RH TI

Evolução do RH: conheça as ferramentas que estão revolucionando o setor

Há muito tempo, o papel do RH dentro das empresas vai além de realizar apenas funções burocráticas, como o pagamento dos colaboradores. O planejamento e pensamento estratégico vêm tornando o setor de RH um dos mais importantes para o desenvolvimento de uma empresa. Por isso, é fundamental conhecer e acompanhar a evolução do RH.

Tecnologia e evolução do RH

O fator que mais contribuiu para as mudanças do RH é o avanço tecnológico. Por meio de novas ferramentas e recursos, é possível aprimorar processos cruciais para a saúde de um negócio: como, por exemplo, o recrutamento.

Aliando um novo entendimento de recursos humanos e as tecnologias disponíveis, o processo seletivo torna-se cada vez mais eficaz. Isso ocorre porque aplicativos como as plataformas de RH conseguem maior precisão em definir perfis do candidatos e cruzar às necessidades específicas de cada vaga ofertada. A influência dessas ferramentas trazem inovações até mesmo para indicações de funcionários no processo de recrutamento.

Para entender melhor as novas tendências do RH, listamos alguns dos principais mecanismos disponíveis atualmente no setor. Confira a seguir!

Mapeamento de perfil comportamental

Para gerenciar e liderar profissionais, é essencial conseguir analisar as fraquezas e potencialidades de cada um. Nesse contexto, destaca-se o mapeamento de perfil comportamental.

Esse tipo de mapeamento auxilia diretamente em processos seletivos e na gestão dos colaboradores. Ao traçar características dos candidatos, é possível conhecer melhor seu tipo de comportamento profissional e seu alinhamento às vagas e empresas que a pessoa pretende ocupar.

Digitalização de RH

Sistemas e aplicações específicas de RH agilizam processos, valorizando o tempo e o trabalho dos profissionais do setor, uma vez que esses dispositivos realizam tarefas burocráticas e mecânicas com exatidão e velocidade.

Um dos maiores ganhos provenientes da utilização de plataformas de RH é a centralização de documentos e dados dos colaboradores. Assim, consegue-se executar procedimentos relacionados aos funcionários de forma mais eficiente e econômica, como Onboarding.

Além disso, o mapeamento de documentos consegue agilizar a extração de informações e automatizar operações e monitoramento para o Onboarding.

Isso pode ser aplicado a vários procedimentos rotineiros da empresa como, por exemplo, a criação de licenças e permissões, contratos e cadastros. As informações ainda ficam à disponibilidade do gestor ou supervisor, economizando o tempo de preenchimento de dados repetidos.

Além disso, é possível definir e medir indicadores de RH com facilidade, auxiliando diretamente no planejamento estratégico da empresa.

Plataforma de recrutamento

Realizar contratações de profissionais talentosos é sempre um dos maiores desafios de qualquer empresa. Neste sentido, as plataformas de recrutamento oferecem um diferencial significativo, visto que integram diversos recursos que trazem mais eficácia e controle ao processo seletivo, reduzindo custos do procedimento.

Ao contrário do que acontecia quando o desenvolvimento de softwares inicialmente foi implantado no RH, hoje não é mais necessário a instalação de um sistema específico no servidor das empresas. As soluções digitais atuais de recrutamento funcionam integralmente na nuvem, com acessibilidade simples e direta, como conectar a qualquer site de um computador.

Algumas plataformas centralizam todo o processo seletivo, disponibilizando um acompanhamento de cada etapa do procedimento. Visando maior controle e eficiência, alguns desses softwares de gestão incluem um sistema de rastreamento de candidatos (ATS), garantindo maior detalhamento ao recrutamento.

É fácil perceber como o avanço tecnológico consegue otimizar e aprimorar varias funções para evolução do RH. Desta forma, é crucial ter conhecimento para saber quais ferramentas são as mais apropriadas para cada caso. Contar com esse discernimento pode ser determinante para o sucesso de um negócio. Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como a tecnologia trouxe ferramentas essenciais para o RH? Confira esse blogpost e fique por dentro!

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

Deixar comentário.

error: Content is protected !!
Navegação