Dicas RH

Saiba como atrair talentos para a sua empresa

Diante da grande competitividade na busca pelos melhores profissionais do mercado, saiba como atrair talentos para a sua empresa investindo em ações eficazes. Essa atuação deve ser direcionada corretamente para gerar os resultados esperados, já que requer constantes atualizações para acompanhar as mudanças nos perfis disponíveis.

Sua empresa sabe atrair colaboradores para montar uma equipe de sucesso? Então, confira as dicas imperdíveis que preparamos para você tornar o seu negócio mais interessante para os profissionais. Vamos lá!

Invista em treinamento de pessoal

Uma empresa que investe em capacitação é muito valorizada no mercado e, por isso, o treinamento é considerado um forte diferencial competitivo. Por mais que a importância da capacitação seja compreendida por muitos gestores, são poucos os que sabem planejar conforme a necessidade da organização, alcançando o retorno esperado.

Um bom plano de crescimento profissional atrai colaboradores para o seu negócio e fortalece a sua marca. Para manter uma uniformidade dos procedimentos e reter os talentos, o treinamento deve ser realizado tanto para os novos ingressantes quanto para aqueles com mais tempo de empresa.

Ofereça benefícios compatíveis com os cargos

Em um primeiro contato com a organização, seja durante o envio de currículo para uma vaga ou até mesmo ao longo da entrevista, os profissionais não se atentam somente para o salário oferecido. Os benefícios, como planos de saúde e carreira, vale-transporte, flexibilidade de horário e outros são igualmente valorizados.

Entretanto, é importante ressaltar que esses adicionais oferecidos devem ser compatíveis com o cargo em aberto, pois as motivações e as necessidades de reter determinados profissionais variam.

Ou seja, se um profissional é muito capacitado e suas características são raras no mercado, é interessante que os seus benefícios sejam maiores em relação aos cargos operacionais e de contratação mais acessível, por exemplo.

Trabalhe o marketing da empresa

Antes do contato direto com o profissional em uma entrevista, a empresa precisa investir nas ferramentas de comunicação e divulgação. Para atrair talentos, faz toda a diferença estar na hora e no local corretos!

Lembre-se de que, para direcionar as suas ações com maior eficácia, a organização precisa ter em mente qual é o público que deseja atingir.

Para despertar o interesse de potenciais candidatos, crie conteúdos que demonstrem que, além de ser um excelente local de trabalho, a empresa se preocupa em valorizar os seus recursos humanos.

Publicações sobre as atividades de integração desenvolvidas, os treinamentos realizados e as premiações por resultados são exemplos de assuntos que atraem pessoas e valorizam o seu negócio.

Fique de olho nas entrevistas e avaliações

Existem diversos casos de profissionais que desistem de trabalhar em uma organização após o processo de entrevista e avaliação. E isso nem sempre acontece por causa do salário!

A maneira como o recrutador conduz um processo de seleção impacta diretamente na percepção de uma pessoa quanto ao ambiente de trabalho e à liderança. A comunicação e o espaço que o gestor dá para o candidato se expressar são pontos bastante observados no primeiro contato com o estabelecimento.

Além disso, mostrar-se tecnologicamente disponível também é um diferencial na busca pelos melhores profissionais do mercado. Com recursos como o Skype, por exemplo, a empresa elimina a necessidade de deslocamento do candidato e torna-se acessível para um grupo maior de pessoas.

Faça um planejamento de integração do colaborador

Muitos gestores acreditam que o processo de recrutamento termina no instante em que o profissional assina o contrato de trabalho. Isso acontece por desconhecimento em relação à importância de se preocupar com a integração dos seus talentos desde o primeiro dia na empresa.

Quando essa incorporação planejada não acontece, o colaborador pode passar por situações indesejáveis e que deveriam ser evitadas. Esse constrangimento afeta a motivação da equipe e gera riscos de desligamentos precoces. A rotatividade de pessoas recém-contratadas torna a empresa menos atrativa, passando insegurança para os profissionais.

Agora que você já sabe como atrair talentos para sua empresa, que tal aprender um pouco mais sobre o processo de recrutamento e seleção? Temos o conteúdo ideal para você!

 

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

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