Home Dicas Empresarial Metodologias ágeis para RH: saiba como aplicar e quais as vantagens

Metodologias ágeis para RH: saiba como aplicar e quais as vantagens

por Marcelo Braga
Metodologias ágeis para RH: saiba como aplicar e quais as vantagens

Você já ouviu falar em métodos Agile? Anteriormente, esse conceito era empregado apenas no desenvolvimento de softwares, mas, com algumas adaptações, na atualidade, ele traz várias contribuições para os Recursos Humanos. É por isso que, no artigo de hoje, vamos apresentar as metodologias ágeis para RH.

São vários os recursos que uma empresa pode adotar utilizando esse tipo de técnica. De maneira geral, podemos dizer que elas favorecem a otimização da área, ajudando na eficiência de seus processos. Se você quer saber mais sobre as metodologias ágeis e como usá-las em seu negócio, é só continuar a leitura.

O que são as metodologias ágeis?

No ano de 2001, foi criado um documento chamado de Manifesto Agile, o qual trazia várias orientações sobre a criação de softwares. Parte desse documento eram as Metodologias Agile, ou metodologias ágeis, que orientam o desenvolvimento dessas ferramentas de modo a torná-las melhores e mais favoráveis para os clientes.

Essas técnicas valorizam a divisão de tarefas, a comunicação entre equipes e a satisfação dos usuários, por exemplo, visando facilitar os processos e colaborar com o consumidor. Com o passar do tempo, foi-se percebendo que muitas dessas ideias poderiam ser aproveitadas em outras demandas além da elaboração de ferramentas tecnológicas. Foi então que essa metodologia começou a ser pensada nos parâmetros da área de RH.

Como as metodologias ágeis se aplicam ao RH?

É claro que não se aplica na área, literalmente, o que foi estruturado para o desenvolvimento de softwares. Pelo contrário: são utilizados e adaptados conceitos dessa metodologia de modo a otimizar a administração dos Recursos Humanos para atender melhor às suas necessidades.

Um exemplo disso ocorre nos processos de recrutamento e seleção: em vez de esperar surgir a demanda de uma vaga, a empresa mantém um banco de talentos e contato com profissionais por meio das mídias sociais, por exemplo. Assim, quando um novo processo seletivo é necessário, já se tem um local que pode ser consultado e, talvez, ali se encontre uma boa opção. Além disso, sua marca já está mais fortalecida.

As metodologias ágeis também podem estar presentes em treinamentos, capacitações e outros processos da área. Mais do que ajudar a pensar em ferramentas, elas ajudam a desenvolver estratégias e a organizar ações sem desconsiderar o trabalho em equipe e a participação de vários profissionais.

Quais as técnicas Agile mais utilizadas no RH?

Agora você já sabe qual o conceito de metodologias ágeis, sua origem e suas ideias principais. Mas quais ferramentas isso traz para a prática? Separamos três exemplos das técnicas mais comuns para servirem de inspiração. Antes de mais nada, porém, é preciso lembrar de que essas ideias devem ser aprofundadas e adaptadas a cada contexto. O que traremos aqui são visões generalizadas. Confira!

SCRUM

De modo geral, o SCRUM consiste na divisão de um projeto em pequenas partes. São determinados, em conjunto, prazos para a conclusão de cada etapa, além da designação de quem ficará responsável por qual tarefa.

Ao longo de todo o período de realização, são realizadas reuniões para conversar sobre o andamento do projeto, identificando impedimentos e demandas para que se possa pensar em medidas, soluções e adaptações, se necessário. O objetivo é fortalecer o trabalho em equipe e, ao mesmo tempo, otimizar os processos e evitar problemas com um maior acompanhamento.

Kanban

O Kaban refere-se ao uso de recursos visuais para otimizar seus projetos. Ele pode ser aplicado até mesmo dentro do SCRUM de maneira física, como em um mural, ou de maneira virtual, em um dispositivo que trabalhe com essa ferramenta.

No geral, trata-se de utilizar etiquetas ou post-its, sinalizando o que já foi concluído, o que está em andamento e o que ainda precisa ser feito, além de quem é o responsável por cada tarefa. Assim, fica mais fácil organizar as coisas e se orientar sobre o andamento do processo.

Tribos

Nessa técnica, um grupo grande de colaboradores funciona com o mesmo objetivo, mas é dividido em pequenas partes, cada uma com o seu papel específico. É possível pensar nesse conceito até mesmo para a empresa como um todo: todos estão unidos na mesma direção, mas cada equipe tem sua função.

Essa é uma maneira de tornar a divisão de tarefas mais clara e organizada, otimizando o andamento e o fluxo dos processos. É preciso lembrar que a liderança tem um papel fundamental aqui, até mesmo para orientar e acompanhar essa organização.

Como implementar as metodologias ágeis no RH?

Em primeiro lugar, é importante estar consciente, como mencionamos acima, de que as metodologias ágeis precisam ser adaptadas especificamente a seu RH. Não basta apenas escolher um método e começar a aplicá-lo. É necessário que ele esteja alinhado ao cenário, às demandas, às características da empresa e dos colaboradores e aos recursos disponíveis.

Para isso, é importante estudá-las, fazer um bom planejamento e identificar os caminhos possíveis. É preciso definir objetivos e quais técnicas poderão ser utilizadas para atingi-los. Outras dicas incluem o estabelecimento de metas, divisão de responsabilidades entre as lideranças e, claro, apoio e acompanhamento constantes.

É fundamental que os colaboradores e líderes sejam conscientizados a respeito da importância dessa metodologia. Auxilie-os durante todo o processo, tire dúvidas e mantenha uma comunicação sincera e transparente.

Vale lembrar que o acompanhamento da eficiência das práticas deve permanecer mesmo depois que isso já estiver implantado na companhia. Por fim, tenha em mente que, como toda adaptação, as coisas não acontecem e os resultados não chegam de uma hora para outra. É preciso ter paciência e seguir um ritmo que não prejudique o negócio.

Quais as vantagens da utilização de metodologias ágeis?

A utilização de metodologias que otimizam a administração de processos traz diversas vantagens, desde a melhoria do fluxo de trabalho até o aumento da produtividade. Com os métodos Agile, o trabalho em equipe também é favorecido e estimulado, o que pode contribuir até mesmo para o clima organizacional.

Existem alguns cases de sucesso que valem a pena ser citados aqui. Você sabia que empresas como o Google e a Netflix aplicam metodologias ágeis no seu dia a dia? Técnicas como a divisão em tribos, que já foi citada, mostram bons resultados nesses negócios e vem servindo como inspiração.

A ideia de adaptar os métodos Agile para as companhias já é reconhecida como um grande recurso e vale a pena avaliar essa possibilidade para sua empresa. Quem sabe esse não é um começo para desenvolver o RH Ágil?

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre as metodologias ágeis! Para mais novidades, não deixe de nos seguir no Instagram, no Facebook, no Twitter e no Linkedin!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário