Home RH Descubra como uma pequena empresa pode reter talentos

Descubra como uma pequena empresa pode reter talentos

por Marcelo Braga
Descubra como uma pequena empresa pode reter talentos

Reter talentos é um dos principais objetivos das empresas. Com boas práticas de gestão, os profissionais ficam por mais tempo na organização e rendem até 51% mais que outros colaboradores. Isso é o que indica uma pesquisa da Top Employers Institute.

Em pequenas empresas, a retenção de talentos significa mais produtividade e agilidade em processos como os que envolvem decisões. Desse modo, cria-se um ambiente adequado para o crescimento da organização.

O fato é que empresas de pequeno porte ainda apresentam dificuldades para atrair esse perfil de colaborador no momento do recrutamento — o que demonstra a necessidade de investir nesse processo.

Continue a leitura e saiba como superar esse desafio. Descubra como uma pequena empresa pode reter talentos.

Melhore a comunicação interna

Aproveite o fato de a sua empresa ser de pequeno porte, pois isso facilita a criação de uma cultura voltada para a boa comunicação interna — algo que será levado para o futuro, quando o negócio crescer.

Todos os colaboradores devem estar cientes dos acontecimentos relativos à empresa. Portanto, escolha um local para divulgar informações, pode ser por meio de um mural, e-mail marketing ou intranet.

Os novos projetos também devem ser divulgados, pois isso abre espaço para a participação de mais gente. Isso também estimula a discussão e as soluções criativas, pois profissionais com diferentes especializações participam do debate.

Em vez de adotar a mesma postura das grandes empresas, onde as diversas posições hierárquicas não se misturam, faça o inverso. Estimule uma comunicação aberta, desburocratizada e que promova a igualdade entre todos.

Incentive a liderança

O espírito de liderança é importantíssimo para que os colaboradores tenham uma visão a longo prazo sobre suas carreiras. Ele ajuda esses profissionais a desenvolverem foco, disciplina e engajamento. Só que ele não surge do nada.

Cabe à empresa e seus líderes a tarefa de construir um ambiente que permita o desenvolvimento individual. Para tal, é necessário adotar uma postura descentralizadora e delegar mais tarefas à equipe.

Os colaboradores devem ser estimulados a encarar suas dificuldades pessoais, reconhecendo e modificando o que for necessário. Para mantê-los comprometidos, eles precisam saber que o reconhecimento vem de suas ações e resultados.

Descubra os pontos forte e fracos de cada um. Ajude-os para que eles trabalhem corretamente esses pontos. Desse modo, você contribuirá para o desenvolvimento das competências fundamentais de um bom líder.

Promova a cultura do feedback

O feedback é uma importante ferramenta de desenvolvimento. Trata-se de uma forma econômica e muito poderosa de dar retorno aos colaboradores e, ao mesmo tempo, ajudar no desenvolvimento individual e coletivo.

Ele direciona o trabalho, promove o alto desempenho, eleva o engajamento, retém os melhores talentos, encoraja novas ideias e estabelece sua cultura organizacional. Contudo, para tê-lo, é preciso estabelecer uma rotina dentro da sua empresa.

Promova, regularmente, reuniões com todos os colaboradores de um setor para debater o andamento das atividades, as dificuldades encontradas, as necessidades de melhoria, as metas não alcançadas e até as mudanças na empresa ou mercado.

Invista em avaliações anônimas de desempenho e satisfação. Elas podem ocorrer em um ambiente on-line ou por meio de formulários impressos. Considere o que for dito e demonstre que a empresa também está apta para receber feedbacks

Ofereça novas oportunidades de carreira

O mercado de trabalho vem se adaptando para atender às expectativas dos novos profissionais — principalmente os da geração mais recente. Isso muda aquele panorama de que só existe um caminho para o crescimento: a liderança.

Criou-se, portanto, a carreira em Y, na qual o profissional tem a possibilidade de escolher entre ocupar um cargo gerencial ou ser um especialista em determinada área. Desse modo, ele consegue direcionar esforços, talentos e qualidades.

Também surgiu a carreira em W, que cria oportunidades para os profissionais. Eles seguem de modo igual até determinado ponto de suas carreiras e, a partir dele, podem escolher uma terceira posição: gestor de projetos.

Com isso, você pode notar que o crescimento não precisa ser direcionado, necessariamente, ao topo. Um profissional que não deseja liderar uma equipe não deve ser forçado a isso e pode ter seu talento voltado para outros aspectos.

Estimule o bom ambiente profissional

Para reter talentos e fazer com que sua empresa cresça, é necessário compreender que o resultado de cada colaborador está diretamente ligado à qualidade do ambiente de trabalho.

Faz parte da rotina de um líder gerir pessoas e administrar suas diferentes personalidades, necessidades e expectativas. E quando se consegue fazer isso, conquista-se um clima descontraído, colaboradores felizes e metas alcançadas.

Para obter esses e outros benefícios em sua empresa, como reter talentos, é necessário identificar os atuais problemas — algo que pode ser extraído da pesquisa de satisfação citada no tópico sobre feedback.

Outro ponto importante é o investimento no bem-estar dentro do ambiente de trabalho, com equipamentos adequados e espaços confortáveis. E aqueles talentos que se dedicam mais precisam ser recompensados.

Descubra novos potenciais entre os colaboradores

Profissionais diferenciados, que se destacam em suas áreas e ajudam a empresa a crescer, são muito desejados no mercado de trabalho. Contudo, encontrá-los não é uma tarefa fácil.

A boa notícia é que você pode fazer essa seleção dentro de sua empresa. Você e os demais líderes devem descobrir quais membros da equipe têm esse potencial — contribuindo com o diferencial competitivo do negócio.

Sua equipe de Recursos Humanos pode utilizar uma ferramenta de people analytics, que descreve, analisa o perfil comportamental dos profissionais e ajuda a encontrar um compatível com o que a empresa necessita.

Essa ferramenta pode e deve ser utilizada desde os processos de recrutamento e seleção de pessoas. Outra forma de descobrir novos potenciais é criando projetos pilotos ou desafios que tirem os profissionais de suas respectivas zonas de conforto.

Invista nos processos de recrutamento e seleção

Por fim, para reter talentos, é preciso investir nos processos de recrutamento e seleção. Eles devem ser capazes de identificar os perfis compatíveis com o fit cultural da sua empresa — aumentando as chances de retenção.

Somente processos eficazes de recrutamento e seleção são capazes de atrair candidatos com valores alinhados ao da sua organização, tornando mais longeva a relação entre vocês.

Uma das formas de se fazer isso é o auxílio de um software de recrutamento para atrair e selecionar melhor os candidatos. Por meio dessa ferramenta digital, sua equipe de RH consegue agir de modo mais preciso e imparcial.

Saber escolher o profissional certo para trabalhar e ocupar um cargo na sua empresa é um objetivo que precisa ser cumprido toda vez que ocorre a contratação de novas pessoas, pois contribui para reter talentos.

Se você quer aproveitar todos os benefícios citados neste artigo, fale com a Reachr. Conheça um software completo de recrutamento e seleção que funciona 100% digital e é baseado em três pilares importantes: atração, seleção e gestão.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário