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Profissionais do futuro: Conheça aqui as 5 principais competências

por Marcelo Braga
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Considerando o contexto que estamos vivendo, a noção de futuro é bastante próxima, uma vez que a pandemia acelerou o processo de mudanças na sociedade mundial. Quem já não escutou esta frase: evoluímos 5 anos em 7 meses!

Nossa relação com a tecnologia e novos modelos empregatícios estão em constante evolução e o profissional que pretende ser desejado pelas empresas deve sempre buscar o aperfeiçoamento.

Para te ajudar, listamos cinco características essenciais para 2021:

Pensamento crítico

A dinâmica da evolução tecnológica exige cada vez mais a necessidade de questionamento sobre os processos e propósitos das empresas. A capacidade de análise é uma competência altamente valorizada para agregar inovação e assertividade às organizações.

Adaptabilidade

As pessoas mais flexíveis, tem sua estrutura cerebral preparada para se adaptar às constantes mudanças apresentadas pela realidade. Quem possui essa habilidade está mais preparado para realizar julgamentos, tomar decisões e resolver problemas complexos. Com a urgência de mudanças repentinas que a humanidade experimentou a partir do coronavírus, profissionais com essa competência demonstram uma enorme vantagem frente ao mais conservadores.

Criatividade

Em um cenário de incertezas, a inovação pode representar o divisor de águas entre o sucesso ou o fracasso dos empreendimentos. Entretanto, as empresas não buscam somente perfis criativos. É preciso ter a habilidade de sair do campo das ideias, e colocar em prática suas proposições. Os novos criativos precisam ser competentes em criar, propor, desenvolver e inovar.

Senso de aprimoramento

O dinamismo do mercado e a rapidez das mudanças fazem com que as empresas optem por profissionais com essa competência. Não há mais espaço para quem estagnou quanto ao nível de conhecimento. Uma postura de constante aprimoramento é fundamental para profissionais de todas as áreas. O profissional do futuro precisa estar em processo de aprendizagem, de forma permanente.

Empatia

A palavra empatia tem sido muito utilizada nos últimos meses em diferentes contextos. Ela está ligada à habilidade para cooperar, dialogar e resolver conflitos, a partir da habilidade de se colocar no lugar do outro. No ambiente profissional, a empatia tornou-se imprescindível para garantir continuidade de projetos e processos. Como todas as pessoas foram afetadas pelo mesmo problema, colocar-se no lugar do outro tornou-se algo fundamental para superar a crise trazida pela pandemia e pelos seus desdobramentos.

Aliada a suas habilidades técnicas, as habilidades comportamentais, também chamadas de soft skills o tornarão um profissional desejado e valorizado no mercado de trabalho. Então, explore seus pontos fortes e esforce-se para melhorar habilidades menos desenvolvidas.

Torcemos aqui para que você sempre encontre o sucesso na sua jornada profissional.

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