Home Dicas Empresarial Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): qual o impacto para as empresas?

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): qual o impacto para as empresas?

por Marcelo Braga
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): qual o impacto para as empresas?

A segurança digital é um tema cada vez mais importante dentro de empresas de todos os portes. Junto com a maior acessibilidade da tecnologia digital, também cresceu bastante o total de ameaças aos usuários e negócios. Por este motivo, foi implantada a Lei Geral de Proteção de Dados.

É muito importante que todos os negócios tenham se adaptado, pois essa lei torna obrigatória várias formas de proteção de informação. Isso exige bastante investimento e tempo das empresas para que elas possam se adaptar corretamente. Quer entender melhor a LGPD e como ela deve impactar seu negócio? Então prossiga com a leitura.

O que diz a Lei Geral de Proteção de Dados?

O principal objetivo dessa lei é englobar todas as regulamentações sobre proteção de dados já existentes em um único espaço, além de seguir uma forte tendência na segurança digital ao redor do mundo. Empresas que contenham bancos de dados dos clientes e também de candidatos têm uma grande responsabilidade sobre essas informações.

Até o momento, uma prática comum em alguns negócios era o uso indevido desses dados para benefício da empresa, como a venda de informações pessoais sem a devida permissão do cliente. Acompanhando outras mudanças nas leis de privacidade de dados, a LGPD torna essa e outras atividades expressamente proibidas em diversos contextos.

Naturalmente, essa lei beneficia usuários que tinham receio de fornecer seus dados a certas empresas. Além, é claro, de ajudar a vigiar atividades que poderiam prejudicar a vida desses usuários.

Como a LGPD impacta as empresas?

Se a única mudança fosse sobre o respeito à privacidade dos usuários, não haveria tanta necessidade de se preocupar. Porém, a Lei Geral de Proteção de Dados tem várias outras consequências para o negócio. Em primeiro lugar, com relação aos termos de uso de serviços, sites e vários outros cadastros.

Certos termos legais começam a fazer parte do dia a dia da empresa e de todos os seus contratos. Isso pode levar à reelaboração de vários acordos e exigir novas assinaturas de documentos, o que consome bastante tempo e energia.

Além disso, a empresa também tem a obrigação de implantar certas práticas de proteção de dados, tanto em nível técnico quanto organizacional. Isso significa que pode ser necessário reestruturar os sistemas da empresa, implementar treinamentos, entre outras atitudes. Mais uma vez, coisas que exigem tempo, preparação e investimento.

Para não ficar para trás e para garantir que você se adapte corretamente à lei, é importante ter o apoio de um profissional qualificado ou consultor. Ter um ou mais especialistas em sua equipe será uma grande vantagem também para adaptações futuras.

Agora você conhece os efeitos possíveis da Lei Geral de Proteção de Dados que podem impactar sua empresa e poderá decidir o melhor a fazer, principalmente porque o planejamento é a melhor ferramenta para a adaptação.

Que tal continuar bem informado sobre este tema e assuntos correlatos? Assine nossa newsletter para acessar todas as novidades.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário