Home RH Ferramentas de RH: conheça as 4 que ajudam na gestão

Ferramentas de RH: conheça as 4 que ajudam na gestão

por Marcelo Braga
Ferramentas de RH: conheça as 4 que ajudam na gestão

A tecnologia facilita as compras, comunicação com amigos e colegas, organização de agenda, entre outros aspectos da sua vida diária. Assim como a era digital vem impactando a sua rotina positivamente, inovações tecnológicas podem te ajudar — e muito! — a melhorar a gestão de RH da sua empresa.

A atuação estratégica do RH é uma das chaves para o sucesso da organização. São os seus colaboradores que efetivamente geram os resultados e, por isso, esse setor tem um papel central. Inovações tecnológicas podem torná-lo mais produtivo, diminuindo o trabalho operacional e os custos da sua empresa.

Entenda, neste artigo, quais são as 4 ferramentas de RH que mais ajudam na gestão da sua empresa como um todo. Vamos lá?

1. Ferramentas de armazenamento em nuvem

Existem diversas plataformas para armazenamento de informações em nuvem. Essas ferramentas consistem em uma rede de servidores conectados que permitem que você armazene e edite documentos, planilhas e informações relevantes — tudo online. As mais conhecidas entre esse tipo de plataforma são o Dropbox e o Google Drive.

Nelas, você pode inserir documentos e arquivos de maneira organizada e funcional, evitando o gasto com impressão de papéis e perda de informações devido ao mal armazenamento. Além disso, permitem que você acesse as informações de qualquer lugar, bastando ter acesso à internet.

Você também pode limitar o acesso apenas aos membros da sua equipe ou pessoas interessadas, garantindo o sigilo no seu setor de RH. Além disso, o Google Drive permite que você faça alterações diretamente no documento ou libere o acesso de outras pessoas para eventuais edições.

2. Ferramentas de gestão de tarefas e de tempo

Isso é essencial para garantir a produtividade da sua equipe. Algumas ferramentas, como é o caso do Trello e do Evernote, permitem que você realize essas ações de maneira simplificada e automatizada.

O Trello é uma ferramenta de gestão de tarefas em que você pode estabelecer, desdobrar, compartilhar e acompanhar todas as fases de execução de um processo ou projeto. Nele, você divide a tarefa em etapas, estabelece prazos para cada uma delas e delega responsáveis. Além disso, seus colaboradores podem atualizar o status das atividades em tempo real, melhorando o seu acompanhamento e controle.

Já o Evernote consiste em um aplicativo de gestão de tempo no qual você pode planejar atividades e estabelecer prioridades. Além disso, também é possível definir prazos e enviar notificações à sua equipe.

3. Ponto eletrônico

Alguns setores de RH ainda são responsáveis por atividades de departamento pessoal e administrativas relacionadas aos seus colaboradores. Essa área pode ser a encarregada pela definição de férias e folgas de funcionários, monitoramento da presença, horário de trabalho e folha de ponto.

Dessa forma, ferramentas como o Tangerino, que atuam como ponto eletrônico e facilitam a realização desse tipo de atividade pelo seu setor de RH, são ideais. Além de otimização de tempo, elas permitem que você tome decisões mais assertivas sobre a jornada de trabalho dos seus colaboradores.

4. Software de recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção é um dos processos mais longos e complexos realizados pelo setor de RH de uma empresa. Dessa forma, a utilização de softwares de recrutamento e seleção consiste em uma ação de extrema importância para a validação do seu processo e otimização do tempo da sua equipe.

Alguns softwares utilizam algoritmos matemáticos avançados para cruzamento de dados de candidatos, unindo informações sobre currículo, perfil comportamental e compatibilidade com os valores da empresa e cargo. Dessa forma, esses softwares criam rankings com os profissionais mais indicados e com maior probabilidade de gerar valor para a sua empresa e potencializar os seus resultados.

Além disso, com o uso dessas ferramentas você consegue atrair melhores talentos, otimizar o tempo da sua equipe de RH e aumentar a probabilidade de sucesso do seu processo seletivo.

Portanto, o uso de ferramentas de RH pode gerar grande valor para sua empresa, aumentando a sua produtividade, gestão do conhecimento e diminuindo os seus custos com o setor.

Entre em contato com a gente hoje mesmo e conheça nosso software de recrutamento e seleção, preparado para encontrar os melhores talentos para a sua organização!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário