Profissionais de Vendas

Entrevista de emprego em vendas: como conseguir uma vaga?

entrevista de emprego em vendas

Um número muito grande de profissionais bem capacitados e experientes perde oportunidades interessantes de emprego por não saber como se comportar no momento de uma entrevista.

No segmento de vendas, especificamente, podemos enumerar uma série de atitudes que devem ser evitadas. Ao mesmo tempo, há uma preparação a ser feita para a entrevista e alguns pontos que não podemos esquecer quando estivermos frente a frente com um gerente de RH.

Não deixe de acompanhar neste post 5 dicas fundamentais sobre como agir em uma entrevista de emprego em vendas.

Exponha sua trajetória profissional de maneira clara e objetiva

Não existe uma narrativa considerada única para obter êxito em entrevistas de emprego. No entanto, há casos emblemáticos de como o candidato pode se perder frente ao entrevistador.

Neste sentido, o principal equívoco talvez seja uma exposição subjetiva demais ao tratar de si e sua experiência profissional. Muitos candidatos perdem minutos preciosos falando de suas virtudes sem estabelecer uma relação com sua experiência de vendedor em outras empresas.

Esse comportamento soa como autopromoção “barata”, sem conexão com a realidade. No momento da entrevista, o candidato deve se ater ao que foi perguntado e sempre buscar respaldo em suas vivências profissionais ao formular as respostas.

Mostre os resultados conquistados por onde você passou

As organizações, atualmente, encaram a contratação de um colaborador como um investimento. A contratação de um vendedor, especificamente, pode ser considerada um dos investimentos mais estratégicos dentro das empresas.

É o vendedor uma espécie de “cartão de visitas” da empresa, o primeiro contato entre organização e cliente. Tendo isso em vista, demonstrar ser um bom investimento é fundamental.

A melhor maneira de fazer isso é expor os resultados alcançados por onde você passou. Para isso, use exemplos elucidativos de casos concretos em que sua experiência profissional em vendas foi exitosa, como situações de cumprimento de metas desafiadoras, por exemplo.

Não fuja das perguntas do entrevistador

Em entrevistas de emprego há sempre alguns minutos dedicados a uma exposição dos pontos negativos ou em desenvolvimento do entrevistado. Não fuja destas perguntas! Seja verdadeiro e destaque o que você tem feito para superar eventuais problemas.

Se sua dificuldade estiver em falar em público, por exemplo, tente ser desenvolto ao responder as perguntas e fale sobre o que você tem feito para deixar esta dificuldade para atrás.

Demonstre interesse pelo que for dito pelo entrevistador

Entrevistas de emprego em vendas não são um monólogo, em que o entrevistado tem a fala o tempo todo. Há espaços pontuais para o representante da empresa expor pontos importantes sobre o trabalho, como a estratégia de vendas do setor comercial, quais são as rotinas das equipes de vendas e o que se espera de um colaborador.

Demonstrar interesse por aquilo que for dito nestes momentos é uma forma de o entrevistado se sobressair. Formular perguntas e comentários coerentes com o que for dito é uma maneira de apresentar conhecimento sobre a dinâmica do trabalho de um vendedor e chamar a atenção do entrevistador.

Busque informações sobre a empresa antes da entrevista

Chegar ao momento da entrevista com um nível de conhecimento razoável sobre a empresa é um cuidado essencial que o candidato deve tomar. Muitas gerências de recursos humanos têm como costume realizar perguntas sobre o campo de atuação da empresa.

Mesmo que não seja este o caso, em muitos processos seletivos há oportunidades interessantes de o candidato expor seu conhecimento sobre a organização de forma natural, sem ter sido perguntado.

Uma entrevista de emprego em vendas guarda características únicas que não podem ser deixadas de lado pelo vendedor que quer conseguir um bom emprego. Boa comunicação, objetividade e inteligência emocional são alguns atributos interessantes para qualquer candidato como podemos acompanhar nas cinco dicas acima.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de assinar a nossa newsletter!

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

1 comentário

  • Uma grande parte dos candidatos se eliminam em entrevistas por falta de alto confiança consequente das circunstâncias em que estão passando, ou seja, necessidade urgente de se recolocar no mercado de trabalho, falta de uma qualificação melhor, desatualização, como também dos candidatos com excesso de confiança e em tais situações os candidatos também ignoram a naturalidade, a realidade e a discrição.

Deixar comentário.

Navegação