Home RH Melhores benefícios oferecidos pelas empresas

Melhores benefícios oferecidos pelas empresas

por Marcelo Braga
melhores benefícios

Melhores benefícios oferecidos pelas empresas para os colaboradores é uma questão de estratégia tanto para atrair como para reter. A cada geração que chega ao mercado de trabalho um novo perfil de profissionais pode ser observado por empresas e recrutadores.

Os jovens saem das universidades e chegam às empresas cada vez mais exigentes e buscando razões que vão além do pacote: salário, carteira assinada, vale alimentação e convênio médico que os façam criar raízes por longos anos.

Os 6 melhores benefícios para colaboradores que saem do lugar comum!

Uma empresa não precisa instaurar um pacote com dezenas de benefícios, sabemos que muitas vezes isso se torna inviável e, pior do que nunca oferecer algo é ser obrigado a retirar de forma inesperada um benefício com o qual o colaborar já estava habituado.

Dentre os benefícios que fazem os olhos de candidatos brilharem durante um processo seletivo, estão:

Horários flexíveis

Não ter um horário fixo para entrar ou sair do trabalho. Não precisa negociar possíveis faltas, negociar horários ou depender de uma folga futura para resolver problemas pessoais.

As empresas começam a perceber que muito mais eficaz do que ter colaboradores exercendo suas funções em horário comercial, é ter e manter um rendimento de alta qualidade do serviço prestado.

As empresas que apostam nesse tipo de benefício trabalham com a ideia de que o tempo em que o colaborador estiver ocupado cumprindo suas obrigações, estará inteiro e entregue, sem preocupações externas e pensamentos dispersos.

Home office

Oferecer como benefício a opção de trabalho home office em tempo integral ou parcial – alguns dias da semana – é um benefício que seduz muitos profissionais e vem crescendo cada dia mais no Brasil.

Uma das principais vantagens dessa prática é:

  • Para empresas: poder contar com profissionais capacitados, mas que residem em outras cidades ou estados, sem precisar arcar com despesas extras como: moradia e transferências;
  • Para funcionários: poder ter a comodidade de trabalhar em casa, sem precisar enfrentar trânsito e ainda podendo administrar seu tempo de maneira mais conveniente;

Auxílio faculdade

Arcar com uma porcentagem ou com o valor integral da graduação ou curso de especialização de um colaborador é uma maneira não apenas de atrair colaboradores como, também, de investir em profissionais promissores.

Muitas vezes esta é uma maneira que as empresas encontram de qualificar seu quadro de colaboradores e, como consequência, melhorar seus desempenhos e os resultados finais dos serviços oferecidos e prestados.

Academia e vale cultura

Saúde e lazer. Oferecer aos colaboradores a possibilidade de praticar uma atividade física pode ser mais eficaz do que oferecer um plano de saúde, por exemplo. Afinal, é um incentivo para que eles se tornem mais ativos e fujam do sedentarismo, tornando-se mais saudáveis.

O vale cultura pode ser apresentado em diferentes formas:

  • Distribuição de ingressos de cinema, teatro ou shows
  • Cartão de crédito pré-pago com valores pré-estabelecidos que poderão ser gastos para assistir apresentações ou com livros;

Happy hour

Fechar um barzinho ou restaurante uma vez por semana, quinzenalmente ou mensalmente para que os colaboradores possam confraternizar entre si. Que sonho, não? Sair para se divertir sem a obrigação de um almoço ou jantar de negócios formal.

Oferecer um happy hour para os colaboradores faz com que laços entre colegas de trabalho se fortaleçam e ainda facilita a aproximação entre profissionais de diferentes setores que – na correria do dia a dia – muitas vezes não têm a oportunidade de se conectar.

Creche interna para crianças

Ter um espaço onde o colaborador possam deixar seus filhos pequenos com segurança e ainda dentro do mesmo ambiente onde trabalham é um dos melhores benefícios que uma empresa pode oferecer.

Especialmente para mulheres quando retornam de licença maternidade, pois, essa é uma alternativa que além de facilitar o dia a dia possibilita às mamães a chance de – mesmo durante o horário do expediente – amamentar seus pequenos.

Como podemos notar os benefícios podem ter diferentes objetivos, porém, são opções que fazem a empresa fugir do lugar comum.

Gostou do artigo? Que tal ler também nosso artigo sobre “Quanto custa fazer a contratação de um colaborador?”.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário