Home Carreiras Soft skills: o que são e quais são as mais valorizadas

Soft skills: o que são e quais são as mais valorizadas

por Marcelo Braga
Soft skills: o que são e quais são as mais valorizadas

Embora o conhecimento técnico seja fundamental, ele não é suficiente para garantir o sucesso de um profissional no mercado e nem os resultados da companhia em que ele atua. Hoje em dia, as empresas estão de olho em colaboradores e principalmente em líderes que se diferenciam nas chamadas soft skills.

Mas você sabe o que são soft skills, qual é a importância delas e quais são as mais valorizadas no mercado de trabalho? Então, não perca este post! Vamos explicar como essas habilidades são essenciais para produzir os resultados que as empresas buscam e de que forma elas aumentam a produtividade do time. Vamos começar?

O que são soft skills?

Soft skills são competências comportamentais, ou seja, características que um profissional tem e que facilitam seu sucesso no ambiente de trabalho. Diferentemente do conhecimento técnico, que é medido por meio de testes, a avaliação desses atributos nem sempre é simples, pois são aptidões intrínsecas ao ser humano, menos tangíveis, mas que podem ser desenvolvidas.

As soft skills mais requisitadas pelo mercado também mudam no decorrer do tempo. Afinal, alterações no cenário econômico exigem que a empresa tenha uma postura diferente para enfrentar os novos desafios que surgem. Em algumas áreas, determinadas habilidades são mais importantes para a companhia obter sucesso, enquanto, em outros, o perfil ideal para obter resultado é completamente diferente.

Qual é a importância das soft skills?

Há algum tempo, os profissionais de Recursos Humanos começaram a notar que colaboradores com o mesmo conhecimento técnico obtinham níveis de desempenho muito diferentes. Eles perceberam que, no dia a dia, os mais bem-sucedidos eram aqueles que apresentavam um determinado conjunto de aptidões ou soft skills.

Essas competências sociais ou comportamentais têm impacto na produtividade do indivíduo e, consequentemente, nos resultados do negócio. Além disso, quando as organizações aprendem como identificar as soft skills de um candidato antes da contratação, ela consegue reduzir o turnover e aumentar o Employee Lifetime Value.

Não é segredo que a maioria das empresas é conhecida por contratar pelo currículo (habilidades técnicas, hard skills) e demitir pelo comportamento (soft skills). Portanto, a identificação dessas características evitaria que candidatos sem essas competências ou sem o fit cultural adequado com a organização fossem escolhidos nos processos seletivos.

A dificuldade de avaliação das soft skills gera essa situação. Como já afirmamos, essas habilidades são menos tangíveis e, portanto, sua identificação é um desafio. Porém, o uso de ferramentas tecnológicas, estão possibilitando um diagnóstico cada vez mais preciso.

Quais são as soft skills mais valorizadas pelo mercado?

A lista de soft skills importantes para uma empresa pode mudar de acordo com seus propósitos, cultura, objetivos e o cenário econômico. Porém, algumas dessas competências são hoje as mais valorizadas no mercado. Fizemos uma seleção para que você saiba quais são elas. Confira!

Comunicação eficaz

A boa comunicação é fundamental independente do cargo do colaborador, mas principalmente para os líderes. É necessário que eles saibam expressar suas ideias de forma clara e façam as pessoas entenderem exatamente o que deve ser feito e como deve ser feito, evitando erros por falhas na compreensão.

Além disso, o papel de liderança exige a capacidade de persuadir e motivar, o que só acontece quando se usam as palavras com autenticidade e precisão.

Pensamento criativo

Uma das grandes preocupações das empesas é a tendência à comoditização de produtos e serviços. Isso significa que um grupo de concorrentes oferece opções tão semelhantes aos consumidores que a competição se baseia em preços, e não em diferenciais relevantes.

Nesse contexto, o pensamento criativo é essencial para promover a inovação e buscar alternativas para agregar valor, explorar melhor o segmento e realmente se destacar dos outros competidores.

Resiliência

A combinação entre adaptabilidade e resiliência é fundamental para obter sucesso em um mercado em transformação. Por isso, essas características são muito valorizadas. O profissional precisa olhar o cenário, identificar tendências e buscar maneiras de se adaptar, sempre.

Porém, esse processo de inovação não acontece sem erros. Diante desses fracassos ou em momentos de crise, a resiliência tem um papel muito importante. Ela permite que o profissional não se deixe abater pelo resultado negativo, aprenda com os erros cometidos e volte à atividade com ainda mais força e usando o conhecimento adquirido para corrigir a rota e alcançar o sucesso.

Capacidade de liderança

Não basta ter boas ideias. É necessário tirá-las do papel e transformá-las em projetos, produtos e serviços que gerarão lucro para o negócio. Por isso, é necessário ter colaboradores e líderes capazes de alocar recursos materiais, físicos, financeiros e humanos para obter os resultados esperados pela empresa. Extrair o máximo potencial das pessoas e sincronizar os esforços para atingir um objetivo é essencial.

Trabalhar em equipe

Para que um ambiente de trabalho funcione adequadamente, os colaboradores precisam conseguir trabalhar juntos em prol de um objetivo em comum.

Saber trabalhar em equipe irá ajudar a melhorar a produtividade e minimizará conflitos interpessoais. É preciso mostrar que você consegue colaborar em uma equipe e contribuir efetivamente para o sucesso de todos.

Trabalhar sob pressão

O ambiente profissional pode ser bem estressante, por conta da competitividade inerente a ele e a todas as entregas, prazos e compromissos que precisam ser cumpridos. Assim, haverá pressão sobre o colaborador para que ele desempenhe o máximo da sua capacidade.

Saber lidar com a pressão, mostrando capacidade de manter a calma e o foco mesmo em situação desfavorável é uma habilidade importante para conseguir ter sucesso no mercado de trabalho.

Solução de problemas

Pessoas proativas são aquelas que, diante de um problema, pensam em soluções e tomam a iniciativa para restaurar a normalidade. Esse é um perfil muito valorizado pelas grandes empresas, pois, se um colaborador sempre depende da orientação dos superiores para tomar uma atitude, os gestores ficam sobrecarregados com questões de menor importância, e os atritos se agravam, podendo atingir até mesmo os clientes.

No entanto, também é importante que a empresa fique atenta. Para que o colaborador se sinta livre para resolver problemas, é preciso que a organização dê autonomia aos indivíduos. Não adianta cobrar proatividade se a pessoa é tolhida ou punida cada vez que dá um passo sem a permissão de outros níveis hierárquicos.

Adaptabilidade

Nos dias atuais, o mundo está em constante modificação. Assim, é preciso estar sempre se adaptando aos novos cenários – aqueles que estão presentes e aqueles que ainda estão por vir, – bem como continuar disposto a aprender e a aprimorar-se constantemente enquanto as mudanças acontecem. Uma verdade em qualquer cenário, não apenas no âmbito profissional. Pessoas que conseguem se adaptar alcançam melhores resultados na carreira mais rapidamente.

Como identificar soft skills em candidatos e colaboradores?

As ferramentas tecnológicas têm promovido um avanço nesse sentido. Elas permitem, em primeiro lugar, analisar o comportamento dos seus atuais colaboradores e comparar esse perfil com o desempenho individual. Dessa forma, a empresa identifica quais são as soft skills mais relevantes para um determinado cargo e propõe programas de aperfeiçoamento para sanar eventuais gaps de competências.

Essas ferramentas também auxiliam muito no recrutamento. A Reachr, por exemplo, utiliza a metodologia DOM, que avalia 15 habilidades comportamentais, para filtrar os profissionais de acordo com os requisitos necessários para cada vaga.

De forma simples e prática, ela cria um ranking em que mostra quais são os candidatos que melhor correspondem às suas exigências de contratação, incluindo suas soft skills por meio de recursos avançados de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Ficou interessado em saber como a tecnologia pode ajudá-lo a identificar os candidatos com as soft skills essenciais para o seu negócio? Converse com o nosso especialista, conheça os diferenciais da ferramenta e tire todas as suas dúvidas. Aguardamos seu contato!

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para evoluir na sua carreira? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário