Home RHDados e indicadores Entenda aqui a importância da avaliação de desempenho

Entenda aqui a importância da avaliação de desempenho

por Marcelo Braga
Entenda aqui a importância da avaliação de desempenho

Quando se trata de desenvolvimento profissional, as avaliações de desempenho não podem ser deixadas de lado. Elas são as verdadeiras responsáveis por implementação de melhorias em processos internos e também na gestão de colaboradores, seja individualmente ou em equipe. É por meio dela que a empresa consegue visualizar seu alcance de metas, identificar possíveis falhas e aprimorar habilidades para ir mais longe.

Uma boa avaliação de desempenho também permite que os liderados aprimorem seus potenciais e tenham uma melhor aderência às propostas e necessidades da organização. Com o capital humano direcionado para um mesmo rumo, os resultados do negócio disparam, a imagem da empresa se consolida e as oportunidades de crescimento despontam para todos os envolvidos.

E quais são os melhores tipos de avaliação? Como aplicá-los da melhor maneira possível de acordo com a cultura organizacional de uma companhia? É o que você vai descobrir agora, com a leitura deste artigo.

Por que a avaliação de desempenho é tão importante?

As vantagens da avaliação de desempenho você já conheceu. Agora, é preciso entender por que ela é tão importante dentro de uma empresa. Elas existem para evitar conflitos na forma como os gestores enxergam o que acontece dentro da empresa e o que seus liderados dizem que está acontecendo dentro do mesmo ambiente de trabalho.

É também essencial para que líderes reconheçam efetivamente os esforços de seus colaboradores e para que eles percebam que tudo o que fazem é realmente observado e levado em conta. Isso ajuda até mesmo a otimizar a retenção de talentos e a reforçar a cultura de valorização dos liderados, para que eles deixem de considerar abandonar seus empregos.

Quais são os tipos de avaliação existentes?

A avaliação de desempenho é uma vertente ampla, que tem diversos métodos. Para escolher o melhor, é necessário não somente avaliar o perfil da empresa, mas também de seus colaboradores e líderes. Aqui estão os principais.

360 graus

Se você busca uma avaliação de desempenho completa, pode optar pela 360 graus. Todos os envolvidos nas atividades de rotina do emprego participam do processo, o que possibilita uma visão bem ampla acerca de seus resultados.

Gestores, colegas de trabalho, clientes, parceiros e fornecedores podem estar envolvidos na avaliação. Os feedbacks gerados são extremamente valiosos e precisos, dados por meio de uma comparação entre todas as considerações dos participantes.

180 graus

A avaliação 180 graus também fornece um excelente parecer sobre o desempenho de um colaborador, porém é mais sucinta. Isso porque é feita somente entre ele e seu líder, com uma troca de feedback simultânea.

A mediação é controlada pelo setor de Recursos Humanos, justamente para fortificar a comunicação entre ambos e guiar as discussões propostas pelos participantes. É mais indicada para organizações que têm uma cultura de feedback muito bem implantada, para não gerar conflitos na comunicação.

Avaliação de equipe

Nessa avaliação, a equipe é estudada como um todo. De fato, cada profissional tem suas capacidades e habilidades individuais, mas é indispensável analisar seu desempenho em atividades em grupo. Isso porque é a soma da força de trabalho a grande responsável por bons resultados.

É o momento para observar o desempenho em conjunto, ajustar funções e alinhar as tarefas. Desse modo, o fluxo de trabalho é melhor moldado para alcançar as metas desejadas, tendo como consequência a melhoria da comunicação entre colaboradores e também com a empresa.

Avaliação por competências

É baseada na teoria de competências, ou seja, significa listar quais são as capacidades esperadas de membros de determinadas equipes e avaliar como elas se manifestam nos colaboradores em sua rotina diária.

É um ótimo caminho para perceber o que precisa ser melhor desenvolvido em cada um, além de conseguir mensurar mais precisamente o crescimento da equipe e como seu desempenho aumentou ou diminuiu com base em resultados anteriores. Exige um conhecimento aprofundado por parte do RH sobre aptidões necessárias para os cargos avaliados, do contrário a avaliação pode acabar por ser bem superficial.

Metas e resultados

Esse procedimento é mais voltado para a análise quantitativa. A avaliação de desempenho é realizada com base nos resultados alcançados pelo profissional em um período pré-estabelecido. Com esses registros, é possível entender se o colaborador atendeu às expectativas da empresa, de uma maneira mais assertiva e muito segura.

Alguns fatores avaliados aqui são a conversão de vendas, a satisfação de clientes e a retenção. Versátil, essa avaliação também pode ser aplicada por equipe, de modo a identificar a produtividade e compreender quem rende mais e quem rende menos e os motivos para tanto, buscando o alinhamento perfeito.

Avaliação por incidentes críticos

Esse método registra detalhadamente algumas situações pelas quais o profissional passou e se comportou muito bem ou muito mal. Ela é pautada no histórico do colaborador, que deve ser mantido com muito cuidado pelos seus gestores e cujos incidentes críticos devem estar muito bem descritos para se configurarem como tal.

Os incidentes podem ser registrados também pelo próprio liderado, bem como sua visão a respeito de como se portou. Depois, sua avaliação será comparada com a do gestor, para se chegar a um saldo, e por fim identificar o que pode ser melhorado e o que se destaca positivamente dentro de suas ações.

Avaliação atrelada a custo

Essa é uma avaliação de desempenho muito apropriada para a empresa que precisa ajustar seus níveis financeiros. O colaborador é avaliado de acordo com seu custo-benefício para a organização, e tudo o que ele produz é colocado no papel para se comparar com o que é gasto para mantê-lo ativo em suas funções diárias.

É ideal para empresas que pretendem dar um grande salto de crescimento. É importante lembrar apenas que um recém-contratado inicialmente tende a produzir menos, então é interessante avaliar bem quais setores da empresa realmente se encaixam nesse método.

Para aplicar a avaliação de desempenho com sucesso, é interessante lançar mão daquilo que a tecnologia oferece, para uma análise bem elaborada e facilitação das etapas avaliativas.

Exemplo disso é a plataforma DOM, oferecida pela Reachr, que desenha cargos, analisa características comportamentais e não comportamentais, aderência aos cargos, realiza comparação entre profissionais dentre outras funções que sustentam os resultados finais de avaliação. Tudo válido tanto para avaliações individuais quanto em equipe.

Deseja saber mais a respeito? Entre em contato conosco para que possamos lhe ajudar a otimizar esses processos dentro da sua empresa!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário