Home Carreiras Como usar as redes sociais para conseguir o primeiro emprego?

Como usar as redes sociais para conseguir o primeiro emprego?

por Marcelo Braga
primeiro emprego

Conseguir o primeiro emprego não é uma tarefa fácil, e os jovens sabem bem disso mas contam com a habilidade de usar bem a internet e redes sociais. Como usar as redes sociais para conseguir o primeiro emprego?

Ficou interessado? Quer saber como as redes sociais podem ajudar na conquista de um primeiro emprego? Então acompanhe o artigo de hoje!

Como as redes sociais influenciam profissionalmente?

Os brasileiros são um dos líderes mundiais em acesso às redes sociais. Esse interesse é compreensível, uma vez que tais canais possibilitam uma série de interações, inclusive na área profissional.

As redes sociais são o meio mais democratizado para conseguir contatos profissionais atualmente. Por meio delas, é possível manter proximidade com gerentes, diretores e profissionais da área de recursos humanos de diferentes empresas, além de se ter a possibilidade de acompanhar vagas e oportunidades. Em nenhum outro momento existiu a chance de comunicação tão aberta e facilitada para todos os profissionais.

Entender que as redes sociais são muito mais que um mero entretenimento e, portanto, são capazes de influenciar ou mesmo viabilizar contratações, é uma das chaves para quem deseja conseguir o primeiro emprego. Ao se expor nessas plataformas on-line, a imagem do profissional que você pretende ser também é evidenciada, e essa será a primeira impressão dos recrutadores. Portanto, é preciso cuidar muito bem do seu perfil digital.

Qual é a melhor forma de se comportar nas redes sociais?

Para aproveitar as oportunidades das redes sociais, é preciso manter um comportamento adequado, gerando uma imagem positiva diante daqueles que podem ser os seus futuros gestores. Confira algumas atitudes que são recomendadas:

  • Faça publicações com inteligência: nos seus posts, levante assuntos pertinentes, demonstre sua opinião de forma correta e educada e evite textos vazios. Sempre que possível, publique temas relacionados à sua área.
  • Evite o excesso de exposição: se você quer construir uma imagem profissional nas redes, evite expor demais a sua vida pessoal. Bom senso é o caminho.
  • Não entre em debates inúteis: é comum ver, nas redes sociais, discussões sem fundamento, que não levam a lugar nenhum e só expõem falta de educação, preconceitos e mal humor. O melhor a fazer é ficar longe desse tipo de postagem.
  • Tenha atenção à maneira com que se expressa: ficar atento à forma e ao que será escrito é essencial. Antes de qualquer postagem, veja se o impacto será positivo ou negativo para a sua imagem como profissional. Além disso, procure escrever corretamente e sem palavrões, por exemplo.

Como as redes sociais podem ajudar na conquista do primeiro emprego?

Cada rede social tem a sua própria dinâmica e permite que você se exponha de maneira a conseguir apresentar ideias, gostos e interesses, fazer contatos e se informar sobre estudos e mercado de trabalho. A seguir, apresentamos três das principais redes e formas para extrair o melhor que elas têm a oferecer na busca por um primeiro emprego.

  • Facebook: é a rede social com mais usuários no mundo e uma das que oferecem mais recursos para a vida profissional. Entre as boas práticas, podemos destacar: preencher o perfil com nome da sua faculdade e curso; participar de grupos relacionados à sua área de atuação e também à divulgação de vagas, interagindo com os demais usuários; fazer postagens que demonstrem conhecimento e interesse por seu campo profissional; seguir as páginas das empresas para acompanhar a publicação de novas vagas.
  • Twitter: é uma rede que favorece contato e engajamento entre as pessoas. Diversas empresas e profissionais têm um perfil ativo. Siga os perfis que podem ser interessantes e, conforme houver oportunidade, faça contato e tenha atenção à publicação de novas vagas.
  • Instagram: apesar de ser uma rede de imagens, é possível seguir empresas e profissionais para acompanhar atualizações. Além disso, fazer postagens que demonstrem suas preferências e habilidades é uma forma de atrair o interesse de recrutadores.

Como você viu, as redes sociais são um terreno muito fértil para quem deseja conseguir o primeiro emprego. Há muito o que explorar!

Você gostou dessas dicas? Tem algo a acrescentar? Então deixe um comentário compartilhando a sua opinião com a gente!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário