Home RH Gamificação nas empresas: saiba como utilizá-la no processo seletivo

Gamificação nas empresas: saiba como utilizá-la no processo seletivo

por Marcelo Braga
Gamificação nas empresas: saiba como utilizá-la no processo seletivo

processo seletivo é uma das etapas mais importantes para qualquer corporação e por meio dele, é possível escolher colaboradores alinhados e comprometidos com os objetivos e cultura da empresa.

Essa modalidade tem tudo a ver com as novas gerações e a seguir vamos falar sobre como usar a gamificação nos processos e quais benefícios esperar.

Afinal, o que é essa novidade?

Durante muito tempo, o ambiente corporativo foi sóbrio e restrito, com etapas puramente tradicionais. No entanto, as mudanças trazidas pelas novas gerações e necessidades específicas vindas das próprias empresas aumentaram a busca por outras formas de se comunicar e interagir. Nesse contexto, a gamificação tem ganhado força em diversos processos.

Ela consiste em utilizar mecânicas conhecidas em jogos dentro do cenário corporativo. No processo seletivo, essa ferramenta torna a escolha de profissionais algo que se parece com um game — mas com bons resultados estratégicos.

Como a gamificação pode ser aplicada em processos seletivos?

Uma das qualidades da abordagem é a versatilidade. Negócios de todos os tamanhos e setores podem recorrer à gamificação. Na fase de seleção, destacadamente, há variadas maneiras de aplicar a técnica. Na sequência, conheça algumas alternativas:

Jogos interativos

Os jogos interativos são ótimas formas de conhecer os candidatos e estimular a comunicação. Um jogo de perguntas e respostas permite compreender o perfil sem que a etapa fique chata. Também é possível criar games para testar o fit cultural ou para entender a resolução de problemas.

Competições

Outra alternativa é a realização de uma competição, em grupo ou individual. É um jeito de ver como os profissionais reagem sob pressão e qual é a capacidade de atingir certos objetivos.

Dinâmicas

Além disso, há as famosas dinâmicas — agora, reinventadas. Dá para criar atividades lúdicas ou com propósitos diferentes para avaliar o trabalho em equipe, a liderança ou o uso de outras habilidades. Assim, o processo seletivo se torna mais consistente.

Quais os benefícios dessa ferramenta?

A aplicação da gamificação no processo se justifica pelos pontos positivos envolvidos. Uma seleção feita com essa abordagem apresenta diversas vantagens que ressoam em todo o negócio. Na sequência, veja quais são os principais benefícios.

Maior eficiência de seleção

Um recrutamento demorado é prejudicial para todos. Para a empresa, há custos elevados e uma maior vacância de posições. Para os profissionais, há desmotivação e desistências.

Já com a gamificação, é possível fazer diversas análises em pouco tempo. Isso ajuda a compreender melhor o perfil de cada pessoa, o que leva a uma decisão rápida, precisa e eficiente.

Aumento do engajamento

Outro aspecto é que essa escolha faz com que as pessoas se interessem muito mais pelo processo. Elas realmente se envolvem com as atividades e se comprometem com a demonstração de habilidades e conhecimentos.

Além de influenciar positivamente no processo decisório, é um jeito de já criar uma conexão entre empresa e futuro colaborador.

Maior conhecimento sobre a organização

Muitas vezes, um processo seletivo não é bem-sucedido porque os profissionais e a organização não se conhecem. Com a gamificação, os candidatos conseguem entender melhor o negócio, sua visão e forma de agir.

Trata-se de algo fundamental para que a pessoa certa possa ser escolhida. Depois da finalização, esse alinhamento de cultura e atuação faz com que o profissional se encaixe melhor na vaga.

Retenção de talentos

Um bom processo de R&S leva a contratações assertivas e, consequentemente, a uma integração maior do time.

A gamificação tem o papel de usar mecânicas conhecidas para transformar processos. Na etapa de seleção, essa alternativa melhora a escolha de profissionais e favorece no futuro, o desempenho e a retenção de talentos.

Para acompanhar muitas outras novidades, assine a nossa newsletter e receba nossos posts em sua caixa de entrada.

Assine nossa Newsletter para ficar por dentro das novidades!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário