Home RH Entrevista de emprego: esclarecemos 6 mitos para recrutadores

Entrevista de emprego: esclarecemos 6 mitos para recrutadores

por Marcelo Braga
recrutadores

Cada um tem sua maneira de conduzir uma entrevista de emprego. Além de ser fundamentado por sua formação e pela cultura da empresa, os recrutadores desenvolvem o processo com base em diversas teorias de mercado e também de acordo com a prática usual vigente na sua empresa. Mas, é importante conhecer os mitos mais comuns da entrevista de emprego.

Se você é responsável pelo recrutamento em sua organização e não quer se enganar com os vários mitos que existem a respeito desse tema, confira abaixo os erros mais comuns!

1. Há uma resposta certa para cada pergunta que um entrevistador faz

É claro que deve haver coerência no que é respondido, mas não significa que os recrutadores devem optar por contratar o candidato que der a resposta esperada. A forma como uma pessoa lida com a pergunta diz muito a respeito do profissional.

Por isso, escolha questionamentos que simulem o ambiente de trabalho e fique atento à agilidade de pensamento do candidato, na capacidade de solucionar problemas, na criatividade, inovação, conhecimento técnico e demais habilidades inerentes ao cargo.

2. O candidato que tomar iniciativa na dinâmica de grupo e falar primeiro sai na frente dos demais

Existe sim a prerrogativa de que o primeiro a falar em uma dinâmica de grupo é o mais preparado, mas não é bem assim que acontece. Os recrutadores devem dar mais atenção a qualidade de argumentos e as competências do profissional do que a ordem de fala.

Iniciativa demais também pode prejudicar o candidato, passando impressões erradas e correndo o risco de falar mais do que deveria. Para conseguir lidar com o anseio do profissional, os recrutadores devem conduzir o processo dando oportunidades iguais a todos.

Muitas pessoas já tem ciência da importância dada a ordem de participação e por isso acabam prejudicando a qualidade do recrutamento. Caso julgue necessário, opte por fazer a ordenação. Essa atitude também pode surpreender os candidatos e permite analisar a preparação de cada um.

3. Somente os profissionais com liderança são valorizados em uma entrevista de emprego

A verdade é que muitas empresas buscam colaboradores com perfil de liderança para conseguir um diferencial no mercado, pois essa característica ainda é difícil de ser encontrada e essa competência não é facilmente desenvolvida.

Entretanto, a liderança não é uma habilidade necessária para qualquer cargo. Sendo assim, os recrutadores devem conhecer o perfil ideal para a vaga antes de iniciar o processo para conseguir levantar as informações fundamentais.

Lembre-se que uma equipe deve ser formada por pessoas que possuem competências complementares e é fundamental que exista uma diversidade de habilidades. Prepare a dinâmica de grupo de forma a conseguir avaliar as competências comportamentais desejadas.

4. O recrutador deve ficar preso a um roteiro

Esse mito surge a partir da consciência de que é importante que os recrutadores se preparem para a entrevista e que tenha um planejamento do processo como um todo. Contudo, o responsável pelo recrutamento deve ir além do básico.

Conforme a necessidade e diante de respostas mal esclarecidas, é fundamental que o recrutador tenha a sensibilidade de conhecer melhor o profissional. Ficar preso a um roteiro é um erro comum e que limita a entrevista a estereótipos.

5. O recrutador não deve estabelecer um relacionamento com o candidato

Esse erro acontece pela percepção que um recrutador tem de que a seriedade com que a entrevista é conduzida demonstra como a empresa trabalha e que ser empático pode passar uma ideia errada.

Porém, a verdade é que muitos candidatos chegam nervosos e é preciso tranquiliza-los para que a entrevista seja produtiva. Para isso, o responsável pelo processo deve criar um ambiente harmonioso e que permita ao profissional se expressar com segurança.

6. Economizar com plataformas de recrutamento é uma boa opção

Muitas empresas acreditam que economizar no recrutamento não impacta na qualidade do processo. A realidade é que é preciso fazer um investimento para conseguir atrair os profissionais adequados para a vaga.

Existem plataformas que são capazes de cruzar todas as informações e entregar o candidato ideal para as empresas. Sendo assim, aposte nas ferramentas corretas para ter sucesso na seleção! O custo do recrutamento é muito maior que a simples escolha de uma plataforma de recrutamento.

O que achou desses mitos comuns em entrevistas de emprego? Se você conhece algum outro fato que não é verdade mas muitos recrutadores ainda insistem em adotar esse método, compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário