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Gestão por competência e seus desafios

por Marcelo Braga
Gestão por competência e seus desafios

Empresas preocupadas apenas com seus resultados esquecem, por vezes, de desenvolver e aprimorar os meios que levam aos fins. Por isso, é fundamental adotar um modelo de gestão por competência.

O conjunto formado por conhecimentos, atitudes e habilidades dos profissionais tornou-se essencial para o sucesso de qualquer organização. Ele permite, também, a criação de recursos para atrair e reter talentos.

No entanto, a gestão por competência tem alguns desafios que precisam ser enfrentados. Continue a leitura para conhecê-los e veja, também, quais são as vantagens desse modelo de gestão.

Conceito de gestão por competência

A gestão por competência é um modelo no qual o RH se baseia para planejar estrategicamente o futuro da empresa. O ponto de partida é o seguinte: as pessoas rendem mais se estão em cargos relacionados com suas habilidades e atribuições.

O raciocínio é lógico e não tem mistério! O profissional que é mais comunicativo e sabe negociar, por exemplo, consegue obter mais resultados positivos na área de vendas do que internamente, no setor administrativo.

Podemos afirmar que a gestão de competência viabiliza a diminuição ou erradicação de problemas que envolvem a equipe e o gerenciamento do negócio — desde que esse modelo seja aplicado de forma correta.

Para tal, é necessário promover o alinhamento entre as habilidades e capacidades técnicas de cada colaborador com as atividades da corporação. É por meio dessa união que a companhia alcança resultados mais satisfatórios e os profissionais crescem.

Desafios da gestão por competência

O conceito nos leva a uma realidade muito positiva, mas isso envolve alguns desafios que precisam ser enfrentados. Conheça os principais:

Pouca integração entre as ferramentas de gestão

As ferramentas de gestão necessitam de uma maior integração. Elas não podem ser usadas de maneira isolada, pois isso não cria o ambiente necessário para o cruzamento de dados e a rápida tomada de decisão.

Desse modo, torna-se mais difícil para qualquer gestor identificar os pontos necessários que necessitam de alinhamento. Como ele saberá, por exemplo, quem são os melhores colaboradores para a execução de determinadas tarefas?

Demora ou inexistência de feedback

A gestão por competência funciona a partir do trabalho de todos — tanto de quem decide quanto de quem precisa cumprir ordens. No entanto, é comum que aconteçam falhas por pura e simples falta de comunicação.

Se o feedback não é constante, o colaborador pode demorar meses para descobrir que seu gestor gostaria que algo fosse feito de modo diferente. Perceba que a empresa deve se comunicar sempre de maneira transparente com todos!

Não atentar para as individualidades do colaborador

Pessoas são diferentes e têm necessidades, expectativas e individualidades próprias. Desconsiderar esses aspectos significa deixar de fazer gestão por competência.

Sendo assim, é fundamental que se observem as características de cada colaborador antes de realizar uma promoção. Pode ser que determinada pessoa não esteja preparada ou não queira ser líder.

E quando a empresa acredita que um colaborador tem potencial para assumir novos desafios, ela deve fornecer o treinamento necessário para que ele desenvolva competências ou melhore as que já tem.

Vantagens da gestão por competência

Quando sua empresa consegue enfrentar e vencer os desafios citados, auxilia os colaboradores a atingir as metas estabelecidas. É dessa maneira que a organização conquista as seguintes vantagens:

Definição do perfil de cada cargo

Cada cargo da organização passa a ser definido a partir de um perfil CHA, ou seja, que contempla conhecimentos, habilidades e atitudes.

Para o RH, trata-se de uma ajuda importantíssima, porque facilita bastante os processos de recrutamento e seleção de talentos. Com um perfil definido para cada vaga, a busca por novos profissionais passa a ser direcionada e mais precisa.

Agilidade nos processos de RH

Somente a definição de perfis para os cargos já garante mais agilidade aos processos de RH, mas a gestão por competência não para por aí.

A partir do conhecimento obtido em torno das habilidades, atitudes e capacidades técnicas requeridas pela organização, os profissionais de RH têm mais recursos para trabalhar em melhorias nas seguintes frentes:

Alinhamento dos sistemas de seleção

A gestão por competência também promove um maior alinhamento nos sistemas de seleção. Isso ocorre porque a definição de perfis para cada vaga cria a necessidade de inovar tanto no recrutamento quanto na seleção de profissionais.

Um processo comum, por exemplo, pode não ser capaz de identificar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos candidatos. Como as vagas têm perfis diferentes, caberá ao RH pensar em formas distintas de identificar cada necessidade requerida.

Como consequência, os talentos contratados já entrarão na companhia com um perfil mais alinhado ao fit cultural do negócio. Isso diminui índices como rotatividade e absenteísmo, além de reforçar a marca empregadora.

Redução de problemas de transição

Outra vantagem promovida pela gestão por competência é o aumento do comprometimento da organização em relação aos talentos que têm potencial de liderança.

Deixam de ocorrer as promoções prematuras e que, por vezes, colocam em risco a continuidade dos resultados obtidos. Selecionando-se melhor quem tem perfil para liderar, a cultura organizacional é fortalecida.

Os problemas de transição são resolvidos a partir de planos de carreira mais estruturados — também baseados na definição dos perfis ideais para a organização.

A empresa também passa a direcionar mais investimentos em treinamentos e programas de capacitação que estão alinhados às próprias metas estratégicas. Desse modo, ocorre a potencialização dos resultados já obtidos.

Ganho de satisfação e motivação

A gestão por competência faz com que a empresa deixe de focar somente os resultados e passe a entender os fatores que permitem alcançá-los. Dessa forma, entende que todo e qualquer desempenho é fruto de um trabalho mais profundo.

Com o foco nas competências que promovem os resultados, os colaboradores se sentirão mais motivados e satisfeitos. Como consequência, serão ainda mais produtivos e dedicados ao trabalho.

O RH tem um papel fundamental na aplicação da gestão por competência. Cabe a ele mapear necessidades, avaliar a adequação dos colaboradores, desenvolver pessoas, monitorar resultados, planejar ações, recrutar talentos e remanejar profissionais.

Nesse sentido, existe outro modelo que deve ser adotado para viabilizar os resultados desejados: a gestão de conhecimento. Descubra como aplicá-la!

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