Home Dicas Empresarial Como ter um crescimento exponencial na sua empresa? Descubra aqui!

Como ter um crescimento exponencial na sua empresa? Descubra aqui!

por Marcelo Braga
Como ter um crescimento exponencial na sua empresa? Descubra aqui!

O que Google, Facebook, Uber e Apple têm em comum? Todas são empresas de crescimento exponencial. Isso significa que elas crescem acima da média, justamente por sua alta performance de mercado e constante busca por diferenciais. No entanto, sabemos que o caminho até esse ponto é desafiador, ainda mais para uma empresa de menor porte e que está buscando aprendizado de mercado.

Pensando nessa questão, mostraremos neste artigo como ter um crescimento exponencial na sua empresa por meio de uma gestão de pessoas de qualidade. Continue a leitura e entenda mais a respeito do assunto!

O crescimento exponencial e suas principais características

O conceito de crescimento exponencial está atrelado à adoção de estratégias organizacionais que resultarão em uma alta performance e no crescimento da organização a uma velocidade incrível. Ou seja, é um negócio com capacidade de multiplicação de resultados em dado espaço de tempo, a fim de se tornar não só maior, mas também mais competitivo.

Em muitos casos, o crescimento exponencial é estar fora da curva, ou seja, bem longe dos padrões impostos em outras organizações. Salim Ismail e outros pesquisadores que escreveram o livro Organizações Exponenciais falam abertamente que nenhuma empresa pode acompanhar um ritmo de crescimento de um negócio exponencial se não estiver disposta a realizar algo que, de fato, seja novo.

Ou seja, se uma organização não está inclinada a romper barreiras e vivenciar a inovação e a adaptação exigidas pelo mercado moderno, elas não serão capazes de se destacar. Mas quais as características que fazem uma empresa entrar no seleto grupo de organizações exponenciais? Confira a seguir!

Inovação

Como destacado, a inovação está presente no dia a dia de uma empresa que tem crescimento exponencial. Esses negócios são orientados a dados, ou seja, reúnem informações para a tomada de decisão, utilizando-os de maneira estratégica a fim de criar valor para as ações.

O fato de unir a inovação aos dados e fazer disso um propósito faz com que essas organizações alcancem um desenvolvimento acima do de seus concorrentes. Quer um exemplo? A Apple, que reinventou os smartphones e mantém um público fiel — que dificilmente muda para outras marcas de dispositivo eletrônico.

Autonomia das equipes

Um detalhe importante que merece destaque quando falamos sobre organizações exponenciais diz respeito à autonomia dada às equipes de trabalho. Os colaboradores são preparados para trabalhar em um ambiente em constante mutação e são incentivados a serem criativos e a se superarem.

Mas o principal é que essas equipes geralmente são auto-organizadas e multidisciplinares. Isso significa que, mesmo tendo hierarquia, a autoridade é descentralizada. O objetivo é motivar os talentos a serem proativos e a se auto gerenciarem.

Experimentação

Outra característica essencial das organizações exponenciais é que, diferentemente de negócios tradicionais, que testam os produtos/serviços juntos dos consumidores e a partir desse feedback fazem modificações, o processo no primeiro caso é mais rápido.

Mas como isso acontece? Em uma empresa que visa ao crescimento exponencial, o produto passa pelas fases de experimentação, validação e ajustes de maneira contínua. O processo como um todo é mais ágil, além de ter seus riscos controlados. A ideia é que a inserção no mercado seja muito mais certeira e eficiente.

A importância de uma equipe eficiente para alcançar o crescimento exponencial

Um fator de suma importância quando falamos de crescimento exponencial é o envolvimento dos colaboradores. O engajamento ajudará a criar efeitos e ciclos de feedbacks de maior alcance. Por isso, é interessante que a empresa bonifique e reconheça os profissionais, incentivando sua fidelidade para com o negócio e seu desenvolvimento.

Acompanhamento de indicadores de desempenho

Pensando que uma organização exponencial é baseada em um forte propósito, ela precisa saber qual impacto ela tem gerado e o problema que deseja resolver. A partir disso, ela poderá estabelecer os indicadores de desempenho que medirão seus esforços de maneira geral.

Por meio dessas métricas, é possível conhecer os pontos fortes e fracos do negócio e o papel das equipes nesses processos, implementando as melhorias devidas. Ao fazer esse acompanhamento mais próximo, as atividades são aprimoradas de maneira contínua, a fim de obter resultados “fora da curva” e que ajudarão no crescimento do negócio.

Alinhamento da equipe de RH

O RH é uma das áreas mais importantes nesse processo de crescimento exponencial, pois é ele que será o responsável por recrutar, mas também por treinar os profissionais para que eles tenham o máximo desempenho. Sendo assim, é crucial que a empresa adote metodologias de recrutamento e seleção desenhadas para organizações exponenciais.

Portanto, é preciso estruturar e qualificar o processo de recrutamento e seleção. Além de avaliar as competências e habilidades dos profissionais que se candidatam às vagas em aberto, é necessário considerar os valores do negócio. O alinhamento com a cultura organizacional não pode de forma alguma ser negligenciado.

Mudança na gestão de pessoas

A forma como a gestão de pessoas é trabalhada também deve seguir por alguns caminhos que favoreçam o crescimento. Por exemplo, a contratação sob demanda ou operação é uma realidade que faz parte do dia a dia das empresas exponenciais. Isso significa que elas precisam estar atentas às suas necessidades e focar no recrutamento de talentos que farão parte da resolução das lacunas encontradas, que interferem no crescimento.

No entanto, a grande transformação deve estar no tipo de gestão que prioriza resultados. Independentemente do trabalho executado, dos colaboradores ou capacitações, o mais importante é que eles convertam para resultados.

Portanto, é indispensável ter um sistema que faça o acompanhamento e dê feedbacks constantes. Nesse sentido, o RH continuará a ter um papel estratégico na gestão de pessoas, focando em ações que gerem resultados. Pensando em todas as questões apontadas, devemos lembrar o quanto um software de RH pode tornar os processos não só mais simples como mais eficazes.

A tecnologia ajudará no recrutamento, seleção e contratação dos profissionais, mas também nos retornos recorrentes, os famosos feedbacks. Os profissionais serão capazes de ter uma visão mais estratégica nesse sentido, pois terão acesso a dados essenciais e poderão organizar toda a sorte de informações. levando ao desenvolvimento das oportunidades de negócio de alta performance

Vale lembrar que bons softwares são capazes de unir os três pilares mais importantes quando se trata de pessoas:

  • a atração;
  • o recrutamento;
  • a gestão.

Tudo isso é fundamental para uma empresa de sucesso.

De modo geral, crescimento exponencial ainda é um desafio para as empresas. Portanto, é interessante a preocupação constante com as pessoas que compõem a organização, pois elas são o ativo mais importante quando se trata de gestão estratégica e desenvolvimento. Por isso, a presença da tecnologia é um divisor de águas que separa a alta performance dos negócios comuns.

E então, a sua empresa ainda não usa softwares de gestão? Entre em contato conosco, conheça as soluções que oferecemos e passe a ter resultados mais satisfatórios!

Você pode gostar também de

Deixe um comentário