Home Recrutamento e Seleção Por que é importante ter um processo criterioso de recrutamento de estagiários e trainees*

Por que é importante ter um processo criterioso de recrutamento de estagiários e trainees*

por Marcelo Braga
Por que é importante ter um processo criterioso de recrutamento de estagiários e trainees*

Foi-se o tempo em que a importância do RH na hora de recrutar estagiários e trainees se resumia a receber currículos, organizar dinâmicas e entrevistas, coletar documentos e certificados e providenciar os devidos registros na carteira de trabalho.

Especialmente nos momentos de crise, em que assertividade no processo de seleção, mesmo de estagiários e trainees, se torna cada vez mais estratégica para garantir o atendimento aos requisitos das áreas de negócio, onde consequentemente a procura pelo primeiro emprego aumenta, o RH e os profissionais de Recrutamento e Seleção tem tomado um papel cada vez mais relevante e estratégico para garantir a cada ano uma nova safra promissora de estagiários e trainees.

Isso porque as melhores organizações querem contar com os melhores profissionais, e não há nenhuma área mais indicada do que a de Recursos Humanos para garantir que os melhores, mais bem preparados e alinhados com os valores da empresa sejam efetivamente contratados e, retidos.

Neste post, você vai ficar por dentro de alguns pontos que demonstram a importância em ter um processo criterioso de recrutamento de estagiários e trainees e a importância do RH para tornar a execução deste processo de seleção um sucesso. Confira.

1. Alinhamento de valores

O alinhamento de valores entre a empresa e o contratado é uma tendência que vem sendo cada vez mais priorizada nos processos de seleção e contratação de estagiários e trainees.

Nas áreas de recursos humanos, encontramos os mais capacitados profissionais da organização para identificar se os valores do candidato em questão realmente batem com os da empresa, o que normalmente é chamado de “fit cultural”, reduzindo as chances de que o contratado venha a ser demitido ou pedir demissão por se sentir “deslocado” dentro da organização.

2. Visão estratégica

Para ser visto — e respeitado — pelos demais departamentos da organização como um setor que vai além de solucionar ano após ano as questões burocráticas e as tarefas repetitivas dos processos de contratação de estagiários e trainees, os profissionais de Recursos Humanos precisam assumir uma posição estratégica e de liderança.

Não espere que os gestores demandem profissionais, mas aja proativamente e procure no mercado aqueles candidatos de maior potencial, que vão fazer a diferença no presente e no futuro da organização, somando suas habilidades e energia ao time da empresa como um todo.

3. Transmitir confiança     

Dois grandes desafios enfrentados diariamente pelos profissionais de RH: ganhar a confiança dos gerentes, diretores e do dono da empresa e também do candidato que se deseja contratar. Afinal, quem entende de gente é que deve ter a palavra final sobre gente, mas em alguns casos não é bem assim. No entanto, mais do que obstáculo, essa situação deve estimular e servir de incentivo para que o RH conquiste a confiança dos seus pares e dos contratados com melhores resultados do processo seletivo, com informações corretas e transparentes sobre todo o processo, maior assertividade, redução de custos e prazos e, ao mesmo tempo prover os candidatos com informações corretas e feedbacks quanto ao trabalho a ser feito, salário, carga horária, plano de carreira etc.   

Mas o papel do RH não termina assim que o candidato assina os termos de contrato com a empresa. Pelo contrário. Está apenas começando.

Cabe ao RH acompanhar, através de uma gestão de informações eficiente, se o recém-contratado está recebendo o treinamento conforme programado, se está devidamente orientado em relação às questões de cultura, compliance e mesmo as burocracias da empresa.

Além disso, é dever do RH buscar o feedback dos gestores sobre o contratado neste período de experiência, para que, caso haja algum problema, os Recursos Humanos possam intervir a tempo e orientar o novo funcionário, ajudando a este jovem profissional a evitar uma demissão precoce e, consequentemente, uma experiência frustrada logo no início de sua trajetória profissional, precavendo também o desfalque e turnover da equipe na qual estava alocado — um índice que compromete tanto a produtividade quanto impacta nos custos da empresa.

Como você pode perceber, se todas as empresas se dessem conta do por que é importante ter um processo criterioso de recrutamento de estagiários e trainees, possivelmente teriam mais capacidade de atrair os melhores candidatos do mercado.

Por outro lado, cabe ao RH assumir seu papel na geração de valor  nas corporações da nova economia, como um setor estratégico que gerencia não apenas pessoas, mas os talentos, ou seja as pessoas mais alinhadas a cultura e ao propósito da empresa, as mais capacitadas e as que realmente estão dispostas a fazer a diferença para as empresas alcançarem plenamente seus objetivos de negócio e o aumento de seu valor para o mercado, clientes etc.     

E você, o que pensa sobre utilizar processos inovadores e a tecnologia para tornar o RH mais estratégico e digital? Deixe seu comentário! Compartilhe este artigo com seus colegas!

*Trainee é o cargo atribuído a jovens profissionais recém-formados que serão treinados e capacitados para ocupar posições de liderança.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário