Home Dicas Empresarial O futuro do recrutamento e seleção é digital

O futuro do recrutamento e seleção é digital

por Marcelo Braga
R&S

Os processos de R&S digital têm promovido grandes mudanças dentro das empresas e setores de Recursos Humanos, possibilitando a contratação assertiva de profissionais engajados e alinhados com a cultura das empresas. Isso tem impactado de forma muito positiva, demostrando que o futuro já começou e que brevemente a totalidade das contratações serão feitas pela automação. Os candidatos também validam o processo digital, por ser mais ágil, reduzir o deslocamento e trazer feedbacks.

As vantagens do R&S digital

Assertividade nas contratações

Uma das grandes vantagens que o recrutamento digital possibilita são contratações mais assertivas. As ferramentas tecnológicas não só otimizam todo o processo, como também possuem mecanismos para garantir o funil de candidatos mais aderente ao cargo. O candidato certo na vaga certa contribuirá para que sua empresa alcance suas metas e objetivos e permanecerá por mais tempo na corporação, uma vez que estará alinhado com valores e propósitos da cultura organizacional.

É importante ressaltar que a alta rotatividade traz impactos negativos, que envolve gastos com novos processos e treinamentos, perda de produtividade, sem falar do retrabalho gerado para as áreas envolvidas.

Redução de custos no R&S

A assertividade nas contratações também está associada diretamente a redução dos custos.

Estudos indicam que empresas que implementaram processos 100% digitais têm experimentado redução em seus índices de turnover e tempo de contratação.

Esta redução significativa no tempo que a equipe de RH demanda para realizar o processo seletivo, pode chegar a mais de 50% dependendo da posição em aberto e como disse o filósofo Benjamin Franklin “o tempo custa muito caro”. O R&S digital surgiu para encurtar esse processo e dar mais agilidade a seu time.

Além dos pontos citados nesta fase do processo, contratações inadequadas oneram consideravelmente as empresas e os custos não são apenas do processo seletivo e contratação, atinge também gastos como indenizações e multas de FGTS aos colaboradores que são desligados.

Por isso, investir em plataformas de R&S digital, traz vantagens consideráveis e reduz o risco de perda de receita da sua empresa.

Eficiência e produtividade da equipe

Com estratégias bem definidas pela equipe de Recursos Humanos, fazendo análises precedentes sobre o desenho do cargo e perfil do novo colaborador, os processos serão mais rápidos, precisos e principalmente, ganharão em qualidade e eficiência. Diante disso, sua área terá mais tempo para focar em atividades estratégicas, como treinamentos e capacitações, já que o recrutamento digital será seu braço operacional.

Armazenamento e análise de dados

A plataforma tem infinitas possibilidades e uma delas é ter acesso a relatórios durante todo o processo, inclusive após o encerramento de cada vaga, de forma prática e estruturada. Número total de currículo recebidos, porcentagem dos que mais se encaixaram no perfil da vaga, analises comparativas são exemplos de informações que ficarão guardadas para futuras consultas. Além disso, a plataforma permite também a formação de um Banco de Talentos, facilitando assim a condução de novos processos seletivos.

Outro quesito de suma importância é que o gestor tem o controle de todo o processo e as informações se mantém armazenadas em locais seguros. A tecnologia utilizada extinguiu o trabalho obsoleto de armazenamento manual de dados em planilhas e inúmeras pastas que ocupavam a memória dos computadores e passou a oferecer segurança e confiabilidade em todas as etapas do processo.

Ganhe a confiança dos candidatos e fortaleça sua marca

Todo processo seletivo envolve muitos candidatos e é certo que todos eles também avaliam a sua organização. Uma seleção malfeita está diretamente ligada ao custo da imagem da sua empresa.

Com as plataformas de R&S digital, você terá à disposição recursos para se comunicar com seus candidatos nas diversas fases do processo e um deles, por exemplo são as respostas personalizadas que podem ser enviadas informando sobre o processo, abertura de novas vagas ou até mesmo conquistas e novidades sobre a sua empresa.

Atitudes simples fazem os candidatos desejarem fazer parte do seu time e as vantagens de um R&S digital são inúmeras! Sua empresa e seu time só têm a ganhar.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário