Home Dicas Empresarial Preciso de um aumento de salário. Como devo abordar meu chefe?

Preciso de um aumento de salário. Como devo abordar meu chefe?

por Marcelo Braga

Preciso de um aumento de salário. Como devo abordar meu chefe? Para responder a esta pergunta, você deverá se fazer outras!

Você merece este aumento? Como tem sido sua performance nos últimos anos? Há quanto tempo está na empresa ou teve um último aumento? Sua remuneração está de acordo com a remuneração de profissionais com qualificação similar a sua? E dentro da sua empresa, sua remuneração está alinhada com colegas em posições similares? Você tem sido convidado por outras empresas para participar de processos seletivos? Em caso positivo, qual tem sido a sua percepção com relação a remuneração praticada nas outras empresas?

Se as respostas as estas perguntas são favoráveis então você está apto a iniciar uma conversa deste assunto com seu superior. Mas antes, procure saber mais informações sobre o momento da empresa. Obviamente não é por a empresa estar com dificuldades, ou não estar batendo a meta que um profissional não possa ter a sua remuneração ajustada. No entanto, sem dúvida, esta é uma informação relevante que auxiliará no preparo da argumentação que deverá ter para defender seu aumento ou promoção.

Existem várias formas de se abordar o superior sobre este assunto, que variam muito de acordo com o estilo do chefe, cultura da empresa, grau de interação que possui com o chefe, entre outros. No entanto, sem dúvida esta comunicação deve ser feita levando em consideração aspectos dos resultados que vem apresentando. Evite fazer comparações, ou deixar o superior em posição de confronto. Se acuado a decisão dele pode não ser a melhor para você. Dê espaço e tempo para ele avaliar, combine metas e resultados. Defina um prazo para quando podem voltar a conversar sobre o assunto.

Peça feedbacks de onde pode melhorar. E principalmente, esteja preparado para ouvir um não, ou feedbacks negativos que não esperava. E se este não acontecer, que não seja motivo para jogar tudo para o alto, e sim um motivador a mais para superar desafios e fazer um combinado novo que irá melhorar ainda mais, e que em breve gostaria de voltar a discutir com ele sobre sua promoção/aumento.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário