Home Dicas Empresarial Como usar o onboarding e a gamificação no treinamento de integração

Como usar o onboarding e a gamificação no treinamento de integração

por Marcelo Braga
Como usar o onboarding e a gamificação no treinamento de integração

Introduzir colaboradores ao negócio é uma das tarefas mais importantes de toda empresa. Se for feito corretamente, esse processo acelera o desenvolvimento de novos profissionais e otimiza seu desempenho, apoiando ainda na redução do turnover. E um dos melhores métodos para isso é o treinamento de integração.

Por meio dele, você informa os recém-chegados sobre o funcionamento do negócio e facilita sua adaptação às novas funções. Porém, com o mercado cada vez mais dinâmico, esse processo também precisa ser mais eficiente. É aí que entram os conceitos de onboarding e gamificação, os quais ajudam muito nessa tarefa.

Quer entender como usá-los? Então, acompanhe!

Qual é o papel da gamificação e do onboarding?

Para explicar como a gamificação e o onboarding ajudam no treinamento de integração, primeiro você precisa entender o que eles representam.

Onboarding

Trata-se de um termo em inglês que pode ser traduzido como “integração”. Ele é todo o processo de introdução e adequação de novos colaboradores na empresa. O treinamento inicial é uma parte desse processo.

Gamificação

Gamificar, como o nome deixa a entender, significa “transformar em jogo”. Mais especificamente, significa usar certos aspectos de jogos, como a criação de objetivos e desafios, para elevar o engajamento da equipe. Se você já perdeu a noção do tempo jogando, seja sozinho ou com amigos, sabe muito bem como essas técnicas podem prender sua atenção.

Como implementar essas ideias no treinamento de integração?

A gamificação e o onboarding são ferramentas praticamente complementares para promover a coesão da sua equipe, mesmo com a entrada de novos colaboradores. Veja aqui alguns passos para usá-las.

Defina o comportamento desejado da sua equipe

A gamificação é baseada no reforço de determinados comportamentos por meio de desafios e recompensas. Sendo assim, você precisa ter em mente as prioridades e o tipo de ação que você quer promover no dia a dia e como esse treinamento pode incentivá-lo.

Crie metas, desafios e recompensas que reflitam esse comportamento

O que torna os processos gamificados mais engajadores é justamente a presença de desafios e de recompensas tangíveis. Sendo assim, você deve criar atividades que recompensem o comportamento que você busca na equipe.

Promova a interação do grupo

Quando o grupo está mais unido no treinamento de integração, ele se adapta mais rápido e fica mais engajado. Sendo assim, tarefas que exijam trabalho em equipe e comunicação sempre são mais desejadas.

Quais os principais benefícios de onboarding e gamificação nesse processo?

Incluir onboarding e gamificação em todo o processo de integração dá uma vantagem competitiva considerável Alguns dos principais benefícios que podemos destacar são:

  • maior engajamento da equipe;
  • facilidade para encaixar cada colaborador em sua área;
  • destacar os papéis que cada pessoa tende a assumir;
  • promover a cultura da empresa desde o início;
  • medir o desempenho de cada colaborador.

Com todas essas informações, fica bem mais fácil trazer os novos colaboradores mais para perto da equipe. É um pequeno investimento que eleva bastante o desempenho inicial de todos.

Quer aprender mais sobre as ferramentas para otimizar seu treinamento de integração? Então assine nossa newsletter e receba essas novidades em primeira mão.

Você pode gostar também de

Deixe um comentário