cada público-alvo

O marketing de conteúdo —  estratégia que visa educar os potenciais clientes de uma empresa — também é perfeitamente aplicável ao processo seletivo e muito efetivo para conseguir o engajamento de candidatos.

Entender quem é a persona (um perfil semifictício do profissional que se deseja contratar) faz com que o RH saiba o que é relevante abordar nos conteúdos. Assim, ao produzir materiais interessantes e divulgar em suas redes sociais ou blog institucional, a empresa atrai a atenção e engaja o profissional que procura.

Criar comunidades de candidatos

As maiores comunidades online —  como o Facebook, Twitter ou Linkedin —  facilitam a interação entre o público e a empresa. Para engajar, é fundamental estabelecer boa comunicação, criar empatia e se tornar próximo dos possíveis candidatos. Portanto, aproveite ao máximo ferramentas como:

  • grupos em mídias sociais;
  • fanpages e seguidores;
  • hashtags etc.

Em resumo, conseguir o engajamento de candidatos alinhados à cultura da organização pode se tornar muito mais eficiente com as soluções em RH adequadas. Aproveite o máximo de potencial da tecnologia!

Descubra também, nesse e-book, tudo o que você precisa saber sobre a carreira em W para oferecer aos profissionais de sua empresa as melhores possibilidades de crescimento!

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

Deixar comentário.

error: Content is protected !!
Navegação