Home Dicas Comportamentais Conheça 5 vantagens do uso de um software de análise comportamental

Conheça 5 vantagens do uso de um software de análise comportamental

por Marcelo Braga
homem na frente do notebook analisando um software de análise comportamental

Você já ouviu falar em software de análise comportamental? Com o aumento do uso de tecnologia nas empresas, muitas atividades do RH têm se transformado e se adaptado, visando a otimização de seus processos. Nesse sentido, esse software aparece com diferentes funções, que vão desde aprimorar os processos seletivos até ajudar a conhecer melhor os seus colaboradores para melhorar a sua gestão!

Quando aliada a um software de recrutamento e seleção, essa ferramenta auxilia no processo de análise do perfil comportamental dos candidatos, permitindo identificar, por exemplo, pontos que se encaixam com a determinada vaga para a qual ele está concorrendo. Vamos explicar melhor sobre as vantagens de associar essas duas tecnologias a seguir, confira.

Quais os benefícios do uso de um software de análise comportamental para a sua empresa?

Além de ajudar nos seus processos seletivos, existem muitas contribuições que essa tecnologia pode trazer à sua empresa. Ela beneficia não apenas os profissionais de recursos humanos, mas também todo o time de colaboradores e a produtividade da organização no geral.

Por isso, separamos a seguir um compilado de cinco vantagens, que vão te ajudar a entender como isso acontece. Confira!

1. Ganho de tempo para o setor de RH

A utilização de um software de recrutamento e seleção ajuda a agilizar diferentes partes desse processo, como a triagem de currículos, por exemplo. Isso porque, se um gestor precisasse fazer essa seleção sem o uso da tecnologia, ia demorar muito mais, não é mesmo?

Por sua vez, o software de análise comportamental ajuda a realizar análises de maneira prática e objetiva, o que também favorece todo o andamento do processo. Assim, os Recursos Humanos ganham mais tempo, que pode ser dedicado a alguma de suas outras várias atividades.

2. Rapidez para identificar candidatos e atender os seus clientes internos

Como esse tipo de software identifica traços comportamentais dos indivíduos de forma prática, ele permite que você perceba quais candidatos se enquadram melhor no perfil de uma certa vaga. Com essa clareza, fica muito mais fácil selecionar e filtrar, fazendo com que o processo de recrutamento e seleção possa ocorrer mais rapidamente.

Por outro lado, quando o RH otimiza seu tempo nesse tipo de atividade, consequentemente ele pode se dedicar mais rapidamente aos clientes internos da sua empresa, ou seja, seus diretores, gerentes e os colaboradores. A atenção às demandas e ao investimento no clima organizacional se torna, assim, muito mais ágil.

3. Contratações e gestão de pessoas mais assertivas

É comum a gestão do RH se sentir perdida com comportamentos de um colaborador após contratá-lo. As entrevistas de emprego, apesar de importantes, muitas vezes não coletam de forma tão aprofundada as informações sobre tendências comportamentais de um candidato, o que pode gerar surpresas posteriores e que nem sempre são agradáveis.

Quando se associa essa técnica ao uso de um software de análise comportamental, por sua vez, consegue-se um mapeamento mais detalhado e preciso, o que permite contratar com maior eficácia e alinhamento aos parâmetros da empresa.

Além disso, com esse conhecimento é possível desenvolver uma gestão de pessoas mais eficaz, que leva em conta as características e o perfil de seus colaboradores, sabendo quais são as melhores estratégias a serem usadas e qual a melhor maneira de formar liderança, entre outros fatores.

4. Realização de treinamentos mais eficazes e redução de custos

Com uma contratação mais eficaz e uma gestão eficiente, há a redução dos riscos de ter que arcar com demissões e novos processos seletivos. Assim, um software de análise comportamental ajuda também na economia de uma organização.

Por sua vez, na hora de decidir quais treinamentos são necessários para a sua equipe, essa ferramenta pode contribuir para identificar quais habilidades e tendências comportamentais precisam ser aprimoradas e quais as melhores maneiras de se ensinar isso aos participantes.

Dessa forma, a empresa poupa até mesmo com os custos que seriam gerados pela aplicação de treinamentos ineficientes.

5. Valorização da diversidade dos colaboradores e aumento da produtividade

Nem sempre o melhor a se fazer é generalizar todos os colaboradores. Mesmo que os perfis estejam alinhados às vagas e equipes, cada pessoa tem comportamentos e características particulares, podendo ter diferentes formas de se comunicar, agir e aprender. Por isso, entender a melhor maneira de lidar com cada um é um diferencial importante. O software de análise comportamental também pode ajudar com isso.

Contudo, vale a pena chamar a atenção para o fato de que não estamos querendo dizer para dar atenção ou exaltar mais a uns do que outros. Um tratamento diferenciado adequado não deve favorecer nem prejudicar ninguém, mas sim entender que cada um tem sua subjetividade. Um colaborador pode ser mais reservado do que o outro, por exemplo, e isso deve ser respeitado e valorizado.

Quando todos se sentem reconhecidos e acolhidos em sua diversidade, amplia-se o nível de identificação com a empresa e de motivação. Isso, consequentemente, favorece a produtividade.

Benefícios de utilizar a tecnologia DOM

Falando em software de análise comportamental, não poderíamos deixar de citar aqui a tecnologia DOM. Essa metodologia assegura aos clientes sucesso no encontro de profissionais adequados para suas empresas, no que diz respeito ao comportamento.

Com diferentes ferramentas, que vão desde laudos até a construção de gráficos, ela permite conhecer seus candidatos e colaboradores de maneira mais completa e profunda, além de auxiliar em vários processos.

Em seu funcionamento, a tecnologia DOM considera aspectos como cultura organizacional, estratégias e características do mercado de atuação da sua empresa. A partir disso, ela garante o sucesso no match para os aspectos técnicos e comportamentais de candidatos, elevando a capacidade da ferramenta de recrutamento e seleção para um outro patamar que filtros simples de seleção não contemplariam.

Por fim, vale destacar que outra vantagem dessa plataforma é a simplicidade. Assim, você não terá muitas dificuldades para aplicá-la em seu trabalho e relacioná-la ao software de recrutamento e seleção.

Agora você já conhece as vantagens de aderir a um software de análise comportamental na sua empresa. Para saber mais sobre essa tecnologia e sua associação com um sistema de recrutamento, é só entrar em contato conosco: oferecemos uma solução completa, integrando a nossa plataforma ao DOM! Procure-nos, tire suas dúvidas e saiba mais sobre nossos serviços!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário