Home Dicas Empresarial Fique por dentro das maiores vantagens do pipeline de liderança

Fique por dentro das maiores vantagens do pipeline de liderança

por Marcelo Braga
Fique por dentro das maiores vantagens do pipeline de liderança

As constantes mudanças nas necessidades do mercado demandam um posicionamento diferenciado por parte das empresas, especialmente, no que diz respeito à maneira de liderar. Ao estabelecer o pipeline de liderança é possível não só habilitar os colaboradores corretamente, mas também desenvolver habilidades alinhadas às necessidades organizacionais.

O objetivo desse artigo é justamente ajudá-lo a entender o impacto que o modelo de pipeline tem, mas também apontar os principais benefícios de aplicá-lo. Continue a leitura e mude a sua visão sobre o mercado!

O pipeline de liderança

Antes de explicarmos o que é o pipeline de liderança, é interessante conhecer o papel de um líder. Uma liderança é composta por um profissional responsável por dirigir e agregar profissionais. Existem diferentes tipos de líderes, eles variarão conforme as características do grupo por ele comandado. De modo geral, o objetivo é atrair seguidores e influenciá-los de maneira positiva em seus comportamentos.

Por sua vez, o pipeline é um termo bastante utilizado no meio organizacional. Em tradução livre, ele é conhecido como tubulação. Em seu livro “O pipeline de liderança” Ram Charam destaca que a liderança precisa ser desenvolvida de acordo com os perfis e habilidades de cada profissional sob seu comando.

Logo, o pipeline seria a metáfora para explicar que tal processo deveria partir de um determinado ponto e gerar ramificações, tal como acontece com a tubulação.

Relevância dessa ramificação

O modelo definido por Charam tem uma grande relevância, o que o torna imprescindível no contexto atual. Isso não só devido às deficiências internas, mas também a fatores como:

  • a falta de compatibilidade de talentos externos em relação às necessidades da empresa;
  • a necessidade de lidar com mercados críticos, nos quais se tem pouca familiaridade ao fazer negócios;
  • a mudança no perfil dos cargos;
  • a necessidade de maior clareza nos papéis desempenhados.

O modelo proposto seria o responsável por auxiliar no desenvolvimento futuro de líderes em vez de focar apenas em questões de desempenho atuais. Aliás, ele não só ajudaria o RH, como também gestores de diferentes departamentos, tornando-os mais eficazes em suas tarefas.

A aplicação e as vantagens dos modelos de liderança

A aplicação do pipeline de liderança exige um processo de transição. Seria um total de 6 passos, identificados como:

  • gerenciar a si próprio e aos outros: o gestor é treinado para a gerência de primeira linha, o que inclui aprender a delegar tarefas e fazer o planejamento do fluxo de trabalho;
  • gerenciar os outros para gerenciar gestores: deixa de ficar focado nas tarefas dos outros para atuar de maneira estratégica;
  • gerenciar gestores para gerente funcional: há um desenvolvimento das habilidades comunicacionais e o contato com ações até então desconhecidas;
  • gerente funcional a de negócios: momento em que os gerentes passam a ser responsáveis pelos resultados financeiros alcançados, mas também ganham mais autonomia;
  • gerente de negócios a gerente de grupo: passa a ter uma visão mais complexa e administrar diferentes negócios;
  • gerente de grupo a gestor corporativo: foca mais na performance da empresa, sendo responsável por conduzi-la rumo aos bons resultados.

Como vemos, há todo um processo interligado, tal como destacado no processo de tubulação. Mas quais de fato são as vantagens de aplicação desse tipo de pipeline? Confira a seguir!

Melhora na performance individual e em grupo

O processo de desenvolvimento de liderança passa por diversas fases nessa metodologia. Logo, uma das maiores vantagens da aplicação do pipeline é justamente a melhora da performance individual, o que consequentemente tem reflexos na equipe.

Como os profissionais passam por um processo transparente de desenvolvimento, isso faz com que eles se sintam motivados e importantes no contexto organizacional. Assim, eles têm mais clareza sobre o que precisam fazer a fim de alcançar os seus objetivos, entregando um trabalho de maior qualidade e produzindo com maior eficiência.

Traz maior qualidade à tomada de decisão

Uma das premissas básicas do desenvolvimento de liderança é permitir que os gestores consigam tomar decisões mais consistentes, tendo como base as habilidades, bem como a aplicação de tempo e valores de cada um dos profissionais.

Com isso, os líderes podem trabalhar em cima de dados mais consistentes que ajudarão no desenvolvimento da equipe. Ou seja, eles deixam de confiar apenas em programas de treinamento e desenvolvimento generalizados e engessados para poderem trabalhar com algo mais consistente, que vise, de fato, transformar a realidade interna.

Reduz o tempo de formação de líderes

Uma das grandes dificuldades das empresas, além de encontrar profissionais adequados para ocuparem cargos de liderança, é com relação ao tempo que levará o treinamento de um indivíduo até que ele ocupe uma posição de liderança na empresa em questão.

Com o auxílio do pipeline, os critérios de cada uma das fases são bem definidos. Isso faz com que o tempo despendido nas etapas não seja perdido, pois o profissional só vai agregando habilidades.

Diminui o absenteísmo

Entre os princípios do pipeline de liderança desenvolvidos por Ram Charam está a identificação e preparação dos talentos da empresa — em vez de trazer pessoas de fora e que ainda não estão ambientadas com a cultura do negócio. Por isso, a aplicação da metodologia traz um ganho que é a redução do absenteísmo.

Ao saber que tem essas oportunidades internas de crescimento, os profissionais tendem a se esforçarem mais para oferecer um bom trabalho e ser escolhido entre as opções para o cargo de gestão. Consequentemente, isso se torna um fator motivador, reduzindo as taxas de absenteísmo.

Ajuda a manter o alto padrão

Mais um benefício obtido pela aplicação da metodologia é a otimização na hora de contratar talentos. A ideia é que o desempenho de líderes ao longo do tempo seja utilizado para estabelecer um padrão na hora de escolher pessoas certas a ocuparem os cargos de liderança.

Com isso, há a manutenção do alto nível e eficácia dos líderes. Isso será essencial para a organização, não só na hora de identificar o momento certo em que uma pessoa pode mudar de nível de liderança, mas também para o desenvolvimento de ações estratégicas.

Para alcançar tais vantagens, é preciso ter em mente que o líder não deve pular nenhuma das etapas de transição, pois poderá prejudicar diretamente o desempenho dos colaboradores sob o seu comando ao longo de toda a cadeia. Portanto, a adoção do pipeline de liderança costuma ser um modelo essencial para as empresas que desejam formar gestores mais preparados para enfrentarem os desafios do mercado.

Para garantir que isso aconteça de maneira eficaz, é de suma importância que a empresa encontre os talentos certos a ocuparem o cargo de liderança. Portanto, aprenda como reduzir o custo no processo de aquisição desses profissionais!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário