Home Dicas Comportamentais Saiba como o treinamento comportamental pode influenciar nos resultados de sua empresa

Saiba como o treinamento comportamental pode influenciar nos resultados de sua empresa

por Marcelo Braga
Saiba como o treinamento comportamental pode influenciar nos resultados de sua empresa

O treinamento comportamental é um método de preparação e capacitação de colaboradores. Seu objetivo é obter resultados imediatos e pontuais com base no fornecimento de conhecimentos essenciais para as funções exercidas por eles.

Esse treinamento permite deixar os profissionais mais engajados, aumentando o seu desempenho. No entanto, as diferenças existentes entre as empresas e os colaboradores revelam uma necessidade: métodos específicos de ensino.

O treinamento aplicado em uma determinada organização pode não servir para outra. Por isso, o treinamento comportamental permite identificar o melhor método de ensino para cada grupo, bem como as habilidades que devem ser trabalhadas.

A metodologia DOM funciona dessa forma e conta com laudos e gráficos que destacam os pontos mais importantes para os resultados da análise.

Continue a leitura e saiba como o treinamento comportamental pode influenciar nos resultados da sua empresa!

Direciona as pessoas certas para as oportunidades

Tente explicar, do mesmo jeito, qualquer conceito para duas pessoas completamente diferentes. Certamente, você terá um grande desafio. Isso desperta a necessidade de adaptar a sua comunicação.

O mesmo ocorre nos treinamentos da sua empresa. Os colaboradores não são iguais e, dependendo da área ou, até mesmo, unidade da companhia, as necessidades e a maneira de aprender podem ser diferentes.

Ao adaptar os seus treinamentos para as particularidades de cada grupo, você maximiza as chances de direcionar as pessoas certas para as oportunidades existentes — principalmente aquelas que requerem um alto desempenho.

Auxilia no preparo dos colaboradores

Treinamentos preparados para determinados grupos são mais eficazes que os genéricos. Por esse motivo, o treinamento comportamental auxilia sua empresa no preparo dos colaboradores.

Ele identifica tendências de comportamento que podem ser agrupadas ou dissociadas para que você consiga traçar um plano eficaz de treinamento. Em vez de ser abrangente, ele direciona os conhecimentos para grupos específicos.

Dessa maneira, o preparo dos colaboradores ganha um reforço importantíssimo e contribui para um aprendizado rápido e, ao mesmo tempo, eficaz. Essa é a base que a sua empresa precisa para se manter competitiva no mercado.

Garante bons resultados

Colaboradores capacitados conseguem alcançar bons resultados com mais frequência. E o melhor é que eles contam com o total apoio de sua empresa para que trabalhem nos pontos que necessitam de melhorias.

Nem sempre o profissional tem uma visão estratégica sobre o próprio futuro, e pode perder um tempo precioso para identificar os conhecimentos que o levarão para o topo de sua carreira.

Sendo assim, o treinamento comportamental serve como guia e promove uma relação de ganho mútuo. O colaborador fica bem-preparado e a empresa obtém, como retorno, os bons resultados alcançados por ele.

Motiva as pessoas e aumenta o engajamento

O colaborador que não vê futuro dentro da companhia, geralmente, se vê preso pela falta de perspectiva profissional. Isso pode acontecer por diversos motivos, desde um clima organizacional ruim até a falta de capacitação.

O fato é que, uma vez dentro da empresa, todos desejam dar o máximo de si. Ao auxiliar os seus colaboradores para que eles se tornem mais produtivos, você aumenta as chances de eles ficarem motivados.

Profissionais motivados são, consequentemente, mais engajados e buscam oferecer ao negócio resultados cada vez melhores. Eles percebem que a empresa não está fixada somente em números, mas que também se importa com o bem-estar de todos.

Desenvolve bons hábitos

É muito importante que os colaboradores saibam que a empresa se preocupa com o desenvolvimento profissional deles. Mais que isso, é a percepção de que, sem esse crescimento, a carreira fica estagnada.

O treinamento comportamental mostra para os colaboradores a importância por trás do constante desenvolvimento profissional. Desse modo, eles desenvolvem bons hábitos e começam a buscar, por conta própria, outras formas de crescer.

Os profissionais adquirem disciplina e passam a focar em seus objetivos, para que não caiam na rotina improdutiva. Eles passam a maximizar a própria produtividade, organizando melhor o dia a dia no ambiente de trabalho.

Melhora a comunicação entre todos

A comunicação é um dos fatores decisivos para o bom desempenho de qualquer companhia. Quando esse fator é falho, impede que a empresa fale e que todos sejam ouvidos.

Em um ambiente onde impera a falta de produtividade, sobra espaço para a disseminação de boatos e rumores. Se você foca na capacitação das pessoas e direciona o tempo delas para o próprio crescimento, elimina esses e outros riscos.

O treinamento comportamental também possibilita uma melhora significativa na comunicação interpessoal. Ao identificar pontos de melhoria, é possível vencer barreiras comunicacionais como linguagem técnica ou tom de voz inadequado.

Capacita líderes para o futuro

Observe que todas as melhorias do treinamento comportamental que foram descritas até aqui são essenciais para o desenvolvimento de líderes. Do ponto de vista estratégico, este é um ganho incalculável para sua empresa.

Desenvolver líderes dentro de sua empresa possibilita a ascensão de profissionais altamente capacitados e que conhecem a fundo suas vantagens, problemas, expectativas e necessidades.

Trata-se de uma vantagem competitiva muito grande para a organização. Em vez de trazer alguém de fora, ela prepara os excelentes profissionais que tem para os desafios do futuro.

Reduz custos com o aumento da eficácia

Todos esses benefícios são direcionados para um só: o aumento da eficácia do negócio. Com ele, podemos seguir à diante e notar que essa é uma forma de reduzir custos de maneira prática e efetiva.

A motivação e o engajamento dos colaboradores ajudam a diminuir indicadores de RH como rotatividade e absenteísmo. Assim, você evita custos com as frequentes demissões e contratações de novos colaboradores.

Mais capacitados, os colaboradores conseguem resolver problemas comuns com soluções mais criativas e que, em muitos casos, têm um custo menor. Essa é uma maneira inteligente de tornar sua operação ainda mais eficiente.

O treinamento comportamental é um método que merece atenção. Com ele, sua empresa é capaz de maximizar os próprios resultados e se preparar para encarar o futuro com uma equipe preparada.

Uma ferramenta de treinamento comportamental pode ajudar sua empresa desde os processos de recrutamento e seleção de profissionais até o desenvolvimento daqueles que já fazem parte do quadro.

Para conhecer melhor os benefícios e soluções da metodologia DOM, fale conosco! Saiba tudo sobre nossa ferramenta e como os gráficos e laudos gerados por ela possuem um papel importante e definitivo para seus resultados.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário