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O que é People Analytics e por que ele é importante para o RH?

O departamento de Recursos Humanos tem um papel estratégico dentro das organizações. Ele é o responsável por cuidar do capital intelectual, um dos seus maiores bens — exatamente a força que move a empresa. É essencial compreender os colaboradores e, por isso, você precisa saber o que é people analytics.

O comportamento dos trabalhadores gera uma massa de dados que pode ser analisada, mudando os processos de recrutamento, seleção e retenção de talentos. Seus resultados impactam também nas formas de liderança e produtividade da companhia, tornando-a mais sólida em suas ações e, consequentemente, mais competitiva.

Entenda o que é People Analytics e por que ele é tão importante para o RH. Boa leitura!

O que é people analytics?

O beisebol é um esporte muito popular em outros países, como os Estados Unidos. No começo dos anos 2000, o treinador de um time passou a analisar os dados dos jogadores da sua equipe para identificar seus reais talentos e alcançar mais rapidamente o potencial de cada um. Esse processo foi um dos primeiros passos do people analytics.

O que deu certo em um time de beisebol passou a ser visto pelas empresas como diferencial competitivo. Elas perceberam que a análise das informações dos seus colaboradores permite potencializar seus talentos, habilidades e competências, tornando-os mais produtivas e eficazes.

As ferramentas de people analytics são conhecidas como o perfeito entrosamento entre ciência, tecnologia e gestão de pessoas, pois expandem o conhecimento que cada organização tem em relação aos próprios profissionais. Desse modo, torna-se possível investir em ações que promovam o bem-estar delas.

Por que ele é importante para a gestão de pessoas?

Os resultados de qualquer companhia dependem do nível de engajamento dos seus profissionais. Para engajar qualquer pessoa, você antes precisa conhecê-la, saber quais são os seus gostos e suas preferências. Desse modo, torna-se possível criar ações que a deixam mais motivada, aberta para colaborar com você.

Por meio do people analytics, as empresas conseguem reunir e analisar todos os dados gerados por seus colaboradores, identificando o que faz as pessoas se unirem, ficarem no mesmo emprego e até quem é mais suscetível a ser bem-sucedido na carreira.

A organização, portanto, tem à sua disposição um método eficaz para criar líderes, promover sua cultura, aplicar treinamentos e analisar resultados.

Observando a importância que o people analytics tem para as empresas, percebemos que ferramentas similares já são utilizadas com o mesmo fim. Para oferecer um produto que tem mais chances de ser aceito pelo público, elas já realizam pesquisas de comportamento e consumo. Por que não fazer o mesmo com os colaboradores?

Como implementá-lo na sua empresa?

As ferramentas de people analytics possibilitam a multiplicação de líderes e profissionais altamente capacitados e adaptados à cultura da sua organização. Entretanto, elas podem gerar uma certa resistência entre os colaboradores — que, diante da necessidade de mudarem seus comportamentos, terão novas formas de fazer as mesmas tarefas.

A adoção de uma ferramenta é o passo fundamental. Envolva os colaboradores nesse processo, explicando como eles serão impactados positivamente por ela. Ouça as opiniões, críticas e sugestões deles. Essa troca é essencial para que a implantação do people analytics seja feita de forma clara e democrática, além de alinhada com a cultura corporativa.

Envolva a sua equipe de marketing no processo de implantação. Ela tem a capacidade necessária para comunicar essa decisão da empresa de modo que todos entendam sua importância, bem como o funcionamento da ferramenta. Todos os esclarecimentos serão feitos por meio de um plano de comunicação ou treinamento com o RH.

O people analytics também pode ser usado nos processos de recrutamento e seleção, pois já descobriram que neles não adianta focar apenas nas qualificações dos candidatos. Por isso, essa ferramenta auxilia na contratação dos melhores talentos, selecionando aqueles que têm o perfil traçado como ideal para o negócio.

Agora que você sabe o que é people analytics e sua importância para a eficiente gestão de pessoas, escolha uma ferramenta para implantar na sua empresa e alcançar níveis cada vez mais altos de produtividade e engajamento entre os colaboradores.

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Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

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