1040729532643051
Estagiários

Ser contratado: saiba como se destacar no cargo de estagiário

O estágio é o período no qual o aluno tem a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendeu em sala de aula e, ainda, verificar de maneira plena como funciona o dia a dia da área escolhida.  Por isso, com a proximidade do fim desse ciclo, muitos formandos questionam como ser contratado de forma efetiva na empresa em que estão estagiando.

Uma regra básica é formar uma boa conduta dentro da empresa desde os primeiros dias como estagiário. Não dá para querer correr atrás quando estiver faltando apenas dois meses para terminar o contrato: é preciso que as pessoas ao seu redor — ao longo do tempo — consigam ver que seu empenho e a maneira como você trabalha podem contribuir para o ambiente profissional.

Para ajudar você a dar um passo certeiro em prol de como ser contratado após o estágio, veja os 6 passos que trouxemos no post de hoje. Acompanhe!

1 – Comporte-se como um efetivado

Um dos maiores erros cometidos por estagiários é achar, pelo fato de não ser um profissional efetivo da empresa, que não precisa dedicar-se muito ao cargo, muito menos vestir a camisa da companhia onde trabalha.

Para ganhar prestígio dentro do ambiente profissional, é necessário aceitar os desafios propostos, mostrar-se interessado em aprender e, também, em contribuir com soluções nos momentos de crise.

Por isso, seja produtivo, proativo e mostre-se. Você só será lembrado ou se fará essencial dentro da empresa caso seja lembrado por colegas e superiores.

2 – Seja pontual e responsável

Cumpra seus horários de maneira rígida, evitando atrasos constantes e sem justificativa. Não reclame caso precise um dia ou outro ficar até mais tarde, nem quando a o RH informar que não haverá emenda de feriado.

Não faça suas tarefas de última hora nem deixe de entregar algo que foi solicitado. Quando tiver dúvidas, pergunte! Mas faça isso antes dos prazos estourarem. Mantenha uma agenda sempre atualizada para não deixar nada escapar e monte um cronograma no qual você consiga trabalhar sem contratempos. Organização e pontualidade contam a seu favor.

3 – Tenha interesse em aprender coisas novas

Dificilmente um estagiário fica apenas em uma função. É comum, principalmente nas grandes empresas, haver um rodízio no qual o jovem profissional passe por todas as áreas de um mesmo setor.

Mesmo que você seja colocado para atuar em uma área que não desperte muito interesse, trabalhe com boa vontade e aproveite para explorar ao máximo a oportunidade. Pergunte sobre as novidades do setor, pegue contatos, converse com profissionais mais experientes. Dê o seu melhor sempre para que futuramente você possa escolher onde deseja atuar.

4 – Mantenha um bom relacionamento com todos

Seja solícito com os colegas de trabalho. Não se limite apenas a agradar ou puxar conversa com seus superiores: líderes modernos não aceitam bajulação. Crie um bom relacionamento com todas as pessoas a sua volta.

Não é necessário virar amigo de infância de todos, mas bons hábitos e espírito de equipe são sempre muito bem-vindos e costumam abrir portas.

5 – Cuide da sua imagem real e virtual

Educação, roupas que combinem com o perfil da empresa, mostrar-se disposto a contribuir com a equipe sempre que necessário são ações que vão moldando a sua imagem frente aos outros profissionais e seus superiores.

Do outro lado da moeda estão as redes sociais e a maneira como você se comporta no meio virtual. Evite postar conteúdos que posam contradizer a imagem que você passa na vida real. Conteúdos agressivos, preconceituosos, fotos constrangedoras e criticar colegas de trabalho ou mesmo a empresa — por mais que seja em tom de brincadeira — são atitudes fora de cogitação.

Podemos dizer que os princípios básicos de como ser contratado após o período de estágio estão muito ligados à sua postura durante toda a experiência dentro da empresa. É a forma como você se compromete e atua como estagiário que, no final das contas, será decisivo para o seu futuro profissional.

Gostou das nossas dicas? Acha que pode ajudar outros estagiários a saberem como ser contratados? Então, não deixe de compartilhar esse artigo em suas redes sociais!

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

Deixar comentário.

Navegação