Home Dicas Empresarial Quer saber como realizar seleção de candidatos de maneira eficiente? Entenda mais!

Quer saber como realizar seleção de candidatos de maneira eficiente? Entenda mais!

por Marcelo Braga
Quer saber como realizar seleção de candidatos de maneira eficiente? Entenda mais!

A escolha dos profissionais é a etapa mais importante do processo de seleção de candidatos. Quando não é bem organizada e configurada, englobando todas as variáveis, o resultado obtido será diferente do desejado.

No entanto, para que a seleção ocorra da maneira correta e viabilize as contratações de profissionais alinhados às necessidades da empresa, é preciso traçar estratégias aplicáveis ao processo.

Existem diferentes técnicas de seleção, mas todas têm o objetivo de oferecer subsídios para uma escolha precisa. Entre elas, está o uso de tecnologias que permitem conhecer melhor os candidatos. Continue a leitura e saiba como realizar o processo de uma maneira eficiente.

Analise o perfil dos candidatos e a compatibilidade deles com a empresa

A seleção do profissional não deve ser focada apenas no conhecimento que ele tem sobre o setor. É necessário encontrar alguém verdadeiramente compatível com a função do cargo e com o fit cultural de sua companhia.

Para tal, faz parte de suas responsabilidades conhecer o gestor e a equipe que trabalharão com o profissional a ser contratado. Esse conhecimento possibilita a aplicação de filtros no processo de seleção de pessoas.

Além das competências técnicas, não se esqueça de considerar o relacionamento interpessoal. Em uma equipe muito colaborativa, falante e criativa, por exemplo, pode não ser uma boa ideia inserir um profissional tímido e que trabalha melhor sozinho.

Invista em seleções humanizadas

A humanização da seleção de candidatos envolve muitos requisitos importantes. Ela observa com cautela determinadas características comportamentais de cada profissional, como proatividade, habilidade de trabalhar em equipe e flexibilidade.

Sendo assim, a postura do profissional da área de Recursos Humanos também deve ser mais humanizada: ele necessita motivar o candidato a falar, mas sem tornar o momento da entrevista um verdadeiro interrogatório.

As dinâmicas também devem reforçar esse lado humano da seleção de candidatos. Lembre-se de que é importante revelar, por exemplo, quais são as principais habilidades interpessoais que possam contribuir com a equipe.

A seleção humanizada também contribui com uma avaliação mais global do futuro colaborador e não representa a escolha feita apenas com base em currículos com mais qualificações.

Use tecnologias para conhecer melhor os candidatos

Tecnologias como inteligência artificial e machine learning deixam a seleção de candidatos ainda melhor. Uma ferramenta de people analytics, por exemplo, consegue identificar o profissional mais adequado para uma vaga a partir da análise de filtros pré-definidos por sua equipe.

Uma entrevista gravada em vídeo pode ser analisada por uma ferramenta. Ela extrai as principais emoções notadas no candidato, destaca os termos utilizados e apresenta essas e outras informações em um relatório completo.

Ferramentas como essas oferecem também maior ganho de tempo para o trabalho de recursos humanos. Elas tornam o processo mais certeiro e ajudam a reduzir custos. Outro benefício é o tempo de admissão, que pode ser reduzido para até 1 dia.

Por meio dessas ferramentas de seleção de candidatos é possível identificar os pontos estruturais e situacionais dos profissionais. Esses são dados que possibilitam uma análise mais isenta e com foco no perfil que a empresa necessita.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais e marque outros gestores de RH para que vejam como é possível realizar a seleção de candidatos de uma maneira eficiente!

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro das novidades!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário