Home RH Qual o perfil do colaborador exigido no mercado atual? A gente explica

Qual o perfil do colaborador exigido no mercado atual? A gente explica

por Marcelo Braga
Qual o perfil do colaborador exigido no mercado atual? A gente explica

As mudanças no mercado de trabalho não são novidades para ninguém. Se no passado bastava uma graduação para estar à frente dos concorrentes, o perfil do colaborador atual exige outras aptidões além do conhecimento técnico.

Hoje, os funcionários ideais devem ser dinâmicos, flexíveis e independentes. É sobre isso que este artigo falará. Conheça aqui o que o atual mercado está buscando e as principais características desejadas pelas empresas.

Também apresentaremos um novo modelo de recrutamento para facilitar a captação desses profissionais disponíveis no mercado. Acompanhe o post e saiba mais!

O que o atual mercado procura

Atualmente, o perfil de colaboradores mais apreciado valoriza pessoas que se mostram capazes de contribuir com o desenvolvimento da empresa e que dominem amplamente o conhecimento exigido pela sua profissão, mantendo o equilíbrio entre o lado técnico e o humano.

Essa humanização vem acompanhada de ética, inteligência emocional e liderança. Os gestores procuram por uma equipe cada vez mais independente e apoiada em lideranças de setor, que têm iniciativa para alcançar as metas e trabalhem de acordo com as políticas da empresa.

Em um cenário cada vez mais dinâmico, é preciso que o quadro de funcionários acompanhe esse movimento e se reinvente junto.

A capacidade de se relacionar com os colegas e promover um ambiente de trabalho harmonioso contribuem para o crescimento e a receptividade às mudanças aplicadas dentro de uma organização.

Quais as principais características apontadas pelas empresas

Para entender um pouco melhor o que o mercado de trabalho espera dos colaboradores, reunimos as principais características apontadas pelas empresas. Veja:

Educação continuada

A formação acadêmica nunca vai deixar de ser um ponto muito apreciado pelas empresas quando se trata do perfil dos colaboradores. Contudo, essa exigência vai se adaptando conforme as mudanças do mercado.

Atualmente, as empresas têm estimado pela educação continuada, ou aprendizagem contínua. Profissionais que se dedicam a cursos de atualização, como MBAs, e demonstram interesse em aprimorar seus conhecimentos são vistos como pessoas dinâmicas, abertas às mudanças e altamente capacitadas.

Fluência em outros idiomas

Foi-se o tempo em que a fluência na língua inglesa era um grande diferencial. Hoje, o inglês é tão básico quanto a língua nativa. Com a expansão do mercado e a globalização, ser fluente em mais um ou dois idiomas é fundamental para estabelecer boas relações comerciais.

Competências comportamentais

Quando falamos em competências comportamentais, nos referimos às habilidades conquistadas por meio do autoconhecimento. Podemos destacar:

  • capacidade de tomar decisões acertadas;
  • empatia para trabalhar em grupo;
  • perfil de liderança;
  • controle emocional;
  • Ter motivação e motivar os colegas de trabalho.

As aptidões citadas acima estão cada vez mais valorizados no mercado atual. Perceba que, cada vez mais, o perfil ideal envolve habilidades para se relacionar dentro da empresa, criando um ambiente de trabalho harmonioso e assumindo uma postura mais independente.

Pessoas que apresentam resultados e soluções

O objetivo geral de toda empresa é alcançar resultados satisfatórios. Quem tem facilidade para atingir essas metas, normalmente apresenta também outras características, como criatividade, espírito de liderança, iniciativa e habilidades em comunicação.

É esperado de um colaborador engajamento e determinação, que a pessoa esteja à frente do seu tempo e ajude a encontrar as melhores soluções com rapidez e por iniciativa própria.

Bom relacionamento interpessoal

Indivíduos que estabelecem um bom relacionamento interpessoal constroem uma relação de parceria com seus colegas e conquistam a empatia de outras pessoas, além de se relacionarem melhor com líderes, gestores e diretoria.

A característica é muito valorizada, pois mostra uma postura amigável e de respeito que tem o poder de minimizar conflitos internos, estabelecer novas relações e receber apoio para a implementação de novos projetos.

Qual a importância de conhecer o perfil ideal

A nova geração que chega agora ao mercado está exercendo influências diretas no modelo de trabalho. Se antes a procura era por estabilidade, agora ela é por flexibilidade.

Os funcionários de hoje sabem das suas aptidões e o que o seu conhecimento pode agregar a uma empresa. Esse é um dos motivos pelo qual não se apegam a um cargo, buscando seu lugar onde realmente se sintam valorizados.

É daí que vem a importância de conhecer o perfil do colaborador. Quando a empresa está alinhada ao que vem acontecendo no mundo corporativo, consegue fazer o uso de todas as ferramentas necessárias para reter esses grandes talentos que vão fazer toda a diferença nos seus resultados.

Como é o novo modelo de recrutamento digital

Não é só o perfil do colaborador e o mercado de trabalho que estão se transformando com o tempo. A rotina da área de recursos humanos também vem sendo impactada pelos avanços tecnológicos.

A concorrência está mais acirrada, o tempo é cada vez mais curto e o desejo pela otimização dos recursos vem se tornado a palavra de ordem dentro de uma organização. Por isso, o modelo tradicional de recrutamento está migrando hoje para o digital.

Nele, os processos são realizados via web, por meio de plataformas que permitem automatizar várias etapas da seleção. Desde a triagem dos currículos até os testes comportamentais e de fluência em outros idiomas podem ser realizados online.

Quais são os benefícios

As vantagens de automatizar os processos são enormes para as empresas. O tempo que o RH levaria para aplicar questionários e dinâmicas para um grande grupo é reduzido quase pela metade, pois o número de candidatos participantes da entrevista presencial é consideravelmente menor. Dessa forma, as chances de contratar o perfil mais adequado para a empresa aumentam proporcionalmente.

A modernização também expande a diversidade de profissionais que podem concorrer às vagas. Como as primeiras etapas são realizadas pela internet, qualquer pessoa pode participar, o que é ótimo para empresas exigentes que têm dificuldades em encontrar o profissional mais apropriado para determinado cargo.

Com todas essas informações, você pôde perceber que não é só o perfil do colaborador que sofre os impactos das mudanças no mercado de trabalho. Os processos de recursos humanos também devem se reinventar para encontrar os profissionais mais bem preparados.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma experiência inovadora para compartilhar? Deixe um comentário em nosso post!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário