Home Atração e Retenção Cultura e clima organizacional: 10 dicas para cultivar a sua

Cultura e clima organizacional: 10 dicas para cultivar a sua

por Marcelo Braga
cultura e clima organizacional

Cuidar da cultura e clima organizacional da empresa é primordial para garantir o sucesso do negócio.

Afinal, esses dois conceitos são determinantes para a prosperidade de uma organização, pois estão diretamente relacionados à produtividade dos colaboradores. 

Atualmente a cultura e o clima organizacional também influenciam na forma como as pessoas pensam e agem e reagem dentro da empresa.

Por isso, devem ser priorizados pelo RH, que deve desenvolver estratégias de gestão focadas em melhorias e no aumento da performance dos times. 

Continue a leitura e conheça 10 dicas para alcançar esse objetivo.

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

A cultura e clima organizacional possuem a mesma importância, mas são conceitos distintos.

A cultura organizacional diz respeito a uma série de normas, crenças e valores compartilhados dentro da empresa.

Além disso, está vinculada à missão, visão e valores da organização.

Podemos dizer que ela é a identidade e propósito da organização, isto é, como ela se apresenta para o mercado e para seus diversos públicos.

Desse modo, os gestores do RH têm o papel de estabelecer e disseminar esta cultura, a fim de garantir que os colaboradores atuem de forma coerente com os valores da companhia. 

Já o clima organizacional está ligado à percepção dos colaboradores em relação à qualidade do ambiente de trabalho.

Em outras palavras, trata-se da “atmosfera” interna, ou seja, a junção de sentimentos dos colaboradores sobre o local de trabalho.

Em geral, quando as equipes trabalham unidas e motivadas, o clima tende a ser positivo e os colaboradores usufruem de um bem-estar organizacional.

Por outro lado, quando isso não acontece, é provável que haja mais estresse no trabalho, conflitos entre as equipes, além de outras situações.

Além disso, fatores como a alta rotatividade de talentos e baixa produtividade são consequências de um clima organizacional negativo.

Por que implementar uma cultura e clima positivos na empresa?

Em primeiro lugar, a estruturação de uma cultura e clima organizacional positivos é essencial para que colaboradores se identifiquem com ela.

Assim, fica mais fácil alinhar as atitudes e os comportamentos de todos os membros da organização.

Além disso, essa tática gera muitos benefícios como, por exemplo:

A cultura e o clima organizacional favoráveis faz aumentar a produtividade

Proporcionar um ambiente de trabalho saudável e que ofereça mais qualidade de vida reflete em toda a cadeia produtiva.

Afinal, os colaboradores tendem a otimizar tempo e recursos, pois se comprometerão a entregar os melhores resultados.

Redução da taxa de absenteísmo

O índice de absenteísmo é uma grande preocupação dos gestores de RH, já que afeta a produtividade da empresa.

Esse indicador tem uma relação inversamente proporcional à cultura e clima organizacional.

Afinal, uma cultura e clima organizacional ruins fazem aumentar o absenteísmo.

Por outro lado, quando esses aspectos são favoráveis, a taxa de absenteísmo diminui, pois deixam os colaboradores satisfeitos e motivados a irem trabalhar todos os dias.

Retenção de talentos

Quando o RH trabalha para implementar um clima e cultura organizacional positivos na empresa, os gestores têm mais facilidade para recrutar e reter os melhores talentos da companhia.

Uma cultura organizacional positiva e uma gestão de RH que leva em conta a valorização dos seus colaboradores são determinantes para construir uma imagem forte da empresa perante o mercado e seus colaboradores.

Desse modo, a empresa terá sua marca empregadora consolidada – o que ajuda a atrair os melhores talentos.

A cultura e clima organizacional impactam nas finanças da empresa

O desenvolvimento de uma cultura forte e de um clima agradável pode contribuir para reduzir os gastos da empresa com a saúde dos colaboradores

Afinal de contas, trabalhadores satisfeitos conseguem manter a saúde mental e física em dia.

 No entanto, uma cultura organizacional negativa gera muitos prejuízos à corporação.

Isso porque reflete no clima do ambiente de trabalho, podendo causar problemas como falhas de comunicação, excesso de competição entre os times, falta de engajamento e de alinhamento dos trabalhadores com o propósito do negócio.

10 dicas para melhorar a cultura e clima da organização e ter equipes de alto rendimento 

Como você pode perceber, a construção da cultura e do clima da organização é uma estratégia que deve partir dos moldes de gestão da área de RH.

Nesse sentido, há algumas iniciativas que você deve tomar para garantir um ambiente agradável e, ao mesmo tempo, alcançar níveis satisfatórios de produtividade entre os times.

A seguir, você confere 10 dicas de como fazer isso!

  1. Promova um ambiente de confiança

Em primeiro lugar, para fortalecer a cultura e melhorar o clima organizacional, é importante estimular a participação do colaborador, fazendo ele se sentir seguro e confortável no ambiente de trabalho.

Assim, é provável que ele queira expor suas opiniões ou contribuir com ideias. 

Mas por que isso é importante?

Basicamente porque ao escutar o funcionário, você faz com que ele seja parte do processo, além de criar uma relação de pertencimento e confiança.

  1. Realize pesquisas de clima organizacional

Além disso, para melhorar a produtividade na empresa, você precisa descobrir como andam as demandas dos colaboradores e se existem muitos conflitos entre as equipes. 

Para coletar essas informações, é preciso fazer pesquisas com os próprios trabalhadores.

Desse modo, você terá condições de fazer uma análise que permite identificar como é o relacionamento dos profissionais com a empresa e entre si.

A partir dessa avaliação, ficará mais fácil saber onde a empresa está acertando e quais são os pontos de melhoria.

Vale lembrar que as pesquisas de clima não precisam ser feitas somente através de questionários.

Você também pode levantar um diagnóstico do clima fazendo reuniões individuais ou em grupos.

  1. Crie programas de benefícios para melhorar a cultura e o clima organizacional

A princípio, a oferta de benefícios é uma prática que vai de acordo com a própria cultura de cada organização.

Mas o fato é que investir em benefícios como, por exemplo, academias, clubes, trabalho remoto, flexibilidade na carga horária, dentre outros, é uma tática interessante para melhorar o clima organizacional.

Mas antes de implementar uma política de benefícios, é importante levar em conta as necessidades individuais de cada colaborador.

  1. Ofereça recompensa mediante o alcance de metas

Outra medida eficaz para melhorar a produtividade e também o clima organizacional é propondo recompensas pelas metas batidas ou pelo bom desempenho no trabalho.

Essas recompensas podem ser oferecidas individualmente ou para a equipe, para incentivar o trabalho em conjunto e a produtividade. 

Mas  não proponha metas inatingíveis.

Caso contrário, poderá gerar frustração na equipe, comprometendo o desempenho dela.

Portanto, defina metas realistas e que possam ser atingidas em um prazo determinado. 

  1. Invista no onboarding de funcionários

O processo de onboarding de funcionários também é primordial para melhorar a cultura e clima organizacional.

Estamos falando da integração e adaptação de novos colaboradores na empresa.

Todo profissional que entra em uma organização deve ser informado sobre a cultura, os objetivos e expectativas da corporação.

Dessa forma, já saberá o que esperar da empresa e como se portar.

Essa é uma estratégia importante para a construção de um bom clima organizacional e do engajamento do novo integrante não só com a equipe, mas também com o trabalho.

Ou seja, integrando os novos profissionais ao programa de onboarding, será mais fácil estimular o engajamento e a produtividade.

  1. Implemente uma política de feedback

 A finalidade do feedback é aperfeiçoar as habilidades dos trabalhadores, reforçando os pontos positivos, reconhecendo o bom  desempenho e melhorar o que ainda não está em um nível satisfatório.

Além disso, é uma prática que permite ao RH entender a experiência dos colaboradores na empresa. 

Assim, o setor terá dados e informações  concretas para desenvolver melhorias no clima organizacional.

  1. Treine os líderes

Treinar e capacitar as lideranças influencia diretamente na performance dos times.

Isso porque um líder preparado tem mais chances de inspirar e motivar os colaboradores para que eles entreguem o melhor resultado.

Logo, invista no treinamento dos líderes, para que eles saibam conduzir suas equipes de maneira humanizada.

Assim, elas certamente terão mais eficiência. 

  1. Ofereça horários mais flexíveis

A demanda por flexibilidade na jornada de trabalho é um anseio de muitos profissionais que buscam mais equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.

Inclusive, muitos colaboradores que têm filhos ou pendências em suas vidas pessoais, seriam mais produtivos se tivessem flexibilidade para conciliar as duas coisas. 

Muitos consideram esse equilíbrio um aspecto bem mais motivador que um alto salário.

Além disso, em muitas empresas essa flexibilidade também é reflexo da experiência do trabalho remoto, vivida pelos colaboradores durante a pandemia.

E ao que tudo indica, é uma tendência promissora na configuração de novos formatos de trabalho.

  1. Melhore a cultura e clima organizacional capacitando a equipe

O treinamento e desenvolvimento das equipes também contribuem para o aumento de produtividade. 

Além de capacitar o colaborador para lidar com os processos e atividades envolvidas em sua rotina de trabalho, é importante também desenvolver suas habilidades comportamentais.

Assim, ele sentirá que tem oportunidades de crescer e construir uma carreira sólida na empresa, tendo mais motivação para exercer seu trabalho.

  1. Invista na saúde e segurança dos trabalhadores

Uma boa gestão de RH também se preocupa em promover programas de promoção à saúde do colaborador.

Isso porque, equipes mais saudáveis são naturalmente mais satisfeitas e produtivas.

Portanto, vale a pena investir em iniciativas, como serviços de assistência psicológica, prevenção a doenças crônicas, dentre outras.

Por fim, estratégias eficientes de gestão de pessoas são capazes de melhorar a cultura e clima organizacional, produzindo equipes de alto rendimento e permitindo alcançar os objetivos organizacionais. 

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo e que as dicas sejam úteis para fortalecer a cultura e melhorar o ambiente na organização em que você atua.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário