Home Dicas Empresarial Mais que tendências: 7 processos inovadores de recrutamento

Mais que tendências: 7 processos inovadores de recrutamento

por Marcelo Braga
processos inovadores de recrutamento

Em qualquer negócio, ter uma equipe bem capacitada e com o perfil adequado às tarefas é fundamental para se destacar dos concorrentes. E, para alcançar esse resultado, o trabalho de seleção de novos colaboradores é um dos fatores mais importantes. Por isso, os profissionais de RH devem sempre estar atentos aos processos inovadores de recrutamento.

Uma seleção bem executada é essencial para encontrar os talentos ideais. As companhias mais antenadas, em busca dos melhores profissionais, realizam processos inovadores de recrutamento para atrair e conquistar candidatos brilhantes. A inovação, nesse caso, permite localizar a pessoa certa para a vaga em questão. A criatividade contribui para encontrar o talento que mais combina com a cultura organizacional, atendendo a todos os requisitos técnicos e comportamentais.

Contratar a pessoa certa traz benefícios, como conseguir maior engajamento do colaborador em menor espaço de tempo, diminuição do turnover, investimento certeiro em um profissional que tem muito a contribuir. Continue a leitura e entenda mais sobre as principais tendências de recrutamento!

Processos inovadores de recrutamento

Vale tudo: games, maratonas de tecnologia, plataformas de match, interatividade, perguntas surpreendentes e situações inusitadas. Não há uma receita! Recrutar é uma arte, não é uma ciência, por isso a criatividade permite tudo (ou quase tudo).

Conheça 7 processos bastante diferenciados e tire suas conclusões!

1. Gamification

Acredite, é possível analisar as habilidades técnicas e a personalidade de um candidato por meio de jogos. A partir das atitudes que ele toma (ou não), das escolhas que faz e do jeito que conduz o game, ao fim da experiência os analistas de recrutamento e seleção conseguem mapear os conhecimentos e os comportamentos dos profissionais com um bom nível de precisão.

Técnicas de gamificação, principalmente para a área de vendas, possibilitam mapear o grau de competitividade, o que motiva (benefícios, remuneração, reconhecimento), o que desmotiva e qual é o perfil de cada um, sempre com ligação a temas relacionados aos negócios. Além disso, essas práticas oferecem um critério bem claro de sucesso. Afinal, você precisa de uma métrica para poder calcular pontos.

2. Hackathon

Muitas empresas de tecnologia como realizam maratonas entre desenvolvedores, programadores e demais profissionais de TI. Na ocasião, eles precisam resolver problemas reais da área, desenvolver softwares ou aplicativos que melhorem algum processo da empresa ou encontrar erros e furos em códigos, sites ou sistemas da companhia.

Alguns eventos viram a madrugada, outros são realizados durante o expediente. E o melhor, o desafio de programação ocorre no próprio ambiente corporativo e muitos gestores atuam como “olheiros”. Eventos assim são uma ótima oportunidade para encontrar profissionais de talento, além de avaliar outras habilidades, como a capacidade de comunicação e de resolução de conflitos.

3. Recrutamento online

Imagine uma plataforma digital que possibilita o encontro perfeito entre empresa e candidato. Com simplicidade, rapidez, assertividade e automação, em pouco tempo, o recrutamento online aponta quem é o profissional ideal, sem a necessidade de realizar inúmeras entrevistas.

É verdade que, para ter uma noção mais completa de como um profissional atua, é importante falar cara a cara com o candidato. Mas pode ser um pouco caro e inconveniente trazer todo mundo para sua empresa para cada teste. Por meio do recrutamento online, você pode filtrar os melhores candidatos, ou até executar o processo inteiro a distância.

Além disso, a plataforma da Reach oferece feedbacks a cada etapa da seleção e aponta qual o índice de empregabilidade do trabalhador, quais habilidades ele precisa desenvolver ou melhorar, quais são os seus principais talentos e como se posiciona perante a concorrência. Uma excelente contribuição durante essa etapa de colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

4. Seleção interativa

Mais do que ler um currículo ao vivo, uma das mais fortes tendências de recrutamento hoje em dia é fazer com que o candidato seja mais ativo durante o processo. Além de avaliar suas atitudes durante o contato com a empresa, isso também dá a ele a oportunidade de conhecer melhor o negócio e a dinâmica da empresa, entre outros aspectos.

A VivaReal, além de utilizar ferramentas digitais para as primeiras etapas do recrutamento, como o teste técnico, usa vídeos e e-mails.

Nas primeiras entrevistas presenciais, são feitas visitas guiadas pelo escritório, tour pelo museu Reviva e interação nos espaços que poderão ser seu futuro ambiente de trabalho.

5. Entrevista por vídeo

Como já mencionamos, é cada vez mais comum que ao menos uma parte do processo seletivo seja executado por meio de uma plataforma online. Porém, isso não precisa se limitar a coisas como o cadastro do currículo, nem mesmo à aplicação de testes. Com tanta tecnologia à sua disposição, você tem bem mais opções.

Um exemplo é a entrevista por vídeo. Com ela, você pode economizar o tempo, recursos e espaço necessários para uma entrevista presencial, mas ainda assim ter um contato próximo com o candidato e tirar o maior proveito possível dessa interação.

6. Automação

Outra das grandes tendências de recrutamento nos últimos anos é a implementação de automação de processos em diversas frentes. Triagem de currículos, aplicação de testes e e-mails de contato, por exemplo, são bem fáceis de automatizar, o que economiza mais tempo e recursos da empresa.

Sim, você ainda vai precisar de um pouco de intervenção humana ao longo do caminho. Não tem como contratar alguém sem ter uma conversa direta ou avaliar outros detalhes do seu comportamento. Porém, essa parte do seu trabalho também pode ser facilitada se você não tiver que se preocupar tanto com toda a parte burocrática.

7. Soft skills

Por fim, mas não menos importante, os processos de recrutamento e seleção envolvem muito mais do que as informações do currículo, como já mencionamos. Há muitas outras coisas que entram em jogo, como o perfil do candidato, habilidade de comunicação, organização etc.

Essas são as chamadas soft skills, capacidades que não fazem parte de nenhuma formação técnica, mas que precisam ser desenvolvidas para assegurar o melhor desempenho para qualquer área de atuação. Em alguns casos, essas habilidades valem tanto quanto uma especialização, ou até mais.

Enfim, encontrar o profissional ideal é uma forma de tornar o RH mais estratégico e contribuir para o alcance de resultados extraordinários. Processos inovadores de recrutamento auxiliam as companhias a localizarem candidatos inovadores.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário