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Hora da despedida: saiba como conduzir um offboarding

por Marcelo Braga
offboarding

Desligar um funcionário é sempre um momento delicado, independentemente se a iniciativa parte da empresa ou do colaborador, entretanto, o processo de offboarding, ou desembarque, faz parte do cotidiano das organizações e, por esse motivo, deve ser tratado com o mesmo profissionalismo, respeito e empatia dedicados ao onboarding.

É importante lembrar que ambos os processos são essenciais para o reforço da marca empregadora, que é claro, deve ser pautada na veracidade do que se passa dentro da empresa. Por esse motivo, a condução do offboarding de um profissional pode influenciar muito na imagem que ele irá carregar dos tempos em que compôs aquele time. Como todo processo o offboarding precisa respeitar as diretrizes da organização, ter metodologia e um desenho condizente com o que se espera da instituição.

É fundamental que haja transparência sobre as motivações do desligamento, para que o profissional não se sinta injustiçado ou que saia com mal-entendidos. Um simples e franco diálogo além de garantir o respeito mútuo, pode evitar danos na reputação da marca.

O que deve ser observado na hora de preparar o offboarding:

Comunicação clara

Quando a decisão do desligamento parte da empresa, é preciso comunicar primeiramente ao funcionário, deixando claras as motivações e apresentando feedback ao profissional. Isso pode parecer óbvio, mas há muitos casos nos quais o colaborador sabe da sua demissão por terceiros. Além do profissional, sua equipe também merece atenção, e precisa saber sobre a decisão da empresa, preferencialmente, antes dos demais setores. Três pontos devem ser observados ao realizar o offboarding:

  • Quando comunicar?

Assim que a decisão for tomada para que não haja ruídos na comunicação e para que o profissional e a equipe se organizem.

  • Quem deve comunicar?

Essa função deve ser atribuída à chefia imediata, mas também pode contar com os profissionais do RH.

  • Como fazer isso?

A empresa pode escolher suas formas de informar, mas transparência, respeito, empatia e entrega de feedbacks sinceros devem ser palavras de ordem nesse processo de offboarding.

  • Atenção quanto às burocracias

Apoiar o colaborador no momento do desligamento é um reflexo de respeito e diz muito sobre a cultura organizacional da empresa. É importante sanar dúvidas sobre direitos trabalhistas, entregar documentações e explicar sobre questões ligadas a planos de saúde e demais benefícios que eventualmente podem ser estendidos. Também será preciso analisar os custos do desligamento e verificar questões ligadas ao tempo de continuidade da presença do profissional na empresa.

  • Zelo quanto a transição

Para garantir a continuidade e qualidade dos processos, é fundamental que o trabalho do profissional que deixa a empresa seja bem registrado para apoiar o novo colaborador que irá assumir a sua função.

  • Entrevista de desligamento

Uma prática muito útil é a realização de uma entrevista no momento do desligamento, nela devem ser abordados os feedbacks do profissional sobre a sua experiência na empresa, com o objetivo de aprimoramento.

Empatia: atitudes simples fazem toda a diferença

O ano de 2020 foi completamente atípico, mas também trouxe muitos ensinamentos. Se por um lado a economia sofreu forte impacto com a pandemia de Covid-19, por outro, ela impulsionou transformações dentro das empresas, que precisaram reinventar suas relações e aderir a práticas mais colaborativas e humanas até mesmo na hora de desligar seus funcionários.

Nesse cenário, os processos de offboarding bem conduzidos fizeram toda a diferença na vida das pessoas e no cotidiano das instituições. Um case interessante, foi o da startup MaxMilhas, ligada ao setor do turismo, que deu um bom exemplo de como demonstrar apoio às pessoas, sem precisar investir recursos financeiros. Fortemente impactada pela crise, especialmente nos meses iniciais da quarentena, ao desligar profissionais de seu time, a empresa apoiou a cada ex colaborador produzindo posts de apresentação e indicação de seus perfils no Linkedin e no Instagram. Os mais de 50 mil seguidores da MaxMilhas puderam conhecer um pouco dos profissionais disponíveis no mercado e com a chancela da marca. Uma atitude simples, mas que demonstrou empenho em conduzir esses profissionais na jornada pela recolocação.

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