RH

Empresas de recrutamento – o que esperar?

Contratar um colaborador não costuma ser uma tarefa fácil, mas isso não significa que ela não possa ser simples e assertiva. Existem empresas de recrutamento que encurtam esse caminho para seus clientes e negócios digitais que permitem otimizar grande parte do processo.

Mas precisamos ser honestos: podem existir prós e contras nesta decisão se o plano não for executado da maneira apropriada, ou seja, se o serviço ou plataforma escolhido não forem suficientes para suprir suas necessidades em recrutamento de candidatos.

Quais cuidados devo tomar ao contratar uma empresa de recrutamento e seleção?

Pesquise a reputação e idoneidade da empresa. Também é importante garantir que a proposta dela vai poder entregar o que você precisa: colaboradores que se encaixem perfeitamente no perfil da vaga e na cultura da sua companhia.

Não adianta ter as habilidades sem se reconhecer na identidade da empresa. Senão, qual o sentido de contratar o serviço para realizar esse trabalho?

A empresa de recrutamento pode realizar o processo total ou parcialmente passando pela triagem inicial de currículos, recrutamento, seleção, agendamento de entrevistas, dinâmicas e testes, de acordo com o nível da vaga e protocolos da empresa.

Os prós e contras de terceirizar o processo de recrutamento

Investir em uma plataforma virtual para o recrutamento de candidatos tem diversos pontos a favor:

  • Assertividade no processo seletivo: a tecnologia e pesquisa avançada permite localizar o candidato ideal de forma mais objetiva ao procurar pelo perfil desejado.
  • Seleção interna e externa: os sistemas de gerenciamento podem ser utilizados tanto para recrutar candidatos externos quanto para promover seleção interna.
  • Match vaga/candidato: a seleção é inteligente, portanto espere por mais candidatos ideais do que “currículos que não se encaixam”.
  • Eficiência: o verdadeiro processo de seleção nunca acaba na contratação. É fundamental que a rotatividade de funcionário diminua como consequência do bom trabalho do RH, portanto, o serviço de recrutamento precisa ser eficiente nesse sentido também.

O que pode dar errado no processo de recrutamento e seleção de candidatos:

Alguns detalhes podem escapar ao processo tecnológico e o resultado não ser esperado, por exemplo, a falta de filtros específicos para tornar o recrutamento mais rápido.

O comportamento dos candidatos também não pode ser medido virtualmente, por isso não é possível afirmar que a contratação pode acontecer totalmente por esse meio, ou seja, a entrevista e contato pessoal ainda são muito importantes antes de contratar.

A plataforma virtual permite que o gestor de RH possa personalizar suas escolhas e necessidades para o perfil da vaga e da empresa. Por isso a Reachr conseguiu se focar nos pontos positivos e tem expertise em tornar efetiva a experiência em recrutamento e seleção.

Sobre o autor

Marcelo Braga

Marcelo Braga

Fundador e Diretor Executivo da REACHR. Headhunter desde 2000 (Sócio Fundador da SEARCH, Ex-Sócio Sênior da FESA e Ex-Consultor Michael Page). Anteriormente na indústria automotiva (General Motors e Plascar). Engenheiro Químico – Unicamp e Pós-graduado em Administração de Empresa pela FGV.

Deixar comentário.

Navegação