Home Carreiras Dicas para você encontrar o seu primeiro estágio

Dicas para você encontrar o seu primeiro estágio

por Marcelo Braga
Dicas para você encontrar o seu primeiro estágio

O primeiro estágio é algo marcante na vida de qualquer estudante. Afinal, depois de empenhar seu tempo e dedicação para a criação de bagagem teórica, nada mais natural do que quer encontrar a vaga que você quer para praticar as lições aprendidas. O processo de busca de uma boa empresa para estagiar é o começo da caminhada que levará à vivência cotidiana da carreira escolhida. É mais que uma linha no currículo, é aprendizado prático.

E, para que o estágio cumpra sua real função, deve estar alinhado à profissão que você escolheu. Afinal, será que arquivar documentos ou fazer cópias desenvolverá o seu conhecimento e te deixará mais preparado para o mercado de trabalho? Isso pode te ensinar muito sobre hierarquia e trabalho colaborativo, mas há muito mais em que prestar atenção.

Nesse artigo, vamos te dar 5 dicas para encontrar uma vaga com a sua cara. Mas, antes disso, é importante que você conheça os principais aspectos legais sobre estágio. Por exemplo: qual a carga horária? É CLT? Posso estagiar por quanto tempo? Está curioso para saber as respostas e conferir as dicas? Veja abaixo!

Conhecendo a Lei do Estágio

Foi criada em 2008, com o objetivo de ajudar empresas e estagiários, apresentando os direitos e responsabilidades de cada um. Confira os pontos mais relevantes:

Estágio não é CLT

O estágio não é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) — vulgo “carteira assinada” — logo, o funcionário não mantém vínculo empregatício. Estágio não dá direito a adicional de férias, seguro-desemprego ou 13º salário, por exemplo.

Carga horária

Para estudantes de nível superior, a carga horária máxima é de 30 horas semanais e 6 horas diárias.

Recesso

Em vez de férias, o estagiário tem direito a um recesso remunerado de 15 dias a cada 6 meses. Caso o contrato seja rescindido, o empregador deverá pagar os recessos que não foram gozados.

Duração

O limite máximo é de 2 anos por contrato. No entanto, estagiários com deficiência podem ter seus contratos renovados por um período superior.

Pagamento

Não há pagamento mínimo da bolsa-auxílio. Cada empresa pode determinar um valor diferente ou mesmo ser gratuito. Lembrando que a remuneração do estágio não está livre de imposto de renda, caso o valor exceda a faixa de isenção.

Estagiar na empresa que trabalha

É possível, desde que seja realizado em horário e setor diferentes da atividade rotineira exercida. As duas atividades não podem sobrepor o horário das aulas.

Período de provas

O estagiário tem o direito de sair mais cedo durante o período de provas, para que possa se preparar melhor. A atividade profissional supervisionada não pode interferir negativamente na produtividade do aluno.

Agora que você já entende como funciona legalmente um estágio, veja 5 dicas para encontrar uma vaga com a sua cara. Confira!

Como encontrar uma vaga a sua cara

1. Pense em você

Para começar, você precisa identificar qual é o seu perfil. É comum se sentir eufórico e com vontade de trabalhar logo, procurando estágios em lugares que podem não ser tão atrativos mas, se a vaga não for adequada a suas habilidades e personalidade, a possibilidade de ter uma experiência traumática aumenta.

Pense em qual área de sua formação você gostaria de atuar e reflita sobre sua capacidade, pontos fortes e fracos. Analise quais atividades você quer realizar e quais precisa aprender, o tipo de ambiente de trabalho que te atrai, quem serão seus clientes…

É importante ponderar, ainda, como será sua rotina depois que você estiver estagiando, para evitar incompatibilidade de horários com a faculdade e a diminuição do seu rendimento acadêmico.

2. Trace objetivos

O que você espera do estágio? Esta é uma pergunta-chave para ter sucesso, pois os objetivos são os guias de suas escolhas. A experiência adquirida vai para seu currículo e servirá de base para o futuro de sua carreira.

Reflita sobre o que você espera de sua vida profissional e estabeleça metas de curto e médio prazo — como você gostaria de estar daqui a 6 meses? E em 1 ou 2 anos? Pense a longo prazo também, caso você tenha vontade de se especializar em alguma área ou se deseja investir em formação continuada.

Tenha claro quais são seus objetivos e aspirações. Afinal, o estágio é um passo em sua carreira. Se preferir, crie um plano de ação e estabeleça datas.

Uma boa dica é utilizar aplicativos ou softwares para acompanhar suas metas, dessa forma fica muito mais fácil avaliar sua evolução.

3. Pesquise sobre áreas de atuação

Toda profissão abre portas para os mais variados tipos de atuação no mercado. Pesquise a fundo o seu curso, investigue quais são as possíveis áreas em que você pode trabalhar.

Conversar com profissionais de áreas diferentes para tirar dúvidas sobre como é exercer aquele cargo pode ajudar bastante!

Não se esqueça também que muitas faculdades só validam o estágio se ele guardar relação com o curso e a instituição. Portanto, se um dos pré-requisitos para sua formatura for “estágio obrigatório”, confira as responsabilidades e as atividades que serão exercidas.

Com as informações em mãos, verifique com a coordenação do seu curso, ou a divisão de estágios da sua faculdade, se os requisitos correspondem e se o estágio poderá ser aproveitado.

Fique atento: não basta que a empresa seja da área do seu curso. Dependendo da proposta e atribuições do estágio, é possível que ele não seja aprovado pela instituição.

4. Selecione empresas nas quais gostaria de trabalhar

Depois de definir a área de atuação, é hora de analisar o mercado de trabalho. Busque saber quais empresas são mais interessantes para você e faça uma lista de nomes. Pesquise sobre cada uma delas através de sites e redes sociais, saiba sobre missão, visão, valores e como é a cultura organizacional. Se puder, converse com funcionários ou clientes.

Gostou do que descobriu? Envie um currículo descrevendo seu interesse. Vale salientar que esta é uma via de mão dupla: você também precisa ser interessante para a empresa. Por que contratá-lo? Você é competente, organizado, responsável, domina os conhecimentos básicos necessários para ocupar o cargo?

5. Mantenha contatos

É importante manter-se em contato com pessoas de sua profissão. Aproxime-se de colegas, professores e profissionais, frequente simpósios, cursos, palestras e congressos. Fale de sua busca pelo primeiro estágio com eles, com seus amigos e familiares. Caso você seja próximo de um funcionário da empresa em que deseja trabalhar, peça a ele que o apresente ao responsável pelo setor de seu interesse. Se possível, marque uma reunião.

Certamente é uma tarefa árdua encontrar um estágio que tenha a sua cara mas, com as dicas da Reachr, essa tarefa fica muito mais fácil e você, mais preparado para buscar o seu primeiro estágio! Lembre-se que você deve focar no seu desenvolvimento profissional e que a forma como executa cada atividade pode fazer toda diferença no seu futuro.

Gostou desse artigo? Quer estar por dentro de novas ideias para evoluir na sua carreira? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre bem informado.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário