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Employer branding: Por que o seu RH precisa saber o que é

por Marcelo Braga
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A contratação de um colaborador é um processo que pode resultar em ótima aquisição para a empresa ou ser um verdadeiro desastre. Por isso, faz parte das preocupações do RH atrair os melhores candidatos. Mas como fazer com que as principais cabeças do mercado se interessem pela disputa de uma vaga em sua organização? Saber o que é employer branding e usá-lo a seu favor pode fazer a grande diferença.

Você sabe o que é employer branding? Entende como esse conceito pode atrair os melhores candidatos para o seu processo de recrutamento? Compreende como ele pode ajudá-lo a construir uma equipe campeã?

Se você ainda não conhece bem esse conceito, descubra neste post como ele pode ser seu aliado na hora de fazer as melhores contratações para a organização. Continue a leitura!

O que é employer branding?

Para aplicar, primeiro é preciso conhecer. Employer branding nada mais é que a “marca do empregador”. É a reputação que a sua empresa tem diante de seus funcionários e do mercado como um todo no que diz respeito à sua qualidade como local de trabalho. Em outras palavras, é a imagem ou fama que a organização possui como empregadora.

Alguns fatores são importantes para construir essa reputação. Veja alguns exemplos:

  • Trata-se de um lugar com o clima organizacional agradável, onde as pessoas trabalham e são felizes?
  • O modelo de gestão favorece o crescimento profissional e o desenvolvimento dos talentos?
  • A empresa oferece benefícios equivalentes ou mais vantajosos que os concedidos pelo mercado por empresas do mesmo setor?
  • A empresa proporciona bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal aos colaboradores?
  • Qual é a visão que os trabalhadores têm da companhia: ela apresenta boas oportunidades para a construção de uma carreira ou é apenas um estágio de passagem, no qual eles aprendem para buscar novas chances no mercado?
  • A empresa reconhece os esforços de seus colaboradores ou apenas exerce pressão para a obtenção de resultados, sem uma contrapartida?

Todos esses pontos são frequentemente avaliados pelos colaboradores. De uma forma que a empresa não tem qualquer controle, essas percepções são difundidas diante dos círculos dos quais eles fazem parte.

Assim, a dinâmica de interação entre colaboradores e empresa constrói uma reputação no mercado que é conhecida como employer branding.

Por que o employer branding é importante?

A estrutura física de uma empresa é fundamental, e sua marca também. O equipamento pode ser moderno, com tecnologia de ponta. Contudo, qualquer especialista em gestão concordará que nenhum desses fatores é o principal ativo de uma organização.

O grande diferencial que transforma a empresa em sucesso absoluto ou em fracasso retumbante — havendo, entre eles, o limbo da mediocridade — é a qualidade de seus recursos humanos.

Por isso, para que uma empresa alcance patamares de excelência e conquiste o nicho de mercado que deseja, ela precisa investir esforços, conhecimento e recursos em contratações também excelentes.

Como atrair os melhores profissionais do mercado para os quadros da organização? Convenhamos que salários e benefícios também são essenciais, mas é possível que outras empresas ofereçam vantagens semelhantes.

O grande atrativo para esses profissionais é justamente a reputação que a companhia possui como empregadora no mercado, ou seja, o seu employer branding. 

Será que isso é mesmo tão importante?

Pense no seguinte cenário, comum nos dias atuais: muitos daqueles antigos baby boomers fiéis à empresa onde construíram a carreira estão se aposentando. A geração X ocupa grande parte dos postos de liderança hoje. No entanto, a grande força de trabalho está cada vez mais sendo constituída pela geração Y. Criativos, inovadores e motivados, eles podem garantir uma guinada nas organizações, mas o que os atrai?

Diferentemente das gerações anteriores, os Millenials, como também são conhecidos, esperam mais do que um bom salário e estabilidade no emprego. Fidelidade a uma companhia não está em seus planos.

Além da recompensa financeira, eles buscam um propósito em sua atividade profissional, planos de carreira justos e desafiadores, assim como qualidade de vida.

Portanto, para atraí-los e mantê-los, é necessário que a organização tenha cuidado especial em garantir um ambiente promotor do desenvolvimento pessoal e permita o equilíbrio na administração das diversas áreas da vida do colaborador — aspectos relacionados justamente ao employer branding da companhia.

Como o employer branding tem impacto na produtividade?

Vamos aos resultados? Afinal, é o que os gestores levam em consideração, no fim das contas. Como o employer branding contribui para atingir as metas da empresa?

O mundo corporativo, hoje, fala muito em produtividade e competitividade. Elas são essenciais para a sobrevivência da empresa. No entanto, para obtê-las o principal diferencial competitivo é a qualidade do capital humano.

Embora as empresas devam fazer esforços para capacitar e aperfeiçoar a competência de seus colaboradores, também é possível investir na qualidade desse ativo captando candidatos bem preparados durante o recrutamento.

Para atrair esses profissionais disputados, a companhia precisa ter um employer branding compatível com as expectativas desses indivíduos.

Por isso, da mesma forma que o departamento de marketing faz da marca um atrativo para os consumidores, o profissional de RH deve gerenciar o employer branding da companhia a fim de que suas vagas sejam interessantes para os melhores profissionais disponíveis no mercado.

Então, como esse conceito contribui para a produtividade?

  1. Quando a empresa é um bom local para se trabalhar, os colaboradores atuais ficam satisfeitos e produzem mais.
  2. Uma boa empresa para trabalhar investe também na capacitação e aperfeiçoamento profissional de sua equipe, que, além de se sentir valorizada, aumenta sua competência e faz o quê? Isso mesmo: produz mais!
  3. Valorizados e produtivos, esses profissionais falam bem de sua empresa para o seu círculo de amigos, criando uma imagem positiva como empregadora.
  4. Quando é necessário expandir um negócio e contratar pessoas para ocupar novos cargos, os melhores profissionais do mercado ficarão de olho na vaga. Assim, o RH tem candidatos mais preparados para assumirem o posto de trabalho. Resultado disso: produtividade!
  5. Enfim, os colaboradores sentem que trabalhar nessa organização é uma oportunidade imperdível, superior a todas as outras oferecidas pelo mercado. Para se manterem no quadro de funcionários, eles se empenham em ser mais produtivos.

Portanto, investir na construção dessa reputação é uma aposta certeira para o RH que deseja captar talentos, retê-los na companhia e ver uma escalada de qualidade de produtividade.

Além disso, por atrair candidatos mais preparados, a aplicação do conceito facilita o processo de recrutamento, seleção e treinamento, pois quem pleiteia vagas na empresa já tem todos os requisitos necessários para ocupá-las.

Entendeu o que é employer branding e como ele pode alavancar a produtividade de sua equipe? Achou o conteúdo interessante? Então não perca tempo! Compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais! Nós nos encontramos por lá!

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