Home Dicas Empresarial A importância e os desafios do líder no home office

A importância e os desafios do líder no home office

por Marcelo Braga
lider home office

A pandemia do coronavírus trouxe grandes mudanças e desafios para as empresas no home office, para o líder (ou líderes) e seus colaboradores. A mudança na grande maioria das instituições foi colocar seus funcionários em home office, seguindo as medidas de isolamento e distanciamento social, prezando pela saúde de todos e evitando a disseminação da Covid-19.

Como tudo que é novo traz receio, insegurança e não tem receita pronta, foi preciso passar por diversas adaptações em todos os setores empresariais. Foi fundamental os líder colocar em prática suas aptidões para garantir que o desempenho e a motivação fossem mantidos pelos colaboradores, mesmo que trabalhando em home office.

Liderança de excelência no trabalho remoto:

Continue gerenciando, você permanece na liderança!

O trabalho pode ser home office, mas você como líder, mesmo não estando fisicamente presente com a equipe, deve manter sua  postura de líder. Os resultados devem ser os mesmos, mas não se esqueça de que o trabalho remoto pode exigir mais compreensão com os colaboradores. Ter empatia te aproximará mais da sua equipe no home office.

Seja assertivo nas suas comunicações, não deixe dúvidas e esclareça qualquer informação para aqueles que não entenderam. A tecnologia oferece diversas ferramentas e programas para reunir equipes, mesmo que virtualmente. Caso você líder, envie um e-mail, mensagem por aplicativo e mesmo assim perceba que alguns colaboradores continuam com dúvidas, marque uma reunião on-line.

Foco

As metas da empresa devem ser claras. Apresente-as e assuma um compromisso com o seu time para que sejam cumpridas. Você pode estabelecer prazos para execução das tarefas e fazer reuniões mensais, apresentando relatórios e motivando a equipe. Sempre dê seu feedback!

Valorização profissional

Um bom líder é aquele que valoriza e incentiva sua equipe mesmo no home office. Trace metas, estimule seu time, premie aquele que faz diferença significativa nos resultados da empresa mesmo no home office. Um colaborador que é valorizado trabalha com mais entusiasmo e dedicação. Procure a equipe de RH e de Comunicação da sua empresa para que possam te ajudar com planos de ação e ideias de reconhecimento profissional no home office. Quanto mais pessoas pensam juntas, mais sugestões criativas surgem.

Escute

Saiba pausar, ouvir separadamente cada pessoa da sua equipe. Toda vez que o líder dá atenção, ele mostra o valor dos seus profissionais. Reflita se está delegando arbitrariamente, sem dar ouvidos aqueles que movem sua empresa. Marque reuniões mensais ou trimestrais para que todos tenham a oportunidade de estar juntos, mesmo que no home office, e de falar, expor problemas, soluções e ideias junto com o líder. Pode parecer insignificante para alguns, mas isso faz diferença na sua empresa!

Estabeleça uma relação de confiança

Sua equipe deve confiar em você, líder, foque no relacionamento humano com seu time e mostre que podem contar com você.

Leituras, treinamentos e capacitações

Nunca pare de buscar conhecimento. Invista em você e em sua equipe! Agregar mais aprendizado a si mesmo é um alicerce, auxilia a solucionar e evitar possíveis problemas, além de gerenciar melhor sua equipe. Para isso, se faz necessário a participação ativa do líder em cursos, seminários, capacitações, congressos, leituras – mesmo que seja on-line (as capacitações virtuais significaram um salto importante durante o isolamento social). Todo o conteúdo que o líder aprender, pode ser oferecido como treinamento para a sua equipe no home office.

Livros sobre liderança

Há no mercado inúmeros livros para te ajudar na gestão, estimular sua carreira e o aprendizado, vamos listar alguns deles como sugestão de leitura.

  • O líder de longa distância (Kevin Eikenberry e Wayne Turmel)
  • Trabalho organizado (Thais Godinho)
  • O lado difícil das situações difíceis (Bem Horowitz)
  • Um novo jeito de trabalhar (Laszlo Bock)
  • As 100 dicas do home office (Marina Sell Brink e André Brik)
  • A arte de fazer acontecer (David Allen)
  • 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen Covey)
  • A essência do líder (Warren Bennis)
  • Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)
  • Gestão da emoção (Augusto Cury)
  • O Gestor Eficaz – Peter Drucker

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário