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O que é a gestão de mudanças e por que aplicar no negócio? Entenda!

por Marcelo Braga
O que é a gestão de mudanças e por que aplicar no negócio? Entenda!

Toda empresa que deseja crescer e se tornar destaque no mercado precisa estar aberta à possibilidade de inovar, adotando a gestão de mudanças e, assim, ganhar competitividade no mercado.

A gestão de mudanças é uma forma de preparar e apoiar os colaboradores para se adequarem às transformações ocorridas no local de trabalho, de maneira eficiente. Entretanto, para que isso ocorra, é preciso realizar um planejamento bem-feito e alinhado aos objetivos do negócio, o que vem a ser um grande desafio para muitos empreendedores.

Se deseja conhecer melhor essa prática e entender sua importância, continue a leitura!

O que é gestão de mudanças e qual a sua importância?

A gestão de mudanças é um recurso utilizado para preparar a equipe para alterações organizacionais que ocorrerão na empresa para chegar ao sucesso. Essas modificações podem ser nas estratégias definidas, no sistema operacional, nas ferramentas utilizadas, entre outros.

Ela é importante para que essas transformações aconteçam da melhor maneira possível, controlando os impactos que podem ser causados, auxiliando no crescimento e no desenvolvimento da empresa.

Como aplicá-la na empresa?

Você deve considerar 3 níveis ao realizar o processo de gestão de mudanças — e encarar essas transformações de forma institucional, individual e de competência. Dessa forma, terá um maior controle de como o treinamento será elaborado. É um trabalho que exige planejamento e a avaliação das possibilidades positivas e negativas.

Nível institucional

Nessa fase, todo o modelo de organização e os processos internos do negócio são avaliados e remodelados, conforme as necessidades da mudança desejada.

Com fundamentos em pesquisa de mercado e em planejamento de riscos será definido um método com várias soluções para cada tipo de situação, além de uma aferição de ganhos. Um orçamento também deve ser feito, averiguando a necessidade de mudar os processos da empresa, o valor investido e o retorno aguardado.

Direcionando o esforço em prol de um objetivo, fica mais fácil elucidar a motivação principal para que as mudanças sejam colocadas em ação.

Nível individual

O gestor expõe o que deseja promover para que os colaboradores estejam cientes. Convencendo a equipe das vantagens, fica mais fácil engajar cada um a aprimorar suas próprias habilidades, com o intuito de se organizar para as mudanças.

Isso engloba disciplina e preparo para lidar com os efeitos e reações aos estímulos. Desenvolve-se cada membro para ter um ganho futuro na potência e na competência do coletivo. Além disso, é criada uma relação transparente e próxima entre gestor e trabalhador, valorizando seu esforço e contribuição.

Nível de competência

A mudança só terá sucesso se a empresa concede treinamentos e capacitação apropriados. Eles vão abranger a adaptação da estrutura em geral, incluindo equipe e ferramentas.

O nível de competência vai tratar do equilíbrio entre a capacidade e o desempenho, de maneira que os profissionais estejam completamente aptos a desempenhar uma função após a mudança.

Quais são as vantagens obtidas?

A empresa que investe na gestão de mudanças usufrui de diversas vantagens. Veja as principais:

  • implementação de estratégias inovadoras;
  • alinhamento de produção com estratégias;
  • descobrimento de soluções criativas por meio da visão do gestor;
  • planejamento de metas específicas com resultados facilmente avaliados;
  • mudança da visão somente operacional para a visão do negócio como um todo;
  • modelos gerenciais mais ajustáveis e mudanças de cenário.

Quem sai beneficiado com a gestão de mudanças?

A gestão de mudanças é benéfica para todos. Os funcionários ganharão mais conhecimento em suas áreas, motivando o crescimento profissional, além de verem seus esforços se transformando em grandes resultados.

Já a empresa contará com uma equipe mais bem treinada e harmonizada, gerando melhores produtos ou serviços, clientes satisfeitos e reconhecimento de  sua marca. Além disso, ganha experiência para possíveis momentos de crise econômica, já que muitas instituições não sobrevivem a esses momentos por não saberem como lidar com imprevistos.

Quando existe investimento na gestão de mudança, é mais simples encontrar as oportunidades de negócio. Conseguiu perceber o papel dela nas empresas? Apesar de desafiadora, pode se tornar uma ferramenta potente, principalmente quando realizada da maneira correta.

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