Home Dicas Carreira Primeiro estágio: 5 dicas para encontrar uma vaga com a sua cara

Primeiro estágio: 5 dicas para encontrar uma vaga com a sua cara

por Marcelo Braga
primeiro-estagio-5-dicas-para-encontrar-uma-vaga-com-a-sua-cara

O primeiro estágio é algo marcante na vida de qualquer aluno. Depois de acumular uma grande carga de conhecimento teórico, procuramos um local para aplicar aquilo que ainda está fresquinho em nossa cabeça. Depois de tanta dedicação e suor para adquirir conhecimento, é importante escolher bom um lugar para estagiar. Afinal, ele será a fonte do aprendizado prático que você levará para o mercado de trabalho.

Trouxemos para você 5 dicas que irão te ajudar a encontrar um estágio com sua cara, confira:

1. Pense em você

Para começar, você precisa identificar qual é o seu perfil. É comum se sentir eufórico e com vontade de trabalhar logo, procurando estágio em lugares que podem não ser tão atrativos. Mas se a vaga não se parecer com você, suas chances de permanecer na empresa por muito tempo caem e a possibilidade de ser uma experiência traumática aumenta.

Pense em qual área de sua formação você gostaria de atuar e reflita sobre suas habilidades. Analise quais atividades você gostaria de realizar, o tipo de ambiente de trabalho que te atrai, quem serão seus clientes, entre outras questões.

É importante analisar, ainda, como será sua rotina depois que você estiver estagiando, para evitar incompatibilidade de horários com a faculdade e a diminuição do seu rendimento acadêmico.

2. Trace seus objetivos

O que você espera com o estágio? Essa é a pergunta chave para seu sucesso, pois os seus objetivos guiarão suas escolhas. Suas experiências vão para seu currículo e servirão de base para o futuro de sua carreira.

Reflita sobre o que você espera de sua vida profissional e estabeleça metas de médio e longo prazo (como você gostaria de estar daqui a 6 meses? E daqui a 5 ou 10 anos?). Pense também se você tem vontade se especializar em alguma área ou se quer fazer algum outro tipo de formação continuada.

3. Pesquise sobre áreas de atuação

Toda profissão abre portas para os mais variados tipos de atuação no mercado. Pesquise mais a fundo sobre seu curso, investigue quais são as possíveis áreas em que você pode trabalhar.

Conversar com profissionais de áreas diferentes para tirar dúvidas sobre como é trabalhar naquele cargo pode ajudar bastante!

4. Selecione empresas nas quais gostaria de trabalhar

Depois de definir a área de atuação, é hora de analisar o mercado de trabalho. Busque saber quais empresas são mais interessantes para você e faça uma lista de nomes. Pesquise sobre cada uma delas através de seus sites, saiba sobre sua missão, visão, valores e como é sua cultura organizacional.

Conheça as empresas de perto e, se puder, converse com funcionários ou mesmo seja um cliente. Se te interessar, envie um currículo descrevendo seus interesses. Lembre-se de que não basta ter um estágio, é preciso que você se identifique com a empresa e o trabalho, para que também haja motivação para crescer.

5. Mantenha contatos

É importante manter-se em contato com pessoas de sua profissão. Aproxime-se de colegas, professores e profissionais; frequente simpósios, cursos, palestras e congressos. Fale de sua busca pelo primeiro estágio com eles e com amigos e familiares. Caso você conheça alguém que trabalhe na empresa que deseja trabalhar, peça que o indique.

Agora você está mais preparado para buscar o seu primeiro estágio, a Reachr deseja a você muito sucesso! Ainda tem alguma dúvida ou deseja nos contar sua experiência? Deixe seu comentário!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário