Home Dicas Empresarial Grupos Minoritários: Promova mais a inclusão!

Grupos Minoritários: Promova mais a inclusão!

por Marcelo Braga
Grupos Minoritários

Todas as pessoas são únicas, cada um com sua identidade, seu jeito de ser, suas ideologias e suas preferências. Faz toda diferença respeitá-las como seres humanos e entender que a sua empresa precisa de pessoas que pensam diferente. Contratar pessoas pertencentes aos grupos minoritários, fará seu time ser mais criativo, os colaboradores vão agregar mais valor e impulsionar seu negócio.

Grupos minoritários  

Fazem parte das minorias, pessoas com deficiência (PcD), mulheres, comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) entre outros. E as pessoas pertencentes a esses grupos ainda representam uma pequena parcela de participação nas empresas.

A diversidade cultural ainda não é tão bem aceita pela sociedade, que lentamente vem mudando essa realidade.

Mas a sua empresa pode fazer a diferença nesse cenário! Buscando contratar pessoas desses grupos minoritários e criando ações junto ao setor de Comunicação e Marketing, para que todo o time entenda a importância da aceitação e da inclusão social nos cargos da instituição.

Abraçar essa causa pode impactar positivamente no fortalecimento da sua marca, fazendo com que mais pessoas queiram participar dos processos seletivos da sua empresa, crescendo seu banco de currículos, e retendo talentos. A inclusão dos grupos minoritários no mercado de trabalho pode aumentar com o trabalho dos gestores e do RH.

Mulheres no trabalho e no comando: ainda há muito a se fazer!

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a participação feminina no mercado de trabalho é de 49,9%. Mesmo assim, os salários das mulheres ainda são menores que os dos homens, algo contraditório se analisarmos que algumas se destacam até mais no mercado. Os cargos femininos no Brasil pagam 22% a menos que os masculinos, e para as mulheres que têm curso superior a diferença chega a ser de 38%.

Além dos salários diferenciados, pouquíssimas mulheres conseguem cargos de liderança nas instituições. Um exemplo recente é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), que após 72 anos de história, tem a primeira mulher a ocupar a presidência da empresa.

Mas essa realidade pode mudar se a Gestão e o RH começarem a ter um olhar sem preconceito (analisando somente as competências e qualificações, sem julgamentos pelas escolhas pessoais), apurado e sensível com relação a promoção desses profissionais, bem como da inclusão de minorias no mercado de trabalho.

Contratação de PcD, sua empresa está cumprindo a lei?

Existe no Brasil a Lei de Cotas 8.213/91, que obriga todas as empresas com mais de 100 funcionários a ter de 2 a 5% do quadro de pessoal constituído por colaboradores PcD.

Apesar da Lei existir há 28 anos, os PcDs ainda têm uma parcela de participação pequena nas corporações e a inclusão no mercado de trabalho ainda enfrenta desafios.

Cabe aos gestores e a equipe de RH entender, obedecer a lei e promover essas mudanças.

Benefícios da Diversidade nas empresas

Com a ampliação de processos seletivos em que todos podem se candidatar, a empresa terá maior possibilidade de encontrar candidatos potenciais.

  • A diversidade une as pessoas.
  • Sua empresa será considerada inovadora, com princípios como o respeito, inclusão e aceitação.
  • Colaboradores aceitos são mais motivados e produtivos.
  • As pessoas terão sensação de pertencimento e vão trabalhar mais motivadas.

A contribuição do RH na inclusão dos Grupos Minoritários

  • Abra mais vagas para mulheres, pessoas com deficiência e pessoas da comunidade LGBT. Priorize a inclusão na sua empresa!
  • Mensure periodicamente a porcentagem dos colaboradores que pertencem ao grupo minoritário, pois esse dado mostrará o quanto a empresa pode ampliar e incluir esse público nos processos seletivos e contratações.
  • Seja imparcial nas entrevistas, lembre-se de que o candidato é um ser humano, assim como você. Renuncie a julgamentos!
  • A empresa vai promover algum colaborador? Na seleção de nomes, escolha também pessoas do grupo minoritário. Muitos apresentam espírito de liderança, são mais produtivos e vão aumentar ainda mais o rendimento ao serem reconhecidos com uma promoção.
  • Percebeu que a aceitação dos grupos minoritários por parte dos colaboradores precisa melhorar? Repasse ao Marketing para que eles pautem um plano de ação.
  • Promova treinamentos, apresentações e conversas sobre diversidade para todos os colaboradores.
  • Leia mais sobre as leis que favorecem os grupos minoritários.
  • Promova a acessibilidade e a inclusão com salários compatíveis.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para aprimorar a performance da sua empresa? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário