Home RH Psicologia organizacional aplicada ao RH: confira os benefícios

Psicologia organizacional aplicada ao RH: confira os benefícios

por Marcelo Braga
Psicologia organizacional aplicada ao RH: confira os benefícios

A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos e comportamentos relacionados ao trabalho. Seu principal objetivo é promover a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores na empresa, o que afeta diretamente sua produtividade e seu desempenho.

Toda organização lida com dificuldades, seja para motivar seu pessoal, melhorar o clima empresarial ou encontrar os profissionais certos. Independentemente do seu desafio, contar com a ajuda de uma área que estuda o ser humano e seus comportamentos faz toda a diferença.

Por isso, no post de hoje vamos apresentar o que é a Psicologia Organizacional e quais contribuições ela pode trazer a uma empresa. Confira e se inspire!

O que é Psicologia Organizacional?

Essa ciência apareceu pela primeira vez na época da primeira Revolução Industrial. Com o passar do tempo, ela começou a se voltar para o bem-estar e a saúde mental das pessoas no trabalho, deixando cada vez mais claro o quanto esses fatores são importantes para o desenvolvimento de qualquer negócio.

O RH de uma empresa deve sempre contar com, pelo menos, um psicólogo organizacional, que vai analisar os fatores psicossociais relacionados ao trabalho e contribuir para diversas atividades da área, tornando-as mais direcionadas e assertivas. A Psicologia Organizacional permite, assim, o alinhamento dos interesses da empresa com as necessidades dos colaboradores.

Quais são os benefícios da Psicologia Organizacional para uma empresa?

Agora que você conhece a importância da Psicologia Organizacional de modo geral, vamos explicar algumas das suas vantagens específicas. Confira!

Resolução de problemas com colaboradores

Profissionais da Psicologia praticam a empatia durante toda a sua formação e ao executar o seu trabalho. Com essa habilidade bem desenvolvida, além dos outros conhecimentos específicos, fica mais fácil lidar com conflitos, encontrar soluções de problemas com colaboradores e melhorar o clima organizacional.

Acompanhamento de metas

O psicólogo tem conhecimento das metas da empresa ao mesmo tempo que consegue analisar demandas dos profissionais. Assim, ele pode identificar os melhores meios para motivar seus colaboradores, influenciando a sua produtividade e, consequentemente, o alcance de objetivos.

Auxílio no processo de recrutamento e seleção

A Psicologia Organizacional pode contribuir para cada etapa de um processo seletivo, desde o planejamento, definição do perfil ideal para a vaga, recrutamento até a sua realização. O psicólogo da área está apto a aplicar técnicas e metodologias específicas para avaliar e selecionar os candidatos, levando a resultados mais assertivos e eficazes.

Esse profissional é o único que pode aplicar testes psicológicos, que fazem toda a diferença no processo. Além disso, ele pode realizar entrevistas, dinâmicas, provas situacionais e outras avaliações.

Aumento da qualidade de vida e da produtividade

A qualidade de vida das pessoas no trabalho está diretamente ligada à produtividade. A Psicologia Organizacional está ciente disso e, com seus conhecimentos, permite identificar fatores que estão interferindo na saúde e no bem-estar dos colaboradores.

O psicólogo analisa a cultura organizacional, o ambiente e o perfil dos profissionais. A partir daí, verifica o que gera estresse, conflitos e demais problemas, assim como o que gera motivação e satisfação.

Redução do turnover e dos custos

Além de contribuir para as relações interpessoais, o clima organizacional e o aumento da motivação, a Psicologia ainda pode ajudar a aplicar pesquisas, elaborar planos de carreira e muitas outras ações dentro da empresa.

Dessa maneira, ela garante colaboradores mais satisfeitos, que não vão desejar sair da organização facilmente. Assim, os índices de turnover diminuem e, consequentemente, acontece o mesmo com os custos que você teria com o absenteísmo e os pedidos de demissão, por exemplo.

Como a Psicologia Organizacional pode ser aplicada em uma empresa?

Para implementar a Psicologia Organizacional, é preciso, primeiramente, contratar psicólogos da área para integrarem a equipe. É interessante que os demais profissionais do RH e da Gestão de Pessoas também tenham certo conhecimento sobre o assunto para aplicá-lo em seu trabalho no dia a dia.

Uma alternativa é contratar consultorias de Psicologia Organizacional para atividades determinadas, conforme as necessidades. Lembre-se que essa é uma área fundamental para o seu negócio e, portanto, vale a pena incluí-la nas suas prioridades e no seu orçamento.

Esperamos que você tenha gostado do post. Sua empresa já trabalha com a Psicologia Organizacional? Deixe um comentário contando a sua opinião!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário